terça-feira, 11 de junho de 2013

AERONAVE ALEMÃ DA II GUERRA MUNDIAL É RECUPERADA


Bombardeiro retirado do fundo do Canal da Mancha será restaurado 
antes de se juntar ao acervo do museu da Força Aérea Britânica

Uma operação realizada nesta segunda-feira retirou o que pode ser o último exemplar intacto do avião de guerra Dornier Do 17 do fundo do Canal da Mancha. O bombardeiro utilizado pela Força Aérea alemã, a Luftwaffe, na Segunda Guerra Mundial, caiu na região durante a Batalha da Grã-Bretanha, em 26 de agosto de 1940. A aeronave passará agora por um processo de restauração em Shropshire, no oeste britânico, antes de ser exposta no museu da Força Aérea Britânica em Hendon, ao norte de Londres.

A existência da aeronave foi conhecida em 2008, quando mergulhadores apontaram sua localização, a 15 metros de profundidade. Historiadores afirmam que dois dos quatro tripulantes da aeronave morreram na queda. Os outros foram capturados pelas forças aliadas e transformados em prisioneiros de guerra.


Os trabalhos de retirada do avião tiveram de ser adiados várias vezes nas últimas semanas, devido ao mau tempo. Na tarde desta segunda-feira, a operação bem-sucedida durou cerca de uma hora, segundo a rede britânica BBC.

Nenhum comentário: