terça-feira, 11 de junho de 2013

ARTISTA PLÁSTICO QUE SE DESTACA COM TÉCNICA INOVADORA FARÁ EXPOSIÇÃO


Um artista plástico natural de Currais Novos está chamando a atenção das pessoas por onde passa ao apresentar suas obras de arte feitas com uma técnica inovadora pouco comum entre os artistas: a pintura com vinho. Assis Costa descobriu ainda menino sua vocação e desde os 12 anos trabalha com arte. Hoje, aos 36 anos, tem suas obras conhecidas em todo o Brasil, principalmente na região Sul, onde já trabalhou em grandes eventos como o Natal Luz em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Há aproximadamente cinco meses, o artista plástico Assis Costa resolveu trocar as tintas comuns por garrafas de vinho, utilizando diferentes safras e variedades de uvas, explorando as diversas tonalidades obtidas para fazer telas com riquezas de detalhes.

Assis Costa conta que tudo começou com uma brincadeira entre amigos, que teve bons resultados. “Tenho vários amigos, alguns também são artistas e colecionadores de arte e sempre nos reuníamos para tomar vinho e conversar. Em um desses encontros, eu comentei com eles que eu ia começar a pintar com vinho, já que toda vez que nos encontrávamos era com garrafas dessa bebida”.

“Então, ali mesmo comecei a fazer um desenho e percebemos que dava realmente certo. Os primeiros desenhos foram mais espontâneos, mas fui descobrindo e aprimorando técnicas, conhecendo as combinações e o resultado final deu certo”, afirmou.

Quando percebeu que a arte com vinho resultava em belas telas, Assis Costa resolveu elaborar um tema para suas pinturas e escolheu retratar o personagem literário de Dom Quixote. De acordo com Assis Costa, a ideia de pintar Dom Quixote surgiu a partir de uma associação que ele fez sobre o comportamento do personagem e as sensações provocadas pela bebida.

“Dom Quixote é um personagem que viajava em sua imaginação, tinha muitas alucinações e o vinho é uma bebida que tem o poder de provocar esse tipo de sensações e influenciar no comportamento da pessoa. No passado era muito usado em festas, principalmente em Roma, onde as pessoas se embriagavam até perder os sentidos. Também escolhi Dom Quixote porque eu acho que todo mundo que conhece a história e se identifica com ele em algumas representações psicológicas, como por exemplo, em relação a buscar algo melhor e lutar por um ideal, mesmo cometendo erros”, explicou.

As obras de arte com vinho, feitas por Assis Costa foram muito bem aceitas por quem teve a oportunidade de conhecê-las e ganharam notoriedade entre os admiradores das artes plásticas.

No próximo dia 19 de junho, os natalenses poderão conhecer de perto as obras do artista que lançará a exposição ‘Dom Quixote de La Manchas de Vinho’, na Livraria Saraiva no Shopping Midway Mall. As telas retratam o mundo fantasioso e as viagens de Dom Quixote e Sancho Pança, que nas telas do artista, foram retratados inclusive ‘cavalgando’ pelo Seridó norte-rio-grandense.

Para Assis Costa, a exposição é uma oportunidade de atrair a atenção das pessoas para a arte através do novo e estimulá-las a conhecer a Literatura. “Infelizmente o Brasil não é um país onde a arte é admirada por todos, mas essa é uma questão cultural”.


Acredito que o fato de ser uma técnica que pouca gente conhece, vai atrair curiosos até a exposição para conhecer de perto, mesmo porque muita gente não acredita que seja possível pintar com vinho. “Meu objetivo não é apenas expor minhas obras, mas sim incentivar culturalmente as pessoas a conhecer e apreciar a arte como um todo e também a Literatura”, disse.

Nenhum comentário: