quarta-feira, 12 de junho de 2013

PAPA CONFIRMA 'LOBBY GAY' E CORRUPÇÃO DENTRO DO VATICANO



Religiosos latino-americanos divulgaram conversa privada com Francisco

O papa Francisco confirmou a existência de um “lobby gay" e de um “esquema de corrupção” dentro do Vaticano em uma reunião privada com padres latino-americanos, informou nesta quarta-feira a rede BBC. Os religiosos divulgaram um comunicado sobre a conversa no site chileno Reflexión y Liberación, que está fora do ar.

Segundo o comunicado, o papa teria falado abertamente sobre os problemas enfrentados pelo Vaticano. O pontífice teria dito aos religiosos latino-americanos que “há homens bons e sagrados na administração, mas também há corrupção”.

“É verdade, existe”, teria dito o papa Francisco à delegação em relação ao chamado “lobby gay”. Antes da renúncia do papa emérito Bento XVI, em fevereiro, a imprensa italiana afirmou que havia um grupo de religiosos homossexuais dentro do Vaticano que atuavam em prol de seus interesses pessoais através de chantagens. Alguns jornais sugeriram que o lobby influenciou a renúncia de Bento XVI. O Vaticano negou todos os rumores na época.


Nesta quarta, o Vaticano também se negou a comentar o comunicado da organização, conhecida pela sigla CLAR (Confederación Latinoamericana y Caribeña de Religiosos y Religiosas). Em seguida, o grupo pediu desculpas pela divulgação da conversa com o papa.

Nenhum comentário: