terça-feira, 11 de junho de 2013

QUATRO NOVOS PARTIDOS ESTÃO NA FILA DE ESPERA


Apesar de o país já ter 30 partidos políticos registrados e reconhecidos oficialmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o apetite dos políticos é grande e quatro novas legendas devem ser criadas ainda este ano, para poder concorrer já nas eleições de 2014. Além da Rede Sustentabilidade, que ganhou expressão nacional por estar sendo fundada pela ex-senadora e presidenciável Marina Silva, pelo menos outras três legendas estão em fase de criação. Fundar um partido no Brasil é um processo um pouco demorado, mas não é difícil. E, após obtido o registro, todo esforço pode ser recompensado.(…)

Dois dos prováveis quatro novos partidos já estão mais adiantados que o de Marina, formada por ela e seu grupo mais fiel e ideológico. No dia 24 de maio, o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) protocolou no TSE seu pedido de registro. A legenda havia sido fundada em janeiro de 2010, mas só agora solicitou o registro. No dia 5 de março, o Partido Liberal Brasileiro (PLB) também solicitara o registro de seu estatuto, mas, como faltam documentos, o processo está parado.(…)


Além dela, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, também quer o seu partido. Presidente da Força Sindical, segunda maior central sindical do país, ele colhe assinaturas para criar o Partido da Solidariedade – alusão tupiniquim ao movimento Solidariedade, do polonês Lech Walesa, que se tornou presidente da Polônia entre 1990 e 1995. 

Nenhum comentário: