sábado, 31 de agosto de 2013

POEMA DE UM VELHO RANZINZA


Quando um velho homem morreu na enfermaria de geriatria de um lar de idosos em uma cidade do interior da Austrália, acreditava-se que ele não tinha mais nada de qualquer valor.

Mais tarde, quando as enfermeiras estavam olhando seus poucos pertences, encontraram este poema. A sua qualidade e conteúdo impressionaram tanto a equipe que cópias foram feitas e distribuídas para cada enfermeira no hospital.

Uma enfermeira levou uma cópia para Melbourne ... O único legado do velho homem para a posteridade já apareceu nas edições de Natal de revistas em todo o país e figura nas revistas de Saúde Mental.

Uma apresentação de slides também foi feita com base em seu simples, mas eloquente poema. E esse velho homem, com nada para dar ao mundo, é agora o autor deste poema "anônimo" navegando em toda a Internet.

VELHO RANZINZA...

O que vocês vêm enfermeiros?...
O que vocês vêm?
O que vocês estão pensando...
Quando estão olhando para mim?
Um homem casmurro... Não muito sábio,
Incerto de hábito… de olhos distantes?

Quem goteja sua comida...
E não faz qualquer comentário.
Quando você diz em voz alta...
“Eu gostaria que você tentasse!”
Quem parece não perceber...
As coisas que você faz.
E sempre está perdendo... Uma meia ou sapato?

Quem, resistindo ou não...
Permite-lhe fazer como quiser,
Com o banho e a alimentação...
O dia inteiro para preencher?
É nisso que você está pensando?...
É isso... O que você vê?
Então abra seus olhos, enfermeiro...
Você não está olhando para mim.

Vou lhe contar quem eu sou...
Como continuo, ainda, sentado aqui,
Conforme posso fazer ao seu comando...
Como comer à sua vontade.

Eu sou uma pequena criança de dez anos...
Com um pai e uma mãe,
Irmãos e irmãs... Que se amam.
Um rapaz de dezesseis... Com asas nos pés
Sonhando que breve... Uma amante ele vai encontrar.

Um noivo logo aos vinte... Meu coração dá um salto.
Lembrando os votos... Que eu prometi manter.
Aos vinte e cinco, agora... Tenho minha própria juventude.
Quem precisa de mim para guiar... E um lar seguro feliz.

Um homem de trinta...
Minha juventude agora cresceu rápido,
Ligados um ao outro... Com os laços que devem durar.
Aos quarenta, meus filhos pequenos...
Cresceram e se foram,
Mas a minha mulher está ao meu lado...
Para ver que eu não lamento.

Aos cinquenta anos, mais uma vez...
Bebês brincam no meu joelho,
Mais uma vez, conhecemos as crianças...
Minha única amada e eu.
Dias sombrios estão sobre mim...
Minha mulher agora está morta.
Eu olho para o futuro... Tremo de pavor.

Pois meus jovens estão todos criados...
Da sua própria juventude.
E eu penso nos anos... E no amor que eu conheci.

Eu sou agora um velho homem...
E a natureza é cruel.
É piada para fazer a velhice...
Parecer uma tolice.
O corpo, ele se desintegra...
Graça e vigor partem.

Existe agora uma pedra...
Onde uma vez eu tive um coração.
Mas dentro desta velha carcaça...
Um jovem ainda habita,
E agora e de novo... Meu maltratado coração incha
Lembro as alegrias... Eu me lembro da dor.
E eu estou amando e vivendo... A vida outra vez.
Eu acho que os anos, muito poucos...
Foram embora muito rápido.
E aceitar o fato gritante... Que nada pode durar.

Então abram seus olhos, pessoas...
Abram e vejam.
Não um homem casmurro.
Olhe mais perto... Vejam... A MIM!


Lembre-se este poema da próxima vez que encontrar uma pessoa mais velha que poderá deixar de lado sem olhar para a alma jovem dentro dela... Vamos todos, um dia, estar lá, também! As coisas melhores e mais bonitas deste mundo não podem ser vistas ou tocadas. Elas devem ser sentidas pelo coração!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO POESIA / GUAMARÉ - RN PARA ESTE SÁBADO

RÁDIO POESIA / GUAMARÉ – RN
A Melhor Web Rádio da Região
www.radiopoesiafm.com
Não Basta Ser Só Música, Tem Que Ser Poesia

PROGRAMAÇÃO DO SÁBADO

00:00 às 05:00 Horas = POESIA NA MADRUGADA
05:00 ás 06:00 Horas = ESCALA MUSICAL
06:00 às 07:00 Horas = ENCONTRO DE FÉ
07:00 às 08:00 Horas = GOSPEL BRASIL
08:00 às 10:00 Horas = AS MAIS TOCADAS DA SEMANA
10:00 às 14:00 Horas = BREGA NA POESIA
14:00 às 16:00 Horas = SAMBA, SUOR & PAGODE
16:00 às 18:00 Horas = WEB FORROZÃO
18:00 às 19:00 Horas = VIVENDO EM ESPÍRITO
19:00 às 22:00 Horas = FALANDO DE AMOR
22:00 às 00:00 Horas = AS MAIS TOCADAS DA SEMANA

EQUIPE DA COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL DE GUAMARÉ RECEBE FARDAMENTO

EQUIPE DA COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL DE GUAMARÉ

Na tarde desta sexta feira (30), o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Guamaré, o Sr. Francisco Gomes, realizou a entrega de camisetas da defesa civil para sua equipe.


Apesar de ser uma coordenadoria que não é bastante divulgada pela imprensa local, não devemos relegá-la ao segundo plano, pois a Defesa Civil de Guamaré realiza o monitoramento climático de nossa região, assim como, Tábua de Marés, ocorrências de queimadas das matas ciliares e monitoramento sismológico através do Painel Global, entre outros, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.


É de suma importância que a população guamareense conheça o trabalho da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, saiba da importância que esta equipe tem em relação à segurança do município e de seus moradores.


Uma equipe bem treinada para atuar em caso de qualquer sinistro que porventura venha a ocorrer em nossa cidade ou até mesmo nos distritos mais distantes.



Conheça Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), ela fica localizada na Rua Luiz de Souza Miranda Nº. 197 – Centro – Guamaré e em caso de necessidade / emergência o telefone da coordenadoria é: (84) 9845-3050 e se você tem acesso à internet, visite a página no Facebook clicando AQUI.

INCÊNDIO EM PLANTA DE QAV NO POLO DE GUAMARÉ AUMENTA PREOCUPAÇÃO DOS TRABALHADORES


Trabalhadores e trabalhadoras lotados no Polo Guamaré (RN) estão bastante apreensivos. Na tarde desta quarta-feira, 28 de agosto, irrompeu um incêndio na planta de QAV (querosene de aviação). O acidente não deixou vítimas e as causas são desconhecidas. A Petrobrás ainda não se manifestou.


O incêndio começou por volta das 15h20. A unidade está funcionando com carga máxima, uma vez que uma segunda planta que operava no local foi recentemente desativada. Os trabalhadores têm reclamado do contingente pequeno e já denunciaram a existência de constantes vazamentos.

O receio é que se resgate o cenário sombrio da década de 90, no auge do neoliberalismo. Naquele período, em nome da racionalização organizacional e da redução de custos, a política de manutenção preventiva foi abandonada e substituída por gráficos estatísticos sobre a relação “frequência de acidentes X tempo”.

Ainda hoje, os trabalhadores do Polo Guamaré se reúnem para tratar do acidente e organizar a forma de participação na mobilização do Dia Nacional de Luta (30 de agosto), em defesa da pauta da classe trabalhadora e contra o PL 4330.


(***) FONTE: Sindipetro/RN

A ARTE DE MARIA DO SANTÍSSIMO GANHA SALA NA PINACOTECA

Maria do Santíssimo utilizava técnica de anilina sobre papel

A programação do Agosto da Alegria conferiu atenção especial às artes visuais este ano, e nesta quinta-feira abre exposição dedicada a um dos grandes nomes da arte Naïf potiguar: a pintora primitivista Maria do Santíssimo (1890-1974). A mostra “Uma canção ingênua”, disponível para visitação pública a partir das 15h30, na Pinacoteca do Estado, reúne obras do acervo da própria Pinacoteca e da coleção pessoal de Iaperi Araújo. O valor histórico da retrospectiva deve ser considerado, pois muitos dos trabalhos ainda são inéditos para o grande público.

Maria do Santíssimo utilizava a técnica da anilina sobre papel de embrulho ou almaço. Autodidata, começou a pintar aos 9 anos, em São Vicente, município da região do Seridó potiguar. Em meio às pouquíssimas condições materiais, fabricava seus pincéis a partir de palitos da folha do coqueiro e inspirava-se na fauna e na flora da região.


Embora rústica e primitiva, a técnica vista nas obras proporciona a caracterização de um estilo único e pessoal. Até ser descoberta nos anos 1960 pelo pintor Iaponi Araújo, irmão de Iaperi, as pinturas de Maria do Santíssimo decoravam baús de roupas e tralhas domésticas, oratórios, e até paredes. Por conta dos afazeres domésticos, ela já tinha parado de pintar quando Iaponi inseriu a artista no circuito nacional.

NATAL MANTÉM DISTÂNCIA DA MATRIZ FORA DO EIXO

Por: Yuno Silva
Em: Tribuna do Norte


O criador do Fora do Eixo, Pablo Capilé, deu depoimento por telefone
durante o encontro local da Rede

Um debate acalorado eclodiu no início de agosto e colocou na berlinda a rede Fora do Eixo, um agrupamento de coletivos culturais espalhados pelo Brasil que atuam de forma articulada desde 2005. O estopim para a enxurrada de críticas e denúncias contrárias ao modo de operação do FDE foi a entrevista do jornalista Bruno Torturra e do produtor cultural Pablo Capilé sobre o Mídia Ninja, concedida dia 5 ao programa Roda Viva (TV Cultura) – os ninjas são uma espécie de braço midiático do Fora do Eixo, que ficou conhecido por transmitir em tempo real os principais protestos que sacudiram o país este ano.

Para evitar generalização, a ‘filial’ natalense do Fora do Eixo promoveu um encontro na noite dessa terça-feira, na Casa da Ribeira, onde seus membros trataram de se posicionar publicamente frente ao bombardeio de desabafos e acusações levantadas por artistas, produtores e jornalistas culturais, ativistas de esquerda e ex-integrantes da rede.

O Fora do Eixo Natal surgiu em 2011, apesar dos conceitos defendidos pela rede de coletivos circularem no RN há mais tempo. Durante a reunião transmitida ao vivo pela internet, os potiguares admitiram utilizar a plataforma de contatos e rotinas criadas pelo FDE, embasada no trabalho colaborativo, na economia solidária e na cultura digital, mas afirmou agir com independência. “Participamos de uma rede heterogênea. Os coletivos atuam de maneira diferente em cada lugar dentro da realidade local”, disse a produtora cultural Nathalia Santana, 24, integrante do FDE Natal.


Encontro na Casa da Ribeira marcou posição pública do FDE Natal

Rodolfo Holanda, 18, também membro do coletivo em Natal, acrescenta que “muitos processos disseminados são lindos e perfeitos na teoria, mas que na prática nem sempre funcionam. Temos que trazer a rede para nossa realidade”, reforçou.

O bate-papo na Casa da Ribeira durou cerca de três horas e reuniu o cineasta Buca Dantas; o poeta elétrico Carito Cavalcanti; Vera Santana, gestora do Conexão Felipe Camarão; e Xavier, simpatizante venezuelano do coletivo. Além de Nathalia e Rodolfo, a jornalista Renata Marques, 28, e a designer Vanessa Christalina, 19, representaram o FDE Natal – esta última não participou do encontro.

Vera Santana disse que a experiência do Conexão Felipe Camarão teve uma boa experiência com o FDE, e Buca reafirmou interesse em trabalhar com a rede. “Encontrei respostas que ainda não tinha”, disse o cineasta.

De concreto, o posicionamento local é de manter independência em relação a ‘matriz’ e não compactuar com grande parte do modus operandi do Fora do Eixo nacional, como a rotina de “curtir” e “compartilhar” tudo o que é publicado pela cúpula da rede.

ANÁLISE


Casa Fora do Eixo em São Paulo funciona como sede nacional

O professor e pesquisador André Azevedo da Fonseca, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), publicou artigo – “Fora do eixo: raízes do ressentimento” – onde verifica alguns motivos que podem explicar a avalanche de críticas e denúncias. Ele escreve que o Fora do Eixo nunca soube lidar com críticas, e que qualquer crítica razoável é logo confundida com um ataque agressivo. “Os críticos individuais, dentro e fora da rede, são sempre sistematicamente combatidos, desqualificados e ridicularizados nas redes sociais ou nos inúmeros debates que participam”, destacou. “O que acarretou a intimidação e o consequente silenciamento de quem não estavam dispostos à execração pública”.

PRINCIPAIS CRÍTICAS

Modelos adotados pelo Fora do Eixo exploram artistas em favor do fortalecimento da marca da rede;

Inflacionar a própria importância a partir da usurpação de trabalhos de terceiros;

Exploração capitalista disfarçada de discurso ativista;

Práticas de assédio moral sofridas descritas por ex-integrantes.


Pendências financeiras com fornecedores e artistas.

CHUVAS VÃO SE PROLONGAR NO RIO GRANDE DO NORTE


A meteorologia aponta para a ocorrência de pancadas de chuvas durante o fim de agosto e começo de setembro no litoral e parte do Agreste do Rio Grande do Norte, período que, em situações normais de inverno e estiagem, não chove com tanta intensidade na região Nordeste. A informação é do chefe do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot.

Após dias sem chuvas fortes no Rio Grande do Norte, Natal e Região Metropolitana tiveram precipitação de 16,1mm, entre a noite de ontem e manhã de ontem (29). “Os modelos de previsão para a primeira quinzena de setembro apresenta meio que uma surpresa, pois estão colocando, pelo menos nos primeiros dias, concentração boa de chuva para o litoral, mas não para o interior, que vai continuar seco”, disse Gilmar Bristot.

O meteorologista disse que até o dia 5 de setembro não existe previsão de chuva no semiárido, mas há previsão de concentração de chuvas na área litorâneas e do Agreste, com chuvas entre 10mm e 30mm. Para Bristot, as previsões são de uma situação atípica.

“O que está provocando a situação é que o oceano Atlântico nas regiões próximas ao Nordeste, as águas oceânicas estão com anomalia, mais quente do que o normal. Estamos praticamente com todo o Atlântico Sul, desde a África, passando pela região Sudeste, um grau acima da média”, disse.

A condição climática atual, ainda de acordo com a Emparn, está liberando umidade trazida pelo vento para o continente, facilitando a formação das chuvas. Bristot exemplificou, ainda, que no Sul do Brasil teve neve na ultima semana de agosto, o que “é uma coisa bem fora do normal, causado pela presença de águas frias no oceano Pacifico nessa época do ano”.

O meteorologista disse que em virtude da formação de muitas nuvens no Oceano Atlântico, poderão se repetir chuvas como as que ocorreram na madrugada e começo da manhã, porque uma frente fria já está chegando ao sul da Bahia, mesmo que ela esteja se direcionando para o oceano e possa não trazer muitas consequências para o resto da região Nordeste. “Mas é uma coisa nova, que pode condicionar formação de mais alguma chuva no litoral e no Agreste do Estado”.

Gilmar Bristot disse que as pancadas de chuvas que possam cair neste começo de setembro “não vão resolver problemas da falta de água de açudes, mas irão dar uma sobrevida para a pastagem, principalmente no Agreste, que está entrando no período mais seco do ano, quando existe dificuldade para a alimentação do rebanho”.

TRANQUILIDADE

A Defesa Civil do município informou que não houve ocorrências por causa das pancadas de chuvas que caíram pela madrugada em Natal. O chefe da Defesa Civil, Jeoás Nascimento, disse que houve somente o atendimento de uma denúncia, de uma caixa d'água de escola estadual em reforma no Paço da Pátria, que foi interditada por causa do risco de desabamento. “Nós fizemos a interdição até que problema seja resolvido”, disse Jeoás Nascimento, tendo a Defesa Civil orientado que se desse prioridade, no caso da reforma, ao conserto da caixa d'àgua  que apresenta rachaduras visíveis na sua estrutura.


“Estamos aguardando, agora, os serviços necessários para a eliminação dos riscos, porque como a escola fica próxima à linha férrea, sentimos que o movimento do trem também fazia tremer a caixa d'água”, afirmou Nascimento.

PSDB PEDE AO STF ANULAÇÃO DA SESSÃO QUE ABSOLVEU DONADON


Por: André Richter
Em: Agência Brasil

Brasília - O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP), entrou ontem (29) com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a sessão que absolveu o deputado Natan Donadon (sem partido-RO).

Quarta Feira (28), o plenário da Casa, em votação secreta, absolveu Donadon no processo de cassação de mandato. Foram 233 votos a favor do parecer do relator, Sergio Sveiter (PSD-RJ), 131 votos contra e 41 abstenções.

O processo de cassação foi aberto após o parlamentar ser condenado pelo STF a mais de 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. A condenação foi pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia à época em que era diretor financeiro da Casa. Desde o início de julho, ele deixou de receber o salário de deputado.

Na petição entregue ao Supremo, Sampaio contesta o procedimento adotado pela Mesa Diretora da Câmara para a votação da cassação do mandato. Segundo o parlamentar, após a condenação de Donadon, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, deveria ter encaminhado a cassação diretamente para que a Mesa Diretora declarasse a perda do mandato automaticamente.

“A perda de mandato do parlamentar em função de condenação criminal comum transitada em julgado não depende de deliberação de qualquer das Casas do Congresso Nacional, mas é um efeito automático da sentença condenatória, cabendo às Casas legislativas apenas declarar a produção desse efeito uma vez atendidos os seus requisitos formais”, diz o documento.

De acordo com o parlamentar, a absolvição de Donadon pode causar conflitos institucionais entre o Judiciário e o Legislativo. “Há o risco de desmoralização do Parlamento. Com efeito, desde que o plenário da Câmara decidiu manter o mandato do deputado Donadon, diversos atos e discursos vêm aumentando esse risco”, disse.

O relator do mandado de segurança no STF ainda não escolhido.

BIENAL DO LIVRO DO RIO INICIA MAIOR EDIÇÃO DESDE QUE FOI CRIADA HÁ 30 ANOS


Por: Flávia Villela
Em: Agência Brasil

Rio de Janeiro – Em um espaço de mais de 55 mil metros quadrados (m²), livros de todos os gêneros e estilos literários foram colocados à disposição do público na tarde de hoje (29), com a abertura da 16ª Bienal Internacional do Livro, no Riocentro, zona oeste da capital fluminense. A bienal completa agora 30 anos de criação.

Durante os próximos 11 dias, os mais de 950 expositores esperam receber cerca de 600 mil visitantes e vender 2,5 milhões de livros. Farão parte da programação oficial eventos com 200 autores brasileiros e 26 estrangeiros, 100 sessões de debates e cerca de mil lançamentos de livros. Os números expressivos fazem desta edição, a maior desde que a bienal foi criada.


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou da abertura e ressaltou que os números referentes ao público e ao consumo da feira, neste e em anos anteriores, mostram a avidez da população brasileira por cultura. “A última edição trouxe 600 mil visitantes e 76% das pessoas compraram livro, uma média de 5,5 livros por pessoa. Percebemos que as pessoas querem muito ter acesso, têm fome de conhecimento, têm fome de cultura”, comentou.

A ministra pediu apoio das livrarias na divulgação do vale-cultura, que a partir de outubro oferecerá auxílio de R$ 50 para consumo em cultura para trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos.
O país homenageado este ano é a Alemanha, que preparou um estande de 400 m² para divulgar sua literatura e seus autores com livros em português e alemão, além de propiciar debates com escritores do país.

Entre as novidades desta edição estão o Placar Literário, com a temática do futebol, e o Acampamento Bienal, com bate-papos voltados para o público jovem, além do Planeta Ziraldo, espaço de 500 m², dedicado ao mundo infantil, com os personagens do escritor e cartunista Ziraldo, um dos homenageados do evento. Durante a abertura, Ziraldo se disse lisonjeado por contribuir para o estímulo da leitura de crianças e adolescentes.

“A gente precisa de um país de leitores, o livro não faz parte da história do povo brasileiro e precisamos inventar isso, e estamos inventando. As crianças estão lendo, e poder ajudar para que isso aconteça é muito bom”, comemorou ele, ao dizer que não tem fãs, mas leitores. “O ser humano só está pronto depois que aprende a ler e escrever. Se ele gostar de ler, pode fazer tudo o que quiser”, completou. Ziraldo também estimulou os pais a lerem com e para os filhos.

A bienal terá também, pela primeira vez, um salão de negócios para servir de espaço de encontros de agentes literários e profissionais do mercado editorial de várias partes do mundo.


Já o tradicional evento de debates Café Literário terá programação bem diversificada, segundo o curador Ítalo Moriconi. “Colocamos convidados dos vários segmentos da literatura. Teremos saraus em homenagem a Paulo Leminski, em homenagem a Vinícius de Moraes, saraus infantis, teremos a presença de Adriana Calcanhoto, dos autores alemães, de Ana Maria Machado”, explicou.

A visitação escolar deste ano recebeu cadastramento de 170 mil alunos. Pela primeira vez em uma bienal, o estudante Alan Isidoro, 17 anos, foi um dos primeiros visitantes do primeiro dia. Ele veio de Barra de São João, Região dos Lagos, com a escola, e comprou quatro livros de mangá, quadrinhos de origem japonesa.

“Gosto mais de ler coisas sobre a cultura oriental. Mangá é meu forte. Estes livros são meus primeiros, porque costumo ler os quadrinhos online, que são de graça. Mas estou achando incrível aqui, muitas coisas diferentes e muita variedade”, explicou.

A professora Edna Martins, do ensino fundamental, aproveitou a tarde de folga para ver tudo antes de decidir o que comprar. “Cheguei cedo, já passei em alguns estandes, vi alguns livros que posso usar em sala, e na semana que vem trago o cartão [de crédito]”, contou.


Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site http://www.bienaldolivro.com.br

PARA ONDE VAI UM SUICIDA?


Cada espírito é uma história.

Alguns suicidas sentem-se presos ao corpo de tal modo que, leva-os a ver e sentir os efeitos da decomposição; outros vão para as regiões umbralinas (região destinada a esgotamento de resíduos mentais); outros ainda, como conta no livro “Memórias de um suicida”, tornam-se presas de obsessores, que as vezes, também foram suicidas, entidades perversas e criminosas, que sentem prazer na prática de vilezas, e que continuam vivendo na Terra ao lado dos homens, contaminando a sociedade, os lares terrenos que não lhes oferecem resistências através da vigilância dos bons pensamentos e prudentes ações. Esses infelizes unem-se, geralmente, em locais pavorosos e sinistros da Terra, afinados com seus estados mentais como: florestas tenebrosas, catacumbas abandonadas dos cemitérios, cavernas solitárias de montanhas muitas vezes desconhecidas dos homens e até antros sombrios de rochedos marinhos e crateras de vulcões extintos. Eles aprisionam, torturam por todas as formas, desde maus tratos físicos e da obscenidade, até a criação da loucura para mentes já torturadas por sofrimentos que já lhes são pessoais, etc.

QUANTO TEMPO OS SUICIDAS FICAM PRESOS AO CORPO FÍSICO?
Não há previsão para o tempo que os suicidas ficam presos ao corpo vendo sua decomposição, vagando nas regiões umbralinas, prisioneiros de obsessores, etc. Isso varia de espírito para espírito. É o tempo que levam para harmonizar sua mente e entenderem o apoio que está sendo dado a ele. Pois, há grupos de socorro para os Espíritos que sofrem. No Vale dos Suicidas, por exemplo, o grupo de trabalhadores é chamado de: Legião dos Servos de Maria, pois o Vale é chefiado pelo grande Espírito de Maria de Nazaré.

TODO SUICIDA VAI PARA O VALE DOS SUICIDAS?
A médium Yvonne Pereira, em seu livro “Memórias de um Suicida”, fala do Vale dos Suicidas. Entretanto, há notícias de outros suicidas que não foram para o referido Vale. O próprio Camilo (personagem principal do livro) diz que não sabe como acontece os trabalhos de correção para suicidas nos demais núcleos ou colônias espirituais.

COMO REENCARNA UM SUICIDA?
Geralmente renascem com defeito ou deficiência no órgão afetado. E o resgate também não é igual para todos. Por exemplo: Jerônimo, personagem do livro “Memórias de um suicida”, que se matou com um tiro no ouvido porque sua empresa faliu, deixando esposa e filhos em situação difícil, reencarnou em família rica, com o propósito de não formar família, montar uma instituição para crianças órfãs, e ir à ruína financeira novamente, para ter que lutar com coragem. Seria um teste para ele; Camilo, personagem principal do livro referido, tornou-se grande trabalhador no Vale dos Suicidas, e após 50 anos reencarnou para cegar aos 40 anos e desencarnar aos 60 anos. Como vemos, ambos deram um tiro no ouvido, mas o resgate foi diferente.

É ERRADO MATAR-SE PARA ENCONTRAR COM O ENTE QUERIDO?
Além de ser errado adiará ainda mais o reencontro com este ente querido. No livro O Céu e o Inferno, de Allan Kardec, 2ª parte, capítulo V, há um relato de uma mãe que suicidou-se logo após a desencarnação de seu filho. Sua intenção era acompanha-lo. Mas não aconteceu o esperado.

É ERRADO MATAR-SE PARA SALVAR UMA VIDA?
Sacrificar sua vida para salvar outra, só sem intenção de morrer. Exemplo: bombeiro. Suicídio, nunca! Portanto, deixemos claro que, só Deus tem o direito de retirar a vida. Deus não castiga o suicida, é o próprio suicida quem se castiga, através de sua consciência pesada. O tribunal do suicida (e de todos nós) é a sua própria consciência. Se o ato do suicida é covarde ou corajoso, não podemos precisar, porque há casos de loucura, onde o suicida, por estar em estado de demência, não pode avaliar o crime que está cometendo. No caso de Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, diz Emmanuel, que ele não foi considerado como suicida, uma vez que evitou uma guerra civil com sua morte.

Como vemos, cada caso é um caso. Por isso, aprendamos a não julgar pela aparência. Pois, não sabemos se já fomos ou estamos sendo suicidas indiretos, ou seja, aquele que se mata devagarzinho, todos os dias através de vícios, excesso alimentar, sexo desregrado, etc. Nossos sentidos são primários e não temos direito de julgar. Só há um juiz, perfeito e infalível: DEUS. Para nós cabe a caridade da prece à esses irmãos.

NÃO SE MATE, VOCÊ NÃO MORRE.

Fonte da Pesquisa: Grupo de Estudos Allan Kardec-Site

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PROGRAMAÇÃO CIRCUITO PETROBRAS DE VELA


GONZAGA FILHO AGRADECE AOS COMPANHEIROS GERSON ALMEIDA E MARCOS FONSECA.




Gostaria de deixar aqui o registro do meu agradecimento aos companheiros Gerson Almeida, editor do Blog Guamaré em Destaque e Marcos Fonseca, Editor do Blog Ponto Crítico.

“Companheiros, quero agradecer pelas matérias que foram colocadas nos seus blogs sobre a minha pessoa e a minha luta em prol da arte e da cultura guamareense. Mas, deixo aqui bem claro, que não procuro promoção pessoal e sim, procuro fazer com que a chama da cultura local não se apague em nosso povo, e, isso eu vejo através das crianças e dos jovens que participam dos grupos folclóricos da nossa cidade.


Clique AQUI para ver a matéria no Guamaré em Destaque.

Tive muito orgulho em ver a inauguração do CENTRO CULTURAL FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA, onde juntamente com a nossa querida Maria de Pipoqueiro e o nosso amado Manoel Barata, iremos travar uma luta em prol da nossa cultura, e procuraremos fazer com que a arte e a cultura do nosso povo passem de geração a geração e nunca venha a cair no esquecimento.


Clique AQUI para ver a matéria no Ponto Crítico.

Mais uma vez agradeço a divulgação do meu trabalho, mas não esqueçamos que uma andorinha só não faz milagres, será a união de todos que resultará em um resultado positivo e para isso eu conto com a imprensa local, formada por blogueiros responsáveis, comprometidos com a realidade do município como vocês dois.

Um abraço fraterno e que Deus dê vida longa aos dois blogs e seus editores.


Gonzaga Filho

MARCO AURÉLIO MELLO CRITICA CÂMARA: 'HOMENAGEOU DETENTOS'

Ministro do Supremo Tribunal Federal ironiza
a vergonhosa decisão da Câmara dos Deputados

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, foi sarcástico nesta quinta-feira ao criticar a Câmara dos Deputados, que manteve em votação secreta na noite de quarta o mandato do deputado presidiário Natan Donadon (RO).

Para Marco Aurélio, a decisão dos deputados honra os detentos do Presídio da Papuda, onde Donadon cumpre pena: "Os reeducandos da Papuda estão sendo homenageados", ironizou o ministro, pouco antes da sessão do tribunal. 

Na avaliação de Marco Aurélio, a Câmara errou ao submeter ao plenário uma decisão que caberia apenas à Mesa Diretora: "Foi feita uma leitura equivocada e o colegiado substituiu a Mesa", disse.

Natan Donadon, condenado a 13 anos e 4 meses de prisão, manteve o mandato porque apenas 233 dos 513 deputados votaram a favor da punição do parlamentar, que está detido há dois meses, na sessão realizada nesta quarta-feira.

Ainda de acordo com o ministro do Supremo, a permanência de Donadon como deputado não lhe dá o direito, na condição de preso, de participar das votações ou receber benefícios financeiros. "Ele mantém a qualificação de deputado, e não os direitos. Não pode votar da cadeia porque os direitos políticos estão cassados", afirmou.

O ministro Gilmar Mendes também criticou a decisão da Câmara e lembrou que esse desfecho já era previsível quando a maioria dos ministros do STF optou por dar ao Congresso a palavra final. "Esse constrangimento é uma crônica de uma morte anunciada. Nós já sabíamos disso quando vimos aquela decisão do plenário", declarou.

Para o magistrado, a condenação a regime fechado implica automaticamente na perda do mandato porque também resulta na suspensão dos direitos políticos.

Mendes disse acreditar, no entanto, em uma saída adequada para o caso: "Eu acredito que nós vamos encontrar uma solução para esse impasse que nos enche de constrangimento".

SINAL VERMELHO: FPM TERÁ UMA QUEDA EM SETEMBRO


Os municípios potiguares já podem ascender a luz vermelha:

A previsão da Confederação Nacional de Municípios (CNM) é que no mês de setembro o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tenha queda de 15%. Este 3º decêndio será depositado na próxima sexta-feira, 30 de agosto, nas contas das prefeituras. A informação está publicada no portal da CNM.

A projeção da Receita Federal do Brasil (RFB) de setembro em relação ao mês de agosto é de queda de 15%. Para o mês de outubro espera-se um aumento de 7,6% em relação ao mês de setembro.


A CNM ressalta que os gestores devem ter prudência na execução de suas despesas ao longo dos próximos meses. Historicamente, no 2º semestre o FPM não tem o mesmo desempenho do 1º semestre, se recuperando somente a partir de novembro e dezembro.

TRIBUNAL VAI ESPERAR DECISÃO DO STF SOBRE REPASSE DE ICMS AOS MUNICÍPIOS


Os desembargadores que integram o Tribunal Pleno do TJRN decidiram, na sessão ocorrida na manhã de hoje, acolher a questão de ordem suscitada para suspender o julgamento de uma Ação Cível Originária ajuizada pelo Município de Guamaré com o intuito de impor ao Estado do Rio Grande do Norte a obrigação de calcular a cota parte do ICMS devida ao ente público municipal com exclusão dos incentivos fiscais concedidos pela Fazenda Pública Estadual, de modo a incidir sobre a totalidade do imposto sem as essas deduções. Trocando em “miúdos”, a ação visa impedir que o Governo do Estado continue a conceder benefícios fiscais com “a verba alheia”, ou seja, calculando também o repasse de 25% destinados aos municípios.

A Corte decidiu pela suspensão desse processo e dos demais com o mesmo pedido e causa de pedir, até futura decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), nos autos do Recurso Extraordinário nº 705.423-SE. A decisão veio após voto-vista do desembargador Amílcar Maia, que havia pedido vistas do processo relatado pelo juiz convocado Gustavo Marinho.

Segundo os autos, o Município de Guamaré pretende que os benefícios fiscais concedidos pelo Estado incidam apenas sobre a sua cota parte, no patamar de 75% do ICMS arrecadado, excluindo a incidência sobre os 25% restantes, da titularidade dos Municípios.

Aponta o relator do voto-vista que a Constituição dispõe que o percentual de 25% do ICMS pertence ao município. “Firma-se, assim, o entendimento de que o Estado tem o dever constitucional de fazer o repasse integral dessa parcela, por se tratar de direito próprio dos Municípios. Dito entendimento se assenta no clássico provérbio de que não se pode dar esmolas com o chapéu alheio, de modo que as renúncias fiscais do Estado só podem incidir sobre 75% do produto da arrecadação do ICMS. É o que tem decidido o Supremo Tribunal Federal, em sede de repercussão geral, em julgado assim ementado”, destaca Amílcar Maia.

Entretanto, o desembargador trouxe à luz um julgamento recente do STF, em processo de relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, “cuja relevância me faz acreditar que, por recomendação do princípio da economia processual, seria salutar determinar a suspensão do presente feito e daqueles que como este tenham a mesma causa de pedir e o mesmo pedido”.

O relator aponta que no dia 9 de maio de 2013, pela segunda vez, o STF reconheceu a repercussão geral do mesmo tema tratado pela Corte, só que em relação à repartição das receitas tributárias destinadas aos Municípios, no que toca ao IR e ao IPI, com a exclusão dos benefícios, incentivos e isenções fiscais concedidas pela União.

A ação citada foi um recurso extraordinário interposto pelo Município de Itabi (SE), contra acórdão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que, dando provimento à remessa necessária e ao recurso voluntário da União, reconheceu que a repartição das receitas do IR e do IPI, prevista na Constituição Federal, refere-se expressamente ao “produto da arrecadação”, sendo ilegítima, portanto, a pretensão do recebimento de valores que, em virtude de benefícios fiscais, não foram recolhidos pelo Tesouro Nacional.

Finalmente, dada a prejudicialidade da repercussão geral reconhecida no RE nº 705423 e diante da incerteza jurisprudencial de ordem constitucional com a nova posição, o desembargador Amílcar Maia recomendou à Corte a suspensão do processo até que o Supremo pronuncie o entendimento que deve prevalecer em casos dessa natureza.


(***) FONTE: Jornal de Hoje