sábado, 29 de março de 2014

MACAU ESTÁ DE LUTO: MORRE CABO AQUINO VÍTIMA DE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO

Aqui sequencialmente Major Fernandes, Soldado Eudes e
Cabo PMRR Aquino ( direita da foto)

Morreu na noite deste sábado (29), o Cabo PMRR Aquino que era lotado na 1ª CIPM em Macau, porém atualmente o mesmo estava desfrutando de sua aposentadoria. Entre os diversos serviços operacionais dentro da companhia enquanto ativo,  o policial ocupou também a função de Motoqueiro/batedor e auxiliava nos trabalhos operacionais no trânsito na região.

Major Fernandes em sua página social no Facebook, lamenta sua morte e emite nota de pesar a Família. Confira:


ESTAMOS DE LUTO!

"Lamentável, morre em acidente automobilístico nas proximidades de Boa Vista, entre Macau e Pendência, o nosso CABO/RR AQUINO, para muitos e pra nós o "MAÇARICO". Grande homem e amigo, estava no desfruto da sua reserva, pois já havia cumprido sua etapa nas fileiras da Polícia Militar.

Só nos resta a pedir ao nosso Deus que conforte o coração de todos os familiares e amigos, pois perdemos um cidadão, um pai de família, um grande profissional e acima de tudo um Grande Homem. Fica com Deus meu irmão, segue em paz, pois somente Deus sabe de todas as coisas"


Major Fernandes

TRANSMUTAÇÃO VISUAL NA GALERIA LEE BOARDS


Criaturas mutantes coloridas compõem a série de trabalhos da artista Cláudia Moreira

A artista visual Cláudia Moreira apresenta série de criaturas na mostra individual “Transmutação”, em cartaz até o próximo dia 19 de abril na galeria da Lee Boards em Petrópolis. O espaço tem aberto suas portas para novos artistas que estão surgindo no mercado das artes plásticas natalenses e/ou estão debutando na formalidade de uma galeria. No caso de Cláudia, arte educadora graduada em Artes Visuais pela UFRN, seus trabalhos eram vistos, até então, apenas em murais urbanos e grafites. São 26 desenhos em papel, de tamanhos variados, todos à venda – os valores variam de R$ 80 a R$ 300.

Integrante do Grupo Universitário de Aquarela e Pastel (GUAAP), ela vinha abordando temas étnicos e sua ancestralidade, diferente das obras que compõem “Transmutação”, onde Cláudia mistura técnicas  e dá preferência a marcadores coloridos. “Ela vai fundo em seu imaginário e traz à tona um mundo de seres apaticamente enigmáticos. Seres que surgiram num momento em que estava criando apenas no ambiente externo”, explica a curadora da exposição Dora Bielschowsky.

A grande maioria dos desenhos ainda não havia saído do papel, o que gerou ilustrações de criaturas autossuficientes e assexuadas, tendo como paisagem comum o concreto. “Assim como a ideia central da exposição, o próprio processo criativo é de transformação, de mutação, e isso é mostrado tanto pela apresentação de trabalhos  que datam o início do processo,  quanto de estudos da artista para  o desenvolvimento de algumas das obras”, acrescenta a curadora.

Serviço
Exposição “Transmutação”, da artista visual Cláudia Moreira.
Em cartaz até dia 19 de abril, na galeria da Lee Boards – Rua João Olímpio, 193, Petropólis


PROTESTO #EUNÃOMEREÇOSERESTUPRADA MOVIMENTA FACEBOOK


Um protesto virtual batizado como “Eu não mereço ser estuprada” movimentou ontem à noite o Facebook. Segundo O Globo, A manifestação aconteceu um dia depois da divulgação do levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que indicou que 65% dos 3.810 entrevistados concordam, total ou parcialmente, com a ideia de que mulheres que deixam o corpo à mostra merecem ser atacadas. Indignadas com o dado, muitas delas aderiram ao protesto online e postaram fotos seminuas.


Convocada pela manhã, a campanha pedia que mulheres tirassem a roupa, se fotografarem da cintura para cima, com um cartaz que dissesse: “Eu também não mereço ser estuprada”. A princípio, a campanha começaria às 20h, mas, antes do horário, muitas já haviam postado seus registros com o hashtag #EuNãoMereçoSerEstuprada.

PALCO DE ABERTURA DA COPA DO MUNDO TEM SEU SEGUNDO ACIDENTE GRAVE EM QUATRO MESES


Por Marli Moreira
Em: Agência Brasil

Um operário sofreu graves ferimentos ao cair neste sábado (29) pela manhã de uma altura de 15 metros quando trabalhava em uma das estruturas da arquibancada do estádio do Corinthians, o Itaquerão, onde vai ocorrer a abertura da Copa do Mundo. O Corpo de Bombeiros registrou a ocorrência às 10h37, informando que o trabalhador foi levado de ambulância para um hospital da região.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, o delegado Rafael Herculiani Pavarina, da 24 ª Delegacia Central de Flagrantes , encontra-se no local. Não há detalhes sobre o acidente. No andaime onde o operário trabalhava havia mais dois trabalhadores.

Esse foi o segundo acidente no local em quatro meses. Em novembro do ano passado, dois trabalhadores morreram em uma queda de um guindaste. A Agência Brasil tentou um contato por telefone com a empresa Odebrecht, construtora contratada para as obras, mas não obteve retorno.



TV UNIÃO INICIOU ONTEM A SUA TRANSMISSÃO PARA JOÃO CÂMARA


Os moradores da cidade de João Câmara ganharam nesta sexta-feira(28) uma nova opção em TV aberta, com o início das transmissões do sinal da TV União Canal 22. O detalhe é que ao contrário dos dois outros canais, Globo e Record, a TV União terá espaço aberto para programação local.



A frente do empreendimento está o pastor Josivan, da igreja Evangélica Fonte do Poder de Deus que viabilizou esse projeto audacioso. 

PREFEITO HÉLIO WILLAMY SE REUNIU COM BLOGUEIROS GUAMAREENSES


Na última quinta Feira (27/03), o Prefeito de Guamaré Hélio Willamy se reuniu com a blogueiros guamareense em um jantar, para agradecer pela cobertura do carnaval de Guamaré 2014 e na oportunidade foram colocados diversos assuntos em pauta.




O prefeito se sensibilizou com as informações dadas pelos blogueiros e ainda afirmou que o trabalho realizado pela mídia local esta sendo muito importante, não só para a população, mas sim para o próprio governo, pois existem fatos, que infelizmente ele como prefeito não toma conhecimento do que estar ocorrendo na cidade ou até mesmo, o que se passa nas secretarias municipais.



O prefeito informou aos blogueiros presentes, que o seu governo estar traçando novas metas para os próximos anos de seu mandato e incluirá a mídia local para que através dos trabalhos com divulgações, informações precisas e diretas e com novas ideias, se promova positivamente o nome da cidade de Guamaré, não somente no estado, mas sim a nível nacional.



Com a união dos blogs de Guamaré a cidade não será a mesma, pois cada blogueiro fará um trabalho individual, mas pensando no coletivo, onde um ajudará o outro e as notícias se expandirão numa velocidade sem limites.



Um agradecimento a todos os blogueiros que contribuíram para que esta reunião acontecesse; Uraken Silva “Blog Uraken Silva”, Gonzaga Filho “Blog Rádio Poesia”, Josivan Dantas “Blog Guamaré em Dia”, Edilmar Medeiros “Blog O Guamareense”, Carlos André “Blog Águas de Maré”, Marcos Fonseca “Blog Ponto Critico”, Alfredo Sérgio “Blog Guamaré News”  Miguel Boente “Diário de Guamaré”, Mario de Lucila “Blog Mario de Lucila”.



(***) IMAGENS: Blog Guamaré News


LIDERANÇAS POLÍTICAS LOTAM AUDITÓRIO DO PRAIAMAR NO LANÇAMENTO DE HENRIQUE AO GOVERNO E WILMA AO SENADO


Centenas de correligionários peemedebistas e de cerca de outros vinte partidos aliados participaram nesta tarde de sexta-feira [28], do lançamento das pré-candidaturas do PMDB, PSB e PR ao governo e ao senado.
 
O Prefeito Hélio Willamy e a Vice Prefeita Pretinha Costa estiveram presentes

Bastante concorrido, o evento contou com a presença de lideranças nacionais do PMDB, como o deputado federal, Eduardo Cunha líder do PMDB na câmara e postulante ao cargo de Alves na Casa.

O evento contou ainda com a presença do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, da ex-governadora Wilma de Faria (pré-candidata ao Senado), do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, do deputado federal João Maia, do Presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ricardo Motta, do vereador e pré-candidato a deputado federal, Rafael Motta, presidente do PROS no Estado, além de deputados estaduais, vereadores da capital, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do interior do Rio Grande do Norte.

(***) FONTE: É Francisco Gomes


12 PÁGINAS DE UMA REVISTA FRANCESA (FRANCE FOOTBALL) QUE RESUMEM O BRASIL EM TODOS OS SENTIDOS:




06. HOSPEDAGEM:

- Paris é a cidade mais visitada do mundo, com quase 20 milhões de turistas / ano. São Paulo é menos visitada que a pequena Benidorm na Espanha, ou que a cinza Varsóvia, na Polônia ou a poluída Chenzen na China.

- São Paulo perde para Buenos Aires, Cuzco e outras cidades Sulamericanas.

- Nem no Brasil é a mais visitada. Ninguém faz turismo em São Paulo.

- Amarga o posto 68 na lista das mais visitadas do mundo.

- No entanto, um hotel em São Paulo custa em média 40% mais do que se hospedar em um equivalente hotel em Paris.

- Na época da Copa, um hotel de baixa qualidade em São Paulo chega a pedir 800 Euros por noite.

- Os brasileiros não tem hábito de intercambiar casas, alugar sofás ou hospedar pessoas por sites em internet.

- Leve adaptador de tomada. O Brasil adotou um sistema que só existe no Brasil, e muda a cada 4 ou 5 anos, gerando milhões para algumas empresas.



O CENTRO CULTURAL FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA ESTÁ DE SITE RENOVADO


O CENTRO CULTURAL FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA, foi inaugurado no dia 21 de agosto de 2013, às 20h00, no segundo dia da festa que estava sendo realizada em comemoração aos 408 anos da Colonização de Guamaré - RN. O mesmo fica localizado na Rua Professor João Batista Nº. 227 - Centro.

O Centro Cultural Francisco José de Santana recebeu este nome em homenagem ao pioneiro das festas tradicionais e criador dos primeiros blocos carnavalescos em Guamaré, o senhor Francisco José de Santana, ou simplesmente, Chico de Isabel como é mais conhecido.

A homenagem foi prestada a Chico de Isabel enquanto o mesmo ainda vive, para que saiba o valor cultural que o mesmo representa para o município, em função do seu pioneirismo e amor pela arte e a cultura Guamareense.

O Centro Cultural Francisco José de Santana conta com um acervo de grande valor histórico através de fotografias, vídeos e textos, retrato personalizado, além de exposição de material pertencente a grupos folclóricos, exposição de artes plásticas e uma viagem no tempo em que os antigos habitantes viviam em residências feitas de taipa com piso de chão batido, uma exibição de como era a vida antigamente em nosso município, isso tudo em uma visita a Casa de Taipa Isabel Valentim de Santana.

O Centro Cultural funciona de Segunda a Sexta Feira nos horários:
Manhã = Das 08h00 às 11h00
Tarde = Das 14h00 às 17h00

E qualquer pessoa, entidades ou escolas que desejem fazer uma visita ao centro cultural fora desses horários descritos, devem agendar com antecedência com Gonzaga Filho (9810-5984) ou Maria Santos (9611-0323), que faremos a reserva de horário e estaremos a postos para receber a todos da maneira mais agradável possível.

Para saber mais a respeito do Centro Cultural acesso o nosso site: http://centroculturalgmr.webnode.com/


O PODER DO MICROFONE


Às vezes o comunicador na sua empolgação não percebe o potencial que possui esse pequeno instrumento (o microfone) no que tange em conduzir informações instantaneamente e acaba atropelando palavras sem observar a força que elas têm e deixa escapar do seu controle o que de melhor deve possuir dentro da profissão, a ética.

É de suma importância para o profissional do microfone, saber que ele é um formador de opinião, que existe um universo de ouvintes e que são multiplicadores da mensagem recebida, e como formador de opinião deve-se policiar para não induzir uma comunidade, uma categoria etc. a cometer delitos ou criar situações que possam ferir um bem público, denegrir a imagem de alguém ou até mesmo submeter-se a constrangimentos sem ter conhecimento do que se fez.

É evidente que o uso do poder de formador de opinião deve ser usado, quando para educar, colaborar na fomentação da cultura, da saúde, da sociabilidade, enfim; quando for para o bem da coletividade, pois o profissional do rádio tem um compromisso de responsabilidade social, mas sua postura tem que ser transparente e construída dentro de uma linguagem clara para que seu ouvinte também se informe e forme seus pensamentos de maneira ética, saudável, e coerente.


Guto Santos - Repórter

TODO FILHO É PAI DA MORTE DE SEU PAI


“Há uma quebra na história familiar onde as idades se acumulam e se sobrepõem e a ordem natural não tem sentido: é quando o filho se torna pai de seu pai.

É quando o pai envelhece e começa a trotear como se estivesse dentro de uma névoa. Lento, devagar, impreciso.

É quando aquele pai que segurava com força nossa mão já não tem como se levantar sozinho. É quando aquele pai, outrora firme e instransponível, enfraquece de vez e demora o dobro da respiração para sair de seu lugar.

É quando aquele pai, que antigamente mandava e ordenava, hoje só suspira, só geme, só procura onde é a porta e onde é a janela - tudo é corredor, tudo é longe.

É quando aquele pai antes disposto e trabalhador fracassa ao tirar sua própria roupa e não lembrará de seus remédios.

E nós, como filhos, não faremos outra coisa senão trocar de papel e aceitar que somos responsáveis por aquela vida. Aquela vida que nos gerou depende de nossa vida para morrer em paz.

Todo filho é pai da morte de seu pai.

Ou, quem sabe, a velhice do pai e da mãe seja curiosamente nossa última gravidez. Nosso último ensinamento. Fase para devolver os cuidados que nos foram confiados ao longo de décadas, de retribuir o amor com a amizade da escolta.

E assim como mudamos a casa para atender nossos bebês, tapando tomadas e colocando cercadinhos, vamos alterar a rotina dos móveis para criar os nossos pais.

Uma das primeiras transformações acontece no banheiro.

Seremos pais de nossos pais na hora de pôr uma barra no box do chuveiro.

A barra é emblemática. A barra é simbólica. A barra é inaugurar um cotovelo das águas.

Porque o chuveiro, simples e refrescante, agora é um temporal para os pés idosos de nossos protetores. Não podemos abandoná-los em nenhum momento, inventaremos nossos braços nas paredes.

A casa de quem cuida dos pais tem braços dos filhos pelas paredes. Nossos braços estarão espalhados, sob a forma de corrimões.

Pois envelhecer é andar de mãos dadas com os objetos, envelhecer é subir escada mesmo sem degraus.

Seremos estranhos em nossa residência. Observaremos cada detalhe com pavor e desconhecimento, com dúvida e preocupação. Seremos arquitetos, decoradores, engenheiros frustrados. Como não previmos que os pais adoecem e precisariam da gente?

Nos arrependeremos dos sofás, das estátuas e do acesso caracol, nos arrependeremos de cada obstáculo e tapete.

E feliz do filho que é pai de seu pai antes da morte, e triste do filho que aparece somente no enterro e não se despede um pouco por dia.

Meu amigo José Klein acompanhou o pai até seus derradeiros minutos.

No hospital, a enfermeira fazia a manobra da cama para a maca, buscando repor os lençóis, quando Zé gritou de sua cadeira:

— Deixa que eu ajudo.

Reuniu suas forças e pegou pela primeira vez seu pai no colo.

Colocou o rosto de seu pai contra seu peito.

Ajeitou em seus ombros o pai consumido pelo câncer: pequeno, enrugado, frágil, tremendo.

Ficou segurando um bom tempo, um tempo equivalente à sua infância, um tempo equivalente à sua adolescência, um bom tempo, um tempo interminável.

Embalou o pai de um lado para o outro.

Aninhou o pai.

Acalmou o pai.

E apenas dizia, sussurrado:

— Estou aqui, estou aqui, pai!

O que um pai quer apenas ouvir no fim de sua vida é que seu filho está ali. "

(Autor Desconhecido)


quarta-feira, 26 de março de 2014

PREFEITO KERGINALDO PINTO PARTICIPA DA ENTREGA DOS CERTIFICADOS DO CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE RÁDIO E TV REALIZADO EM MACAU-RN


Depois do grande evento realizado em Guamaré no dia (20) de Março do corrente ano, Macau-RN a cidade do sal também comemorou a festa de encerramento do Curso de Rádio e TV. Na noite desta terça-feira (25) foi realizado no Teatro Porto de Ama em Macau a solenidade para a entrega dos certificados do Curso de Qualificação de Rádio e TV administrado pelo Sintert-RN.







Com a casa lotada e música ao vivo, o evento que apenas começava já deixava o coração dos macauenses a palpitar, o clima foi de muita alegria, afinal, tão logo os concluintes do curso estariam recebendo em suas mãos a chave para a tão sonhada liberdade de expressão, os certificados de qualificação de Rádio e TV, ou seja, estariam passando de ótimos, para excelentes, de simples locutores, para comunicadores.



No inicio do evento foram chamados para compor a mesa, o Prefeito Kerginaldo Pinto, o Presidente do Sintert-RN Jailson Gomes, o assessor de Imprensa da PMM Arafran Peter,  Eduardo Carlos o grande responsável por trazer o curso de Rádio e TV até Macau, o vereador Lampião que estava representando a Câmara dos Vereadores e representando os professores do Sintert-RN,  o nosso amigo e Guamareense Gonzaga Filho.



Após compor a mesa, foram cedidos alguns minutos de oratória para alguns dos escolhidos pela programação do cerimonial. O primeiro a fazer sua apresentação e agradecimentos pela realização deste evento foi o comunicador Delson Bento, que se mostrou bastante grato pelo fato do Prefeito Kerginaldo Pinto apoiar este curso e qualificar 47 concluintes da cidade de Macau.



O segundo a fazer sua apresentação foi o comunicador e blogueiro Arafran Peter, que mesmo pego de surpresa mostrou com poucas palavras o sentido correto de ser um excelente comunicador e alertou para os novos comunicadores a questão de saber informar aos leitores as noticias corretas e verdadeiras com total competência. Segundo ele, os novos comunicadores devem ter o devido cuidado em divulgar uma determinada matéria. Se mostrar um lado ruim, mostrar também o lado bom, isso sim é fazer comunicação de verdade. Concluiu Arafran



Eduardo Carlos relatou um pouco a história de como tudo aconteceu para que este curso de qualificação de Rádio e TV chegasse até Macau. Hoje ele esta bastante feliz e realizado por ter conseguido alcançar esse objetivo e o que é mais importante, conseguiu esta oportunidade de qualificar não só ele e sim 47 macauenses. Ainda agradeceu ao Prefeito Kerginaldo Pinto pela força e total apoio que prestou aos comunicadores macauenses.



O Presidente do Sintert-RN, Jailson Gomes também ao fazer a sua apresentação, parabenizou o Prefeito Kerginaldo Pinto pelo importante investimento que foi aplicado na formação dos 47 profissionais Macauenses. Durante sua oratória Jailson Gomes revelou mais uma grande surpresa e o privilegiado foi mais uma vez o nosso Multifunção, poeta e artista plástico Guamareense Gonzaga Filho. O presidente do SINTERT-RN, Jailson Gomes fez questão de anunciar a nomeação de Gonzaga Filho como diretor de formação profissional do sindicato dos Radialistas do RN, Mais uma conquista do nosso amigo Gonzaga Filho.




A oratória finalizou com a palavra do Sr. Prefeito de Macau Kerginaldo Pinto, quando o mesmo afirmou que se sentiu muito honrado em ter colaborado com esse curso de grande porte, pois será através deste curso que os simples alunos que concluíram essa meta se tornaram profissionais legalizados pelo sindicato dos radialista do Rio Grande do Norte, Sintert-RN.



O prefeito ainda citou um relato absurdo que aconteceu com ele durante o carnaval, e que sirva de alerta aos blogueiros que gostam de postar matérias sensacionalistas desviando-se do principal objetivo de um blogueiro, que é postar a verdade com competência e não fazer do seu espaço um site de fofocas. Segundo Kerginaldo, o mesmo tinha ido com sua esposa para a grande Natal onde passaria um final de semana com alguns amigos, mas, durante este período a sua esposa que estava prestes a ganhar neném, sentiu dores muito fortes e foi preciso ser encaminhada urgentemente para o hospital mais próximo em Natal. Segundo o prefeito, a bolsa de sua esposa rompeu e seu filho estava laçado pelo cordão umbilical e precisava ser retirado urgentemente.

Nesta situação, foi preciso fazer o parto de emergência e graças ao bom Deus seu Filho Kerginaldo Junior nasceu com muita saúde no Hospital Promater em Natal, ao voltar a sua cidade Macau as noticias corriam soltas, alguns blogs parabenizando o prefeito e a esposa e outros blogs tendencioso que não sabiam a grande realidade dos fatos se aproveitaram para criar matérias falsas e maliciosas, alguns blogs postaram dizendo que o prefeito Kerginaldo Pinto tinha ido para Natal porque não queria que seu filho nascesse em Macau. Um assunto totalmente sem lógica, segundo o prefeito.



Por isso que o Prefeito Kerginaldo alerta aos novos comunicadores, para que não façam matérias tendenciosas, para não incriminar alguém, apenas colham os fatos da maneira correta e imparcial.









Confira agora as imagens da entrega dos certificados do curso de qualificação de Rádio e TV que foram entregues aos 47 concluintes de Macau.














































VEJA MAIS IMAGENS DO EVENTO: CLIQUE AQUI