terça-feira, 16 de abril de 2013

ATRASO PROVOCA CRISE NO SETOR DE ENERGIA EÓLICA



 A falta de conexão com o sistema de transmissão impedirá que 1,3 mil megawatts de usinas eólicas entrem em operação em 2013, disse a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Melo. 

De acordo com a apuração da entidade com base em informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e nas interações com os associados, a fonte deverá fechar 2013 com uma capacidade instalada de 5,9 mil MW, dos quais 4,6 mil MW serão capazes de disponibilizar as suas ofertas ao sistema.

Se confirmado, esse número significa um crescimento do volume de energia eólica concluído, mas que não pode ser escoado para os mercados consumidores. Segundo Elbia, usinas eólicas somando 622 MW estavam prontas ao final de 2012 nessa situação, uma vez que as obras de transmissão previstas para realizar a conexão com o sistema estão atrasadas.

O atraso na entrega das linhas de transmissão criou ainda outros contratempos para a indústria eólica a ponto de reduzir a oferta de usinas nos leilões de 2013. O motivo é a decisão do governo de não permitir a participação dos projetos que dependem da construção de sistemas de transmissão para escoar a energia. "No ano passado, tínhamos oferta de 14 mil MW em novos projetos. Com a restrição, o volume pode cair para algo em torno de 2 mil MW", afirmou Elbia.

Nenhum comentário: