terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ataques de abelhas no RN ultrapassam 900 atendimentos este ano



Número deve aumentar já que o período de reprodução começou em agosto e deve perdurar até fevereiro.

Crianças picadas, adultos que tentam controlar enxames: esse é o retrato das ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Norte.

De acordo com dados do setor de assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros o período de reprodução das abelhas – de agosto a fevereiro - aumenta o perigo de ataques por causa da defesa em relação a presença externa de homens e animais.

Os dados do Corpo de Bombeiros listam que no ano passado, as ocorrências contabilizaram 1.400 atendimentos na grande Natal. Este ano, de janeiro a agosto, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 900 atendimentos.

O problema e que a capacidade de atendimentos da corporação é de 15 atendimentos diários e não há efetivo para o controle do aumento das abelhas.

Para tentar minimizar os efeitos negativos dos ataques, o Corpo de Bombeiros está priorizando os casos de emergência e atendendo os casos mais simples por agendamento. “O Corpo de Bombeiros está intensificando as ações contra os ataques de abelhas dentro de residências e em estabelecimentos comerciais, mas pedimos que os potiguares não tentem exterminar os enxames porque é perigoso”, justifica.

No último sábado (10), no turno da manhã, o Corpo de Bombeiros havia recebido 28 chamados para "capturar abelhas" somente em Natal.

(*) Nota do Blog: As abelhas estão invadindo Guamaré. Na sede do município tem vários relatos de abelhas invadindo residências e no distrito de Salina da Cruz, houve um caso de ataque das abelhas em um cachorro, levando o mesmo a morte.
A quem devemos recorrer para exterminar o enxame de abelhas, se na cidade não existe nenhuma unidade do Corpo de Bombeiros, nem tampouco a Defesa Civil?

Nenhum comentário: