segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

INSPEÇÃO VEICULAR COMEÇA EM JANEIRO DO PRÓXIMO ANO



A partir de janeiro de 2011, todos os 760 mil veículos do RN deverão passar por vistoria para ser verificada a emissão de gases poluentes. A verificação é obrigatória e a renovação anual da documentação dependerá da aprovação do automóvel em tal teste.

Em todo o Estado serão 15 centrais de inspeção, sendo duas em Natal, e o agendamento ocorrerá de acordo com a data de pagamento do  IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O valor cobrado para realizar o teste é R$ 68,90.

A inspeção foi estabelecida pela lei 9.270, aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa. A medida também coloca o estado em conformidade com a resolução número 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que visa combater a redução de poluição veicular e contaminação atmosférica. Para o Conama, a maior parte dessa contaminação se deve à falta ou à incorreta manutenção dos veículos e todos os estados brasileiros têm mais seis meses para se adequar à legislação e iniciar a fiscalização.

O procurador jurídico do Detran no estado, Marcos Vinícius Furtado, esclarece a necessidade e os objetivos da nova regulamentação. “Cerca de  70% da poluição vista aqui vem de veículos, já que Natal não possui tantas indústrias. Percebemos que poderíamos manter a cidade com o ar mais puro das Américas, como classificou a Nasa, fazendo essa inspeção”, disse o procurador.

De acordo com Marcos Vinícius, quem não comparecer às centrais de inspeção, andará na ilegalidade e pode ter o veículo recolhido. “A documentação do ano que vem só será entregue mediante aprovação no teste. E quem andar sem os devidos documentos está sujeito a  multa e rebocamento”.

A empresa Inspar venceu o processo licitatório no primeiro semestre desse ano e distribuirá as centrais pelos quatro cantos do estado. Cidades como Mossoró, Currais Novos, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Apodi e Goianinha terão suas centrais; no total, quinze em todo o RN.

O agendamento pode ser feito a partir de hoje através do telefone 0800 084 21 21. Mas seguirá o calendário de pagamento do IPVA. Em janeiro e fevereiro, as centrais receberão veículos com final de placa 1 ou 2. Todos os veículos que forem vistoriados e aprovados receberão um selo eletrônico composto com tecnologia de rádio frequência. O selo é afixado no lado interno do para-brisa e tem vida útil estimada de cinco anos.

Inspeção é através do escapamento

A quantidade considerada máxima de gases poluentes emitidos seguirá a tabela do Conama, a qual varia de acordo com o tipo do veículo, o ano de fabricação e o combustível utilizado. Por exemplo: para carros fabricados até 1979 há certa tolerância em comparação a carros fabricados recentemente. Para aqueles feitos antes da década de 1980, o limite é 6% de gás carbônico emitido pelo cano de escape. Já para os mais novos, fabricados de 2006 em diante, a porcentagem cai para 0,5% de gás carbônico.

O diretor técnico-operacional da Inspar, Jailson Costa, explica o procedimento. “Sensores serão instalados no cano de escape e no motor para fazer a medição. O veículo será forçado de cinco a dez minutos, em marcha lenta, e aí será constatado o nível de  gases poluentes emitidos”. Jailson esclarece que as centrais não diagnosticarão o problema do motor cuja consequência é a poluição. “Para isso, os condutores deverão procurar mecânicos da sua confiança para identificar e consertar o que estiver errado”, esclareceu Jailson. Para os reprovados, um novo agendamento e um novo teste após o conserto é a saída.

Apesar de não ser o responsável por identificar as causas da poluição veicular, Jailson relacionou os principais fatores que geralmente levam ao problema. “Complicações no filtro de combustível, assim como no filtro de óleo. Um motor desregulado e também um bico injetor sujo pode fazer com que o carro emita muita fumaça”.

Centrais


As 15 cidades que terão centrais de inspeção: Natal, Mossoró, Parnamirim, Pau dos Ferros, Caicó, Goianinha, Currais Novos, Assu, Santa Cruz, Apodi, João Câmara, Macaíba, Ceará-Mirim e Macau.

Endereços em Natal: Av. Cap. Mor Gouveia, nº 1900, Cidade da Esperança.

Rodovia BR 160, Km 03, S/N, bairro Rego Moleiro.

Telefone para agendamento: 0800 084 21 21.

Website da empresa Inspar:
http://www.inspar.net.br/

Nenhum comentário: