segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MAR DE PLÁSTICO INVADE A CAATINGA EM JANDAÍRA


Na Região da Zona da Mata, boa parte da caatinga está sendo poluída diariamente. Quem vem de Macau em direção a Capital do Estado, passando por Jandaíra, é possível observar que a mata catingueira está completamente inundada de sacos plásticos, nos dois lados da BR 406. Um crime ambiental sem precedente. As sacolas plásticas demoram mais de 200 anos para se degradar na natureza.

Desde que foram inseridas no mercado na década de 1980, as sacolas plásticas acumulam-se no planeta, sem terem muita utilidade de reciclagem, pois o plástico deste material é muito barato, portanto seu valor no mercado de reciclagem é muito baixo. O Brasil produz em média cerca de 210 mil toneladas dos saquinhos plásticos. O número representa cerca de 10% do lixo do país, sendo que os aterros ou lixões estão no total limite.

Talvez as autoridades de Jandaíra não saibam, mas a caatinga foi declarada “patrimônio nacional” pelo Ministério do Meio Ambiente. O povo precisa ter consciência que a caatinga é um ecossistema único no mundo que ocupa 11% do território brasileiro e que abriga cerca de mil espécies vegetais. Se não preservar pode resultar em um processo de desertificação, ameaçando a qualidade de vida de todos que moram no município e na região.

Nenhum comentário: