segunda-feira, 15 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO É CONVIDADO A CELEBRAR MISSA NO CONJUNTO VILA MARIA.


Sumo Pontífice, Papa Francisco, com todo respeito, ao ver uma matéria no Jornal Hoje da Rede Globo de Televisão, em que a cidade do Rio de Janeiro estava sendo maquiada para receber Sua Santidade, me ocorreu de lhe convidar a celebrar também uma missa aqui em minha cidade, Guamaré, mas especificamente no Conjunto Vila Maria.

Quem sabe com a sua santa presença, possa se resolver um problema crônico em nossa cidade. Vamos a ele:


A falta de responsabilidade da CAERN, órgão público estadual responsável pela distribuição e cobrança pela água potável no Estado do Rio Grande do Norte.

Hoje, segunda feira (15.07), faz exatamente 10 dias que não pinga uma gota d’água em nossas torneiras, mas a cobrança pelos 30 dias de consumo já chegou. Tem famílias que tem melhores condições financeiras de usar até mesmo água mineral para cozinhar, tomar banho e outros fatos higiênicos normais a qualquer ser humano. Mas, existem pessoas mais carentes em nossa comunidade que estão chegando ao cúmulo de fazerem suas necessidades fisiológicas na beira do Rio Aratuá, por não existir água em suas residências nem mesmo para dar descarga em seus sanitários. E simplesmente a CAERN não se manifesta, não dá uma solução para o caso e tampouco, se encontra funcionários em seu escritório para dá a devida explicação sobre a falta d’água.

Quem sabe, se a Sua Santidade vier até a nossa cidade esse problema será resolvido? Tenho certeza absoluta que as torneiras se abrirão e jorrará água das nossas torneiras, da mesma forma que quando Moisés bateu com o cajado em uma pedra, a água jorrou... Puro milagre! Sei que a CAERN não deixará o corpo de Sua Santidade ficar fedido, sem banho e haverá água suficiente para toda a sua comitiva.


Quando eu era criança/adolescente nós tínhamos solução para a falta d’água aqui em Guamaré: tínhamos cacimbas no quintal de casa e as mulheres lavavam as roupas sujas lá nas cacimbas da Penha... Mas o progresso chegou a Guamaré e acabaram com as cacimbas... No sertão bravio do meu nordeste, onde morre o gado e a plantação, o Governo manda a esmola de um carro pipa com água para distribuir com a população... Mas, aqui é litoral? E daí, temos a necessidade de água potável para a nossa sobrevivência.

Espero que a Sua Santidade aceite este convite deste cidadão guamareense, já cansado de ser sacaneado pela CAERN e já sufocado pelo calor terrível que faz em nossa cidade e sem esperança de ver a água jorrando em nossas torneiras outra vez.


Obrigado, pela sua atenção e os outros problemas que enfrentamos aqui no Conjunto Vila Maria eu lhe falarei ainda esta semana.


Se o Senhor aceitar o meu convite, não esqueça de trazer repelente para muriçoca em bastante quantidade, pois a muriçoca aqui não está pra brincadeira não... Outra coisa, se no seu trajeto oficial estiver a passagem pela Rua Rio Amazonas, não esqueça de trazer lanternas, pois a escuridão é total desde o mês de Janeiro...

Abraços

Gonzaga Filho
Cidadão Guamareense

Nenhum comentário: