quinta-feira, 25 de julho de 2013

PESSOAS QUE FAZEM A CULTURA GUAMAREENSE CRESCER (Parte 1)

VALDIER RIBEIRO, ELIABI LIMA E ARCÉSIO ANDRADE.
 
VALDIER RIBEIRO, ELIABI LIMA E ARCÉSIO ANDRADE
Esta foto é uma raridade. É raro você conseguir encontrar três talentos juntos em uma mesma fotografia, eu, particularmente, só tinha visto uma fotografia desse gênero e ainda hoje a guardo com carinho, em uma foto que mostra o encontro de Geraldo Azevedo, Oswaldo Montenegro e Alceu Valença em frente ao MASP em São Paulo.

Temos aqui três jovens, três grandes talentos que abriram mão de muitas coisas materiais, talvez de grandes valores monetários, abrindo mão muitas vezes da companhia da família para ensinar a arte da música, se doar com amor aos filhos de pessoas desconhecidas e que nunca fizeram nenhum gesto para conhecê-los, e eles sempre firmes em seus propósitos de ensinar e transformar jovens em novos talentos da música e acima de tudo formá-los cidadãos de bem.

VALDIER RIBEIRO: Maestro responsável pela Orquestra Petrobras Guamaré. Tem como base a música clássica, onde leva ao conhecimento de grandes nomes da música, aos jovens aprendizes e que nenhum deles tinham o menor conhecimento. Nomes como os de Sebastian Bach, Ludwig Van Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart, Maurice Ravel, Antonio Vivaldi e muitos outros dantes desconhecidos e que através das partituras de ensino se tornam nomes familiares.

Grande incentivador da cultura de uma cidade que ele aprendeu a amar, divulga a arte da música aos guamareenses através do Projeto Arte na Praça, onde faz chegar a população nomes de grandes artistas nacionais e que poucas pessoas conhecem devido ao baixo índice de divulgação cultural em nosso município.

ELIABI LIMA: Grande mestre da arte da percussão. Conheço em minha humilde escala de musicalidade um percussionista como o Eliabi Lima. Grande homem, grande caráter e se dedica a semear a sua arte e a colher novos talentos.

ARCÉSIO ANDRADE: Com formação em Viola Caipira, tem o domínio total das cordas que emitem o som harmonioso da viola, do violão que usa para ensinar a bela arte da música aos jovens guamareenses. Músico, Cantor, compositor de músicas que fizeram sucessos em Festivais da Canção e que foram defendidas por nomes como Margareth Menezes e a nossa musa potiguar Nara Costa, que cantou e venceu com a belíssima música “Abraço do Mar”, um verdadeiro hino de amor a Natal – RN, constando ainda em seu repertório uma música que fez em homenagem ao povo de Guamaré, “Sua Gente” é uma belíssima canção ao povo guamareense. Outras músicas de seu repertório com letra e música de sua autoria: “Linda”, “Ciranda Pra Ana Carolina”, “Pequena Miss Sunshine”, “Nezim” e “Agora é Tarde”.

Digo com convicção que o que este trio vem fazendo pelos jovens guamareenses, difundindo o nome de Guamaré em cada apresentação da Orquestra Petrobras Guamaré, difundindo a nossa cultura por onde passa e acima de tudo, transformando jovens que antes não tinham perspectivas de uma vida melhor, em cidadãos transformados através da arte da música... Noventa por cento dos que se dizem poderosos, filhos naturais de Guamaré conseguiram fazer. Aqui quero deixar o meu abraço e o meu muito obrigado a estes três “forasteiros” que se dedicam a cultura guamareense.

Sejam bem vindos sempre ao nosso solo guamareense e que Deus os abençoe sempre.

Nenhum comentário: