sábado, 12 de janeiro de 2013

SECA: OPERAÇÃO PIPA COBRE 73% DO RN



Dos 167 municípios do RN, 122 estão recebendo água de carros-pipa. Isso significa que 73% do Estado está com dificuldade de abastecimento. Desses, os municípios de João Dias, Antônio Martins, Luís Gomes, Equador, Serra Negra do Norte, Lagoa Nova e Equador dependem exclusivamente do abastecimento alternativo. Apesar das ações do Governo do Estado, a quantidade de cidades afetadas só aumenta. Em outubro do ano passado, apenas 97 municípios recebiam essa ajuda. De lá para cá, mais 25 entraram nessa lista.

O abastecimento alternativo é feito pelo Estado e o Exército. A Defesa Civil do RN contratou 31 carros-pipa e atende a 26.727 pessoas em 28 municípios com 31 carros-pipa. Já o Exército beneficia 94 municípios (199.198 pessoas) com 246 carros-pipa.

Outros cinco municípios -  Tenente Ananias, Água Nova, Rafael Fernandes, Jardim de Piranhas e Umarizal estão esperando a reabertura do edital para a contratação de caminhões-pipa. Diante dessa necessidade, os órgãos públicos já estão com dificuldades para encontrar carros-pipa disponíveis. 

Até o momento, os sistemas da Caern não estão trabalhando com o racionamento. A Companhia trabalha para evitar essa situação.  A orientação é para que a população economize água. 
Em alguns reservatórios do Alto Oeste, o nível é de menos 25% de sua capacidade de armazenamento. 

A situação de nove cidades também preocupa porque o nível de água dos reservatórios está abaixo de 23%. São elas: São Miguel, José da Penha, Pau dos Ferros, Pilões, São João do Sabugi, Currais Novos, Lucrécia, Olho D'água dos Borges e Tenente Ananias . 

PROVIDÊNCIAS

Na última terça-feira, o Governo do Estado divulgou um plano de ação para evitar o colapso no abastecimento das cidades atingidas pela estiagem. Entre as medidas estão um plano de controle de consumo excessivo - em cidades onde a utilização da água extrapola o recomendado pela Organização Mundial de Saúde -, o fechamento de comportas de reservatórios que façam outros usos da água (que não seja abastecimento humano) e a otimização das obras em execução (adutoras, poços e chafarizes). 

(**) Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: