domingo, 16 de março de 2014

EDITORIAL: QUEM SÃO OS QUE FAZEM OPOSIÇÃO?


Sou filho dessa terra e assisti a sua emancipação, deixando de ser distrito de Macau para se transformar no município de Guamaré no dia 07 de Maio de 1962. Tinha eu então cinco anos de idade.

Vi a evolução desta cidade passo a passo, desde o primeiro governo municipal exercido por João Batista Carmo (como prefeito indicado por Aluízio Alves), logo em seguida o primeiro prefeito eleito pelo voto popular Luiz Virgílio de Brito e acompanho a política local até os dias atuais, conheço a história da minha cidade e do seu povo.

Mas, o que eu vejo a cada dia, são pessoas querendo aparecer em cima dos administradores, não somente dos atuais governantes, mas de todos que já sentaram na cadeira do executivo. Todos foram apedrejados por aproveitadores, independente de partido ou de “A” ou de “B”, pois aqui só existem dois lados: Quem está no poder e quem quer ter o poder... Quem está se dando bem ou quem deseja se dar bem... Essa é a verdade! Não vou radicalizar aqui, falando que não existem políticos que pensam no povo... Claro que existem, sei que nem todos são iguais. Mas isso é uma minoria.

Eu vejo com tristeza quando se aproxima ano eleitoral, como aparecem demônios travestidos de anjos, opinando, arranjando as mais estapafúrdias soluções para o município, se apresentando como salvadores da pátria... Gente com ficha suja em outros municípios que vem tentar a sorte em Guamaré e se aproveita da ingenuidade de alguns para se autopromoverem.

Estamos ainda em 2014, longe das eleições municipais, mas já estou vendo pessoas pedindo votos para vereador e prometendo que tudo vai ser diferente. Caramba... Essa é a verdadeira sede de poder. Nos últimos dez anos, presenciei a criação de inúmeros blogs que se diziam opositores a administração local e hoje eu me pergunto, onde estão estes blogs? Porque não continuaram a fazer suas matérias? O que aconteceu?

Fazer oposição não é somente está no lado contrário. Fazer oposição requer respeito, responsabilidade e acima de tudo, inteligência para divulgar os erros e apontar as soluções. É necessário conhecer a realidade política e fiscal do município antes de arremessar pedras ao vento.

Temos que lutar por uma cidade melhor, com melhores infraestruturas para a sua população. É dever dos governantes priorizar Educação, Saúde, Segurança e Lazer aos cidadãos, mas não é jogando palavras ao vento que se muda um panorama desta magnitude, é necessário se aprender a votar, não cometer os mesmos erros do passado, analisar a vida pregressa do candidato a prefeito ou vereador... Votando certo e consciente, todos tem o direito a cobrar melhorias para o município.

Não se constrói uma cidade de sonhos com falsos opositores nem tampouco com bajuladores. Constrói-se uma cidade perfeita com cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Espero que possamos ter uma Guamaré melhor e que os guamareenses saibam analisar estes pretensos candidatos ao poder, que já querem se sobressair prometendo o que jamais cumprirão.

Estarei sempre de olho, falarei e escreverei sempre em defesa da minha cidade e nunca me esconderei por trás do anonimato, assinarei sempre as minhas opiniões.

Gonzaga Filho
Editor



Nenhum comentário: