quinta-feira, 13 de março de 2014

NO RIO GRANDE DO NORTE O NÚMERO DE HOMICÍDIOS JÁ CHEGA A 322 SOMENTE ESTE ANO


Os homicídios registrados no Rio Grande do Norte em 2013 somam 1.635 casos. De janeiro até ontem outros 322 homicídios foram computados, com maior incidência na capital, Parnamirim e Mossoró. O quantitativo já representa 19,69% do registrado ao longo de 2013. Os dados são do Conselho Estadual de Direitos Humanos, a partir de levantamento diário do ITEP/RN e casos divulgados na imprensa e confirmados por órgãos oficiais.


Os dados mostram ainda que a Polícia Civil instaurou, em 2013, 299 inquéritos policiais para apurar os casos – cerca de 20% do número de homicídios do ano passado. A disparidade entre o número de mortes intencionais e o de procedimentos que investigam os casos pode ser ainda maior, explica o presidente do CEDH, Marcos Dionísio.

“Há um descontrole na identificação dos autores do crime em nosso estado. Há subnotificação pelos órgãos oficiais das mortes intencionais e esse número pode ultrapassar os mais de 1.600 casos que conseguimos computar no Estado”, afirma Dionísio. O Ministério Público lançará na próxima sexta-feira, dia 14, projeto para tentar reduzir a subnotificação dos homicídios no Estado, a partir da convocação de promotores de todas as Comarcas no acompanhamento da abertura e conclusão dos inquéritos. A solenidade acontecerá na sede da Procuradoria Geral de Justiça.


Nenhum comentário: