terça-feira, 25 de março de 2014

ELES VENCERAM E O SINAL ESTÁ ABERTO PARA NOVOS DESAFIOS.

IMAGEM: Marcos Fonseca

Na noite da ultima quinta-feira (20), no Clube Municipal em Guamaré, aconteceu a solenidade de entrega dos certificados dos alunos que concluíram o curso de Rádio e TV, como também máquinas pesadas, promovidos pela Secretaria de Indústria, Comercio e Capacitação, que tem como titular Mario de Lucila. A solenidade contou com a presença do Prefeito Hélio (um dos apoiadores do projeto) e demais autoridades.

O curso foi ministrado pelo SINTERT-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão do Rio Grande do Norte). Naquela noite foi dado um grande passo na área de comunicação em Guamaré, graças às pessoas que acreditaram e lutaram para o que esse sonho se tornasse uma realidade.

O Blog Ponto Crítico entrevistou o idealizador desse projeto, o poeta e escritor Gonzaga Filho. Leia a entrevista.



PONTO CRÍTICO: Como se deu a iniciativa?
GONZAGA FILHO: Era um sonho meu de muito anos conseguir a chamada DRT (Qualificação Profissional junto ao Ministério de Trabalho), então comecei a pesquisar na Internet como conseguir este registro. Pesquisando, encontrei dois sites que davam este registro, um era da ABLAP e o outro era da FITERT - Federação Nacional dos Trabalhadores em Rádio e Televisão. Entrei no site da FITERT e encontrei o site do SINTERT-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e Televisão do Rio Grande do Norte), encontrei telefone e a página do Facebook. A partir daí, entrei em contato com o Presidente do SINTERT-RN, Jailson Gomes e ele me falou que teria um encontro com os radialistas aqui da região, no mês de Setembro/2013, na Pizzaria Arte e Delícia, de Eduardo Carlos em Macau. Liguei para Eduardo Carlos perguntando se o pessoal de Guamaré poderia participar e ele deu o sinal verde. Então convidei o pessoal: Moacir, Everton, Ivanilson, Edilmar, Gerson, Arimatéia, Mário de Lucila... Fomos e conseguir falar com o presidente do Sindicato, Jailson Gomes. Falei da intenção de trazer o curso para Guamaré e ele me falou que somente era possível se eu conseguisse levar 30 alunos para a sala de aula e eu disse que conseguiria. Logo ao chegar a Guamaré, no outro dia procurei o prefeito Hélio e levei o projeto do curso a ele e ele deu carta branca, chamou Mário de Lucila e disse que a Secretaria de Capacitação se encarregasse do curso e o curso se iniciou no dia 03 de Fevereiro e Terminou no dia 19 de Março de 2014, sendo a entrega dos certificados no dia 20/03.

PONTO CRÍTICO: Quantos alunos participaram e concluíram o curso?
GONZAGA FILHO: De início tínhamos em sala de aula 30 alunos, mas com o decorrer do curso restaram somente 26 alunos e esses é que concluíram e foram certificados.

PONTO CRÍTICO: Quantos dias de aulas ou quantidade de horas do curso?
GONZAGA FILHO: 06 semanas de aulas. 30 dias de aulas. 90 horas/aula.

PONTO CRÍTICO: Qual foram os módulos aplicados durante o curso?
GONZAGA FILHO:
* Psicologia da Comunicação (Psicóloga Jéssyca Medeiros)
* Fonoaudiologia (Fonoaudióloga Fernanda Diomedes)
* Novas Mídias (Jandson Máximo)
* Arte da Comunicação (Ranilson Oliveira)
* Língua Portuguesa/Língua Inglesa (Gonzaga Filho)
* Técnicas de Áudio (Jair Bala)
* Técnicas de Televisão (Nelson Barros)
* Técnicas de Locução (Rui Ricardo)

PONTO CRÍTICO: Como vai se dar o acesso ao registro no órgão oficial?
GONZAGA FILHO: Através do SINTERT-RN. O que já está sendo feito. Já está se dando entrada na Delegacia Regional do Trabalho em Natal (Ribeira), o pedido de homologação dos registros profissionais dos 26 formandos guamareenses.
 
IMAGEM: Marcos Fonseca
PONTO CRÍTICO: Qual vai ser aplicabilidade do formando no futuro?
GONZAGA FILHO: Muitos irão ser aproveitados no próprio município, com a criação de mais uma emissora de Rádio FM e a implantação de uma emissora de TV, que já está sendo planejada e já conta com apoio de alguns profissionais de Natal. Alguns continuarão na FM local e outros irão tentar a sorte em outra cidade, pois o registro profissional é nacional e só depende de cada um alçar o seu próprio voo. Ao concluir o Curso de Qualificação Profissional em Rádio e Televisão, ministrado pelo SINTERT-RN, todos deixaram de ser cidadãos provincianos e tornaram-se cidadãos do mundo, pois a comunicação desconhece qualquer barreira geográfica.

(***) FONTE: Blog Ponto Crítico


2 comentários:

Anônimo disse...

bem como ainda nao tem nenhum comentario,permita-me ser o primeiro.li a matéria pois estou interessado em fazer este curso de locutor.estou pesquisando na net e vou em frente. é isto obrigado.

Educador - D.Ferraz disse...

Recomendo
O Curso é de Qualificado mesmo!
Os Professores, são grandes profissionais de anos de conhecimento.
Estes dias recebi minha carteira de Radialista, fazemos parte desta nação de Comunicação. Parabéns amigo Gonzaga Filho.