terça-feira, 3 de março de 2015

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO: E SE 13 FOR MAIOR DO QUE O 15?



Por: Fábio Lau

As duas manifestações marcadas para os dias 13 e 15 de março, por razões antagônicas, tem tudo para se confrontar a partir do dia 16, segunda-feira. A primeira recebe a chancela dos partidos de esquerda, sindicatos, centrais sindicais e estudantes ligados às entidades organizadas e principalmente petroleiros. A segunda... Bom, a segunda é uma incógnita.

Além do diretor da Globo, Erick Bretas, responsável pelas mídias digitais, nenhum outro líder de massa confirmou presença. Um dos organizadores, Enio Mainardi, pai do colunista do programa Manhattan Connection, Diogo Mainardi, abrigado na Globonews, pede que os milicos compareçam à manifestação e de lá já saiam direto para o Palácio do Planalto. Para sucederem Dilma, naturalmente.

Claro que é uma piada. Mas não se iluda. Os defensores do golpe irão. E muitos. Basta lembrar que historicamente sempre houve espaço para um carregador de caixa em qualquer estrutura elitista de poder. Os serviçais do processo estarão a postos para engrossar o coro (no domingo, na orla de Copacabana) dos insatisfeitos com os rumos do governo e para pedir a volta dos militares - que é, na essência, o que o "organizador" Enio Mainardi pede na sua rede social (saiba mais).

E, embora nos blogs conservadores e colunas da mídia corporativa a turma que defende o golpe militar faça poses diplomáticas e até se diga contrária ao impeachment, é fato que gostam de ver os pittbulls correrem na frente para amedrontar o eleitorado de esquerda. São voluntariosos, abnegados e na última manifestação, em frente à ABI, usaram soco inglês para declinar suas ideias e projetos para um improvável novo governo.

O caso registrado por um cinegrafista amador, em Chapecó, Santa Catarina, no último sábado, é simbólico (veja aqui). Ali, um "manifestante" invadiu o apartamento onde residem duas mulheres para recolher da varanda bandeiras do MST e do PC do B. Não o fez porque as mulheres o enfrentaram, o fizeram sair e denunciaram à polícia. Mas na rua, conforme mostra o vídeo, dezenas de manifestantes estimulavam o crime pedindo para que o invasor roubasse as bandeiras. Ele fez mais: xingou e agrediu as mulheres. Sinal dos tempos.

A truculência tem ganhado espaço no Brasil. Aqui em Conexão você vê um vídeo (clique aqui) onde o ator pornô Alexandre Frota relata com detalhes o estupro praticado por ele contra uma mulher. E a plateia ri.


Caso o dia 13 se mostre forte, o 15 tentará superá-lo. Com menos estrelas, é verdade. Contará com o apoio distante de gente sem coragem de se deixar fotografar entre os golpistas e seus argumentos frágeis, gente que tenta anular o resultado da eleição realizada há seis meses. Mas, se considerarmos que 13 será maior do que 15, um recado estará dado. E sua leitura caberá a quem saiba ler nas entrelinhas.

Nenhum comentário: