sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Bancários Entrarão em Greve na Próxima Quarta-Feira

Os bancários do RN vão entrar em greve a partir da quarta-feira (29). A decisão unânime foi aprovada durante a assembleia da categoria realizada na noite de ontem. A paralisação, de alcance nacional, acontecerá porque os bancários não aceitaram a proposta de reajuste salarial de 4,29%, apresentada, na última quarta-feira, pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

“Na próxima terça-feira (28) teremos uma assembleia para ratificar a decisão pela greve que vai atingir tanto os bancos públicos como os privados. E o movimento não é só aqui no Rio Grande do Norte, é no Brasil todo”, disse a coordenadora geral do Sindicato dos Bancários do RN, Marta Turra.

As negociações estão acontecendo desde o dia 10 de agosto, quando os bancários apresentaram a proposta de reajuste de 24%, que de acordo com o diretor financeiro do Sindicato,  Eduardo Xavier, é o percentual necessário para a recuperação dos salários dos bancos privados.  “Nos bancos públicos as perdas chegam a 100%, enquanto apenas no 1º semestre deste ano os bancos lucraram mais de 40%”, disse Eduardo.

De acordo com o diretor do Sindicato, a proposta da Fenaban não cobre, sequer, a inflação deste período. “A inflação durante o período desde o Plano Real é de 4,86%. Se aceitarmos esta proposta da Fenaban ficamos com uma perda acumulada de 0,57%”, explicou o diretor Eduardo Xavier.

Além de um reajuste de 24%, a categoria reivindica a reposição integral das perdas acumuladas do Plano Real, isonomia entre funcionários novos e antigos, fim do assédio moral nas agências e uma participação no lucro dos bancos justa e linear para todos os bancários.

Nenhum comentário: