sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PESQUISAS: Eleições do Rio Grande do Norte

GOVERNADOR:
Dez dias após o presidente Lula começar a aparecer no programa da coligação “Vitória do Povo”, pedindo votos para o candidato à reeleição Iberê Ferreira de Souza (PSB), a quinta rodada de pesquisa Ibope para as Eleições 2010 no Rio Grande do Norte, contratada pela InterTV Cabugi e divulgada na noite de ontem, apontou um crescimento de 6% na preferência pelo atual governador, em relação ao levantamento anterior, e uma redução de quatro pontos na vantagem de Rosalba Ciarlini (DEM) sobre os adversários dela. Ainda assim, a candidata seria eleita no primeiro turno, com 55% dos votos válidos. 
Rosalba obteve a preferência de 49% dos entrevistados, queda de apenas 1% em relação à pesquisa Ibope divulgada em 11 de setembro. O atual percentual garante à representante da coligação “A Força da União” 10 pontos percentuais a mais que a soma de todos os outros candidatos. Iberê subiu, desde o último levantamento, de 23% para 29% nas preferências, porém Carlos Eduardo Alves (PDT) oscilou de 12% para 9%. E se na última pesquisa Roberto Ronconi (PTC) marcou 1%, desta vez o único a pontuar entre os “candidatos nanicos” foi Sandro Pimentel (PSOL), também com 1%.

SENADO: A pesquisa InterTV Cabugi/Ibope para o Senado não revelou mudanças substancial no quadro apontado pelo mesmo instituto há 11 dias, quando foi divulgada a pesquisa Sinduscon/Ibope. O senador Garibaldi Filho (PMDB) continua com 60%. O segundo colocado é o senador José Agripino Maia (DEM) com 58%. A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) aparece com 37% e o ex-vereador Hugo Manso (PT) está com 6%.

PRESIDÊNCIA:
A pesquisa InterTV Cabugi / Ibope mostrou que a candidata Dilma Rousseff (PT) lidera a preferência do eleitorado do Rio Grande do Norte com maioria de 17 pontos percentuais sobre o candidato José Serra (PSDB). A petista está com 55%, enquanto o tucano com 28%. A senadora Marina Silva (PV) aparece com 9%. Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Zé Maria (PSTU) e Plínio Arruda (PSOL) não pontuaram.  No comparativo da pesquisa divulgada ontem com a Sinduscon/Ibope do dia 11 de setembro, Dilma Rousseff caiu 3 pontos percentuais e José Serra cresceu 4 pontos. Já Marina Silva oscilou de 8% para os atuais 9%.

Nenhum comentário: