Apostando na
diversificação de serviços para atender a população, a Secretaria Estadual de
Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), comemora o sucesso de sua mais
recente ferramenta, o “Disk Denúncia 181″ (84 8149-9906), que funciona através
do aplicativo Whatsapp e já recebeu quatro mil denúncias em apenas 16 dias de
funcionamento.
O número
corresponde a uma média de 250 mensagens por dia. Apesar da grande quantidade
de chamadas, nenhuma das ocorrências fica reprimida, pois ao serem armazenadas
todas são documentadas e encaminhadas para os setores competentes. Um dos
principais diferenciais da ferramenta é a facilidade com a qual a polícia
passou a receber imagens, vídeos e coordenadas geográficas das ocorrências.
No momento
da denúncia, mesmo que a informação não seja respondida de imediato, as
informações são armazenadas facilitando o trabalho dos colaboradores que foram
capacitados para lidar com as demandas acumuladas. Outro aspecto positivo é
questão da acessibilidade, pois pessoas com problemas auditivos, ou
fonoauditivos podem também fazer denúncias por meio de um telefone que disponha
da ferramenta. O Whatsapp do “Disk Denúncia 181″ funciona da mesma forma que
via telefone, porém a linha não poderá ser utilizada para receber chamadas,
cujas denúncias serão feitas apenas por meio do aplicativo e a privacidade do
denunciante será mantida em sigilo.
O secretário
estadual de Segurança, Eliéser Girão Monteiro, elogiou a marca e mostra que “a
população está ajudando cada vez mais a Segurança Pública de forma ativa. Assim
podemos tirar de circulação armas, drogas e criminosos. Contamos cada vez mais
com esta participação”, destacou.
Em
entrevista recente ao Jornal de Hoje, Eliéser Girão destacou a importância da
participação da população na hora de denunciar os crimes, seja por telefone ou
pela ferramenta online. “Pelo Disk Denúncia a população pode denunciar qualquer
crime. Muita gente não liga com medo. Mas o Disque Denúncia a pessoa não
precisa se identificar. Ela fica totalmente anônima”, disse o secretário, que
ainda completou. “O Disk Denúncia tem nos ajudado bastante. Já fizemos diversas
abordagens por denúncias que recebemos através desse serviço. A maioria das
ligações são relacionadas ao consumo ou tráfico de drogas”.
Outra
alternativa virtual que existe na Sesed e poucas pessoas conhecem é a Delegacia
Virtual. Criada em 2009, ela atende à ocorrências de perda de objetos e
documentos. “O cidadão entra no sistema, preenche todos os dados e coloca qual
tipo de ocorrência que ele quer registrar. Essa solicitação é enviada para
Delegacia do Cidadão. Lá, o policial recebe, verifica se está tudo certo.
Então, envia um protocolo para o email da pessoa. Temos trabalhado para que
esse BO fique pronto em uma hora, mas, no máximo, em 24 horas, ele estará
pronto. Aí, é só o cidadão imprimir”, destacou Theobaldo De Siqueira, analista
de sistema da Polícia Civil (PC) do RN. “Se não for de competência da DA, a
pessoa saberá quando entrar no sistema com o número de protocolo”, completou. A
população pode acessar a Delegacia Virtual através do endereço
www.policiacivil.rn.gov.br.
Como o Rio
Grande do Norte, principalmente Natal e Região Metropolitana, é um Estado com
grande fluxo de turistas, a DA também está disponível em inglês, espanhol e
francês. “Até damos uma prioridade quando o caso é de algum turista, pois se
esse turista for viajar e não estiver com o documento de identificação, ele não
vai conseguir embarcar”, finalizou Theobaldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário