segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

DISK DENÚNCIA “ONLINE” DA SESED RECEBE PELO MENOS 250 MENSAGENS POR DIA


Apostando na diversificação de serviços para atender a população, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), comemora o sucesso de sua mais recente ferramenta, o “Disk Denúncia 181″ (84 8149-9906), que funciona através do aplicativo Whatsapp e já recebeu quatro mil denúncias em apenas 16 dias de funcionamento.

O número corresponde a uma média de 250 mensagens por dia. Apesar da grande quantidade de chamadas, nenhuma das ocorrências fica reprimida, pois ao serem armazenadas todas são documentadas e encaminhadas para os setores competentes. Um dos principais diferenciais da ferramenta é a facilidade com a qual a polícia passou a receber imagens, vídeos e coordenadas geográficas das ocorrências.

No momento da denúncia, mesmo que a informação não seja respondida de imediato, as informações são armazenadas facilitando o trabalho dos colaboradores que foram capacitados para lidar com as demandas acumuladas. Outro aspecto positivo é questão da acessibilidade, pois pessoas com problemas auditivos, ou fonoauditivos podem também fazer denúncias por meio de um telefone que disponha da ferramenta. O Whatsapp do “Disk Denúncia 181″ funciona da mesma forma que via telefone, porém a linha não poderá ser utilizada para receber chamadas, cujas denúncias serão feitas apenas por meio do aplicativo e a privacidade do denunciante será mantida em sigilo.

O secretário estadual de Segurança, Eliéser Girão Monteiro, elogiou a marca e mostra que “a população está ajudando cada vez mais a Segurança Pública de forma ativa. Assim podemos tirar de circulação armas, drogas e criminosos. Contamos cada vez mais com esta participação”, destacou.

Em entrevista recente ao Jornal de Hoje, Eliéser Girão destacou a importância da participação da população na hora de denunciar os crimes, seja por telefone ou pela ferramenta online. “Pelo Disk Denúncia a população pode denunciar qualquer crime. Muita gente não liga com medo. Mas o Disque Denúncia a pessoa não precisa se identificar. Ela fica totalmente anônima”, disse o secretário, que ainda completou. “O Disk Denúncia tem nos ajudado bastante. Já fizemos diversas abordagens por denúncias que recebemos através desse serviço. A maioria das ligações são relacionadas ao consumo ou tráfico de drogas”.

Outra alternativa virtual que existe na Sesed e poucas pessoas conhecem é a Delegacia Virtual. Criada em 2009, ela atende à ocorrências de perda de objetos e documentos. “O cidadão entra no sistema, preenche todos os dados e coloca qual tipo de ocorrência que ele quer registrar. Essa solicitação é enviada para Delegacia do Cidadão. Lá, o policial recebe, verifica se está tudo certo. Então, envia um protocolo para o email da pessoa. Temos trabalhado para que esse BO fique pronto em uma hora, mas, no máximo, em 24 horas, ele estará pronto. Aí, é só o cidadão imprimir”, destacou Theobaldo De Siqueira, analista de sistema da Polícia Civil (PC) do RN. “Se não for de competência da DA, a pessoa saberá quando entrar no sistema com o número de protocolo”, completou. A população pode acessar a Delegacia Virtual através do endereço www.policiacivil.rn.gov.br.

Como o Rio Grande do Norte, principalmente Natal e Região Metropolitana, é um Estado com grande fluxo de turistas, a DA também está disponível em inglês, espanhol e francês. “Até damos uma prioridade quando o caso é de algum turista, pois se esse turista for viajar e não estiver com o documento de identificação, ele não vai conseguir embarcar”, finalizou Theobaldo.


(***) FONTE: Jornal de Hoje

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