Jovens entre 18 e 29 anos levarão para suas comunidades carentes, que apresentam baixo IDH e Ideb, o acesso ao livro e à leitura, em 43 municípios, inicialmente, do Rio Grande do Norte. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado e o programa Agentes de Leitura, do Ministério da Cultura, numa ação de pactuação federativa, na qual União, Estados e Municípios se juntam para a efetivação do projeto.
Serão investidos em 2012, R$ 3 milhões de reais, dos quais um terço é contrapartida do RN. Cada um dos 250 agentes de leitura que serão capacitados em fevereiro do próximo ano receberá uma bolsa de R$ 350, mochila, 100 livros, uma bicicleta e serão responsáveis por incentivar, de casa em casa, 25 famílias.
O programa, inicialmente, contemplará 16 mil famílias do Rio Grande do Norte. "Esse é um programa que é importante para a pessoa, para a formação e para a cidadania. Fico extremamente empolgada com sua efetivação no Rio Grande do Norte porque esse programa vai desbravar mentes e corações", afirmou a governadora Rosalba Ciarlini, em seu discurso de lançamento do Agentes de Leitura, na manhã desta segunda-feira (12), no Auditório da Governadoria.
Estava presente também na solenidade o diretor nacional do Livro, Leitura e Literatura do Minc, e coordenador nacional do programa Agentes de Leitura, Fabiano Santos, um curraisnovense que se orgulha de, finalmente, o programa estar chegando ao RN. Ele informou que o projeto piloto ocorreu no Ceará, a partir de 2005. No Ceará, nos 70 municípios por onde o programa passou, notou-se claramente uma melhoria no rendimento escolar das crianças e jovens que participaram das ações.
Divulgação/Governo do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário