quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PREVIDÊNCIA É FRAUDADA TODOS OS DIAS, ADMITE GARIBALDI



Deu no Valor Econômico:
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, admitiu nesta terça-feira que a pasta é fraudada diariamente. “As fraudes não são só ilegais, são também legais, e essas são as piores, porque são feitas escancaradamente”, disse o ministro durante encontro com empresários em São Paulo.
A afirmação refere-se à constatação de que muitos familiares realizam uma única contribuição à Previdência Social quando percebem que seu parente está prestes a falecer. “Ao morrer o cidadão deixa uma pensão [para os familiares] para a vida inteira”, observou o ministro, classificando o sistema de pensões no Brasil como “uma esculhambação”. Por ano, de acordo com Garibaldi, as pensões custam ao país R$ 46 bilhões de reais.
Apesar de todas as deficiências, o ministro afirmou que Previdência Social tem condições de continuar gerindo recursos. “Está sendo gasto cada vez menos com a máquina administrativa. A Previdência tem um bom planejamento estratégico”, ressaltou Garibaldi. “O que falta é coragem para enfrentar as mazelas”, acrescentou, enfatizando a necessidade de aprovação da reforma no modelo de previdência dos servidores públicos, que tramita no Congresso.

Nenhum comentário: