segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DEPUTADOS ESTADUAIS TERÃO DIREITO A 21 INDICAÇÕES DE CARGOS NA AL

Os novos deputados estaduais eleitos agora em 3 de outubro vão poder nomear 21 pessoas para os seus gabinetes. O cálculo é de uma fonte que já trabalhou na assessoria a um parlamentar. O número de pessoas a serem indicadas por cada parlamentar, evidentemente, cresce na proporção do prestígio que ele tiver na ou com a Mesa Diretora. Nesta situação, os limites extrapolam o gabinete individual do parlamentar. Há cargos de confiança para preenchimento nos vários departamentos que integram a Assembleia Legislativa.

 A governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) assume um novo compromisso público: deixar o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), à vontade para conduzir o processo de sua sucessão no comando da Casa. Não há razões para duvidar da palavra da futura governadora. Mas, se o compromisso for cumprido, será um caso inédito em que um(a) chefe do Executivo estadual abre mão de influir num processo de repercussões políticas tão importantes.

De toda forma, a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa será uma das primeiras oportunidades mais relevantes que Rosalba e Robinson terão para mostrar o nível de afinação no início de governo. A definição dos espaços que caberão ao futuro vice-governador na "gestão rosa" será outro teste do gênero.

Nenhum comentário: