terça-feira, 12 de outubro de 2010

LÍDER DOS MINEIROS NO CHILE SERÁ O ÚLTIMO A SAIR

O drama dos homens presos em uma mina no norte do Chile começa a terminar à 0h desta quarta-feira. Está previsto para esse horário o início da retirada dos trabalhadores, que não veem a luz do sol há mais de dois meses. Mas, para um deles, a espera será maior: Luis Urzúa, de 54 anos, líder do grupo de 33 homens, será o último a sair.

Os mineiros sairão um a um, em uma operação que pode demorar dois dias para ser concluída.
Um membro da equipe que coordena o resgate resumiu nesta segunda-feira (11) a situação ao jornal chileno El Mercurio.
- Ao final, sairá o chefe, o trabalhador com maior hierarquia. Como nos barcos, o capitão é o último a sair.

Logo antes dele, sairão os mineiros Pedro Cortez e Ariel Ticona, 31º e 32º a serem retirados, respectivamente, da mina San José. A estada prolongada em relação aos demais se deve, no caso deles, à habilidade para trabalhar com as redes de telecomunicações, o que vai ajudar no resgate dos demais.

Segundo o El Mercurio, os mineiros chegaram a fazer um sorteio para definir a ordem de saída. Mas ela não terá muito peso no final. A princípio, deixará a mina um grupo de cinco mineiros considerados mais “hábeis”. Depois, saem os doentes. E, por fim, os demais trabalhadores.

Uma fonte responsável pelo resgate explicou ao jornal chileno o que pesou na decisão.
- Aqui, serão considerados fatores técnicos, médicos e políticos.
Talvez por esse último critério, o primeiro a sair será o boliviano Carlos Mamani, de 23 anos, único estrangeiro da equipe. À sua espera, na superfície, estarão não somente familiares, mas o próprio presidente da Bolívia, Evo Morales. O presidente do Chile, Sebastián Piñera, também presenciará o resgate.

Operação começa com descida de quatro membros do resgate

O ministro da Mineração do Chile, Laurence Goldborne, disse ao jornal La Tercera que a cápsula que levará os trabalhadores à superfície chegou nesta segunda-feira ao abrigo onde eles estão – após atravessar o túnel escavado por uma das três máquinas instaladas para fazer esse trabalho. Ele se disse confiante na segurança da operação.
- Os resultados foram muito promissores, muito positivos. A cápsula se comporta muito bem dentro do duto, se adapta ao deslocamento [...], não existe movimento nem bamboleio.

A operação começará com a descida de quatro membros da equipe de resgate à mina, dois deles profissionais da área de mineração e dois enfermeiros.
Ele informou também que uma segunda máquina perfuradora está concluindo um outro túnel. Isso ajudará a obter uma saída alternativa, caso haja imprevistos.

O drama dos mineiros começou no último dia 5 de agosto, quando houve desabamentos na mina San José, em Copiapó, 800 km ao norte de Santiago. Eles estão a uma profundidade de cerca de 700 metros.

Nenhum comentário: