AMARILDO – A GAZETA |
Na última semana o Jornal Nacional da TV Globo divulgou importantes matérias a respeito do uso de agrotóxicos no Brasil.
O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do planeta, realidade por demais assustadora, tendo em vista que os agrotóxicos são apontados como um dos maiores causadores de câncer e leucemia, responsável por 20.000 óbitos por ano nos países em desenvolvimento, segundo a
Organização Mundial de Saúde. Ademais, pela facilidade de aquisição do produto, a ingestão de agrotóxicos é o método mais comum de suicídio, respondendo por um terço desse tipo de mortes, predominantemente na Ásia, África, América Central e do Sul. Os casos fatais são altos, particularmente em áreas rurais.
O risco agrava-se porque se sabe que, infelizmente, nas lavouras brasileiras são usados pelo menos dez produtos proscritos na União Europeia e nos Estados Unidos. A informação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com base em dados da Organização das Nações Unidas e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Exames laboratoriais procedidos pela ANVISA comprovaram a presença desses cancerígenos em abacaxi, alface, arroz, batata, cebola, cenoura, laranja, mamão, morango, pimentão, repolho, tomate e uva. O pimentão liderou o grupo contaminado.
Estudos em laboratório demonstram que essa substância química pode causar malformações fetais, em especial a hidrocefalia. Os graves efeitos contra a saúde humana chegam ao risco de aborto, danos no sistema reprodutivo, à pele, pulmões, visão, fígado e rins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário