quinta-feira, 10 de maio de 2012

INCA PREVÊ MAIS DE 2 MIL INCIDÊNCIAS DE CÂNCER DE PRÓSTATA NO RN PARA 2012



Na perspectiva de combater o câncer de próstata, o Brasil liberou a comercialização de uma nova droga, que visa controlar a doença gerando o menor índice de efeitos colaterais possível: a abiraterona. O oncologista Glauber Moreira Leitão, especialista do Hospital do Câncer de Pernambuco, fará um treinamento hoje, em Natal, no intuito de capacitar os médicos locais para o uso do medicamento. A intenção é proporcionar um tratamento com maior controle da dor, redução de fadiga e mais qualidade de vida para os pacientes.
Só no Rio Grande do Norte, são previstos novos 2.310 casos de câncer de próstata em 2012. O câncer de próstata ocorre principalmente na maturidade e 75% dos casos são diagnosticados em homens de mais de 65 anos. Estima-se que, a partir dos 50 anos de idade, 30% dos homens desenvolvem câncer de próstata. Depois dos 80 anos, o índice aumenta para 50%.
Segundo Glauber Leitão, os números no RN seguem a previsão da realidade mundial. “O câncer de próstata é o segundo que mais acomete os homens de todo o mundo. Só perde para o câncer de pele. Há uma incidência maior com o envelhecimento. Como a população do Brasil está envelhecendo, a expectativa é de aumento da incidência. É o caso também do Rio Grande do Norte”, avaliou.

Nenhum comentário: