sexta-feira, 18 de maio de 2012

ESTUDO INDICA QUE INJEÇÕES DE TESTOSTERONA PODEM AJUDAR HOMENS A PERDER PESO


Homens com mais de 60 anos que receberam o tratamento
perderam 16 quilos, em média, em cinco anos

Homens mais velhos com níveis baixos de testosterona podem perder peso tomando suplementos de hormônio masculino, revelou um estudo apresentado nesta quarta-feira no Congresso Europeu de Obesidade em Lyon, na França. De acordo com a pesquisa, após cinco anos recebendo o hormônio, os indivíduos, que não tinham quantidades suficientes de testosterona no organismo, perderam, em média, 16 quilos.

"Aumentar a testosterona para níveis normais reduziu o peso corporal, a circunferência abdominal e a pressão sanguínea, além de melhorar os perfis metabólicos", ressaltou um comunicado sobre a pesquisa, chefiada por Farid Saad, da gigante farmacêutica alemã Bayer.
Ao todo, 115 homens de 61 anos de idade e com produção insuficiente de testosterona receberam injeções do hormônio. Após cinco anos, eles perderam, em média, 16 quilos e tiveram uma redução na circunferência abdominal de 107 para 98 centímetros. Segundo os autores do estudo, as melhorias foram progressivas ao longo do período da pesquisa.
Cautela — A testosterona, hormônio esteroide secretado pelos testículos do homem e, em menor quantidade, pelos ovários da mulher, afeta o desenvolvimento cerebral e o comportamento sexual, e tem sido vinculado por alguns pesquisadores ao câncer de próstata e a doenças cardíacas. "Níveis de testosterona aumentados melhoram a energia e a motivação para se fazer exercícios físicos e movimentos em geral; a testosterona também aumenta a massa corporal magra, dando mais energia aos pacientes", escreveram os autores no comunicado sobre o trabalho.

No entanto, alguns especialistas pedem cautela em relação aos resultados. "É bem possível que um medicamento que melhora o humor de pessoas de meia idade ao longo de um período de tempo provavelmente as torne mais ativas e as ajude a perder um pouco de peso, mas a testosterona é uma droga séria e traz sérios efeitos para a saúde", afirmou Sanjay Kinra, especialista em obesidade e pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.
Para Kinra, há "centenas de coisas lá fora" que poderiam fazer as pessoas perderem peso em curto prazo, mas apenas uma mudança no estilo de vida asseguraria que se mantenham magras. "Como tratamento em massa para a obesidade, ela (a testosterona) não é significativa porque não se trocaria o risco de desenvolver câncer de próstata ou doença cardíaca por um pouco de perda de peso, que não será duradoura de qualquer forma, e só se manterá no período em que se estiver tomando testosterona", diz.

Nenhum comentário: