sábado, 27 de dezembro de 2014

O II ENCONTRO DOS ESCRITORES DE GUAMARÉ ACONTECEU NO CLUBE MUNICIPAL NA PRAIA ARATUÁ


No dia 18 de Dezembro de 2104, às 16h00 aconteceu o II Encontro dos Escritores de Guamaré, no Clube Municipal na Praia Aratuá. O evento aconteceu com a participação dos escritores guamareenses: Maria Jandir Candéas, Gonzaga Filho, Iruvane Miranda, Francisco de Bethânia, Samara Gadelha e os convidados, escritor/poeta natalense Nelson Rodrigues e o músico Arcésio Andrade, dono de belas composições.


Com a intermediação da pedagoga/coordenadora cultural da Sec. Mun. de Educação Geovânia, a presença da subsecretária de educação Goretti Dias, o poeta natalense Nelson Rodrigues fez sua fala de abertura do evento dando início assim ao II Encontro de Escritores de Guamaré.




A escritora/historiadora Maria Jandir Candéas falou da importância do evento e do prazer que sentiu em escrever os seus três livros resgatando a história do município de Guamaré.




Logo em seguida, a escritora Samara Gadelha de Miranda falou sobre o seu livro “Índice Onomástico”, ressaltando o seu trabalho de pesquisa em busca de novos sobrenomes e falando que em breve virão algumas novidades em seu trabalho literário.



O poeta Gonzaga Filho falou sobre o início de sua carreira como escritor, como se inspira para escrever as suas poesias e que espera que a cultura guamareense seja mais valorizada pelas autoridades e também pelo povo de uma forma geral.



A poetisa Iruvane Miranda declamou uma das suas mais novas criações poéticas e é sabido que em breve ela estará lançando o seu mais novo livro de poesias.



O poeta cordelista Francisco de Bethânia declamou um dos seus cordéis, um maravilhoso trabalho falando sobre a educação, tendo como fundo musical a viola caipira do músico Arcésio Andrade.



Houve interação do público presente, que pôde fazer perguntas aos escritores e até mesmo discordar da opinião emitida por algum. Houve aplausos do público e agradecimentos por parte de todos os escritores guamareense que estavam presente ao evento.




Tivemos a presença do Secretário Municipal de Turismo de Guamaré, o senhor Wellington Paim, como também do dono de um dos mais conhecidos sebos de livros e galeria de artes, Balalaika.



Esperamos que o próximo ano, tenhamos mais escritores guamareenses participando do III Encontro dos Escritores de Guamaré, pois o nosso município é rico em cultura e temos grandes talentos que afloram no mundo da poesia, contos e romances.


Parabéns a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guamaré por tão belo evento, nas pessoas da Secretária de Educação Iracema Morais, Subsecretária Goretti Dias, Geovânia, Ana Borges e Cristina Barbalho.


Um comentário:

GG disse...

Parabéns Gonzaga pela iniciativa