sábado, 19 de novembro de 2011

BRASIL NÃO TEM ATUALMENTE UM PLANO EFICAZ PARA CONTER VAZAMENTO DE PETRÓLEO NO MAR


O Brasil não tem, atualmente, um plano eficaz de contenção de vazamento de petróleo em alto-mar, como o que aconteceu há dez dias no Campo de Frade, na Bacia de Campos, explorado pela norte-americana Chevron, disse hoje (18) o professor Segen Estefen, diretor de Tecnologia e Inovação da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe).
O professor propôs que o governo aproveite o pessoal especializado e os recursos tecnológicos da Coppe para desenvolver um plano de contenção de vazamento.
Para o professor, um vazamento de petróleo não é algo fora do comum e pode acontecer. O fundamental, segundo ele, é que o país esteja preparado para lidar com esse tipo de problema.

Ao comentar os danos causados pelo vazamento de petróleo ao meio ambiente da região atingida pelo óleo, Estefen disse que o fato dele ter ocorrido longe da costa não deverá causar um grande impacto ao ambiente marinho.  A preocupação do professor, no entanto, é com a continuidade do vazamento e com o volume de óleo que está escapando pela fenda do poço.

(***) Nota do Blog: E ainda se fala em exploração do Pré-Sal em águas profundas com 5,5 mil metros de profundidade, se não existe um programa para evitar e resolver os problemas em águas mais rasas... Sei não, viu!

Nenhum comentário: