sábado, 19 de novembro de 2011

FLIPIPA É POESIA EM ROTAÇÃO




O movimento de pessoas interessadas em saber o que pensam e o que sentem aqueles que escrevem e publicam livros, mudou a paisagem da paradisíaca praia da Pipa, em Tibau do Sul, onde a literatura e as ideias em torno dela norteiam a terceira edição do Festival Literário da Pipa.

Em cartaz desde a última quinta-feira (17), o evento encerra sua programação neste sábado com os dois pés fincados na poesia e de mãos dadas com o romance. A Tenda dos Autores, marco zero do Flipipa, abre as portas na terceira noite para debates sobre a relação entre telenovelas e literatura; as várias formas de enxergar e sentir a poesia e a narrativa de tonalidade urbana.
O poeta carioca Carlito Azevedo
O poeta carioca Carlito Azevedo, que integra a segunda mesa de hoje ao lado da professora Ana de Santana, adiantou como será sua abordagem diante do tema "Poesia: modo de sentir", título do debate marcado para logo mais às 19h30: "A poesia, em geral, é analisada de forma hermética, difícil, e muitas vezes a poesia é vista como algo inútil. Defendo a corrente de pensamento que encara a questão poética pelo prisma emocional, que compreende que antes da técnica e da escolha das palavras vem o contato coração-coração (autor-leitor), o sentimento e a mensagem", esclarece.

Além dos debates, a programação de hoje também inclui a já tradicional Caminhada Literária (3km), que sai às 16h da avenida principal da Pipa e segue até o Spa da Alma; os finalmente das oficinas Cata-Lendas e Narrativas Poéticas; lançamentos e sessão de autógrafos; exibição de filmes; ensaios fotográficos; contação de histórias e sarau musical com Camila Masiso e Diogo Guanabara.

Nenhum comentário: