Participei da Audiência Pública da LOA – 2012 e vi e ouvi que pouco ou quase nada se falou em investimento na CULTURA do nosso município.
O que eu vejo atualmente, é que a palavra CULTURA é apenas uma palavra solta ao vento e que não é dado o real significado de uma palavra tão importante no desenvolvimento da humanidade em si.
Guamaré é um celeiro de talentos que vivem no mais completo anonimato, por não existir uma politica voltada para a CULTURA.
Nós temos em nosso município, pessoas que tem talento na arte de interpretar como os atores do Instituto Sócio Cultural, pessoas incentivadoras da cultura popular como Maria de Pipoqueiro e Manoel Barata; temos escritores que não tem condição financeira para bancar a publicação de seus livros e por isso vive nas sombras, temos poetas, contistas, romancistas e temos poetizas como Iruvane Miranda, IZApoetIZA Morais, temos artistas plásticos com belos trabalhos, quadros pintados magistralmente como os da professora de arte Gardênia, do Projeto Criança Petrobras, que lança seus sentimentos na pintura em tela de forma harmoniosa, temos artista plástico que já expôs seus trabalhos em outros lugares e que nunca foi reconhecido em sua própria terra.
Isso sem falar nos artesãos e artesãs do nosso município que executam artes maravilhosas e tem os seus trabalhos sem divulgação e um local adequado para comercialização dos seus produtos.
A riqueza de Guamaré não está somente nos ventos infinitos e no petróleo finito, Guamaré é uma cidade rica em talentos artísticos que morrem por falta de reconhecimento. É somente participar de um evento da magnitude de uma SEMANARTE, promovido pelo Projeto Criança Petrobras para vermos a explosão de talentos no campo da música.
E o que será feito desses músicos no futuro? Trilhar o caminho de muitos, em busca de um emprego de ajudante em uma firma terceirizada no polo, pois o projeto plantou a semente transformando crianças comuns em músicos maravilhosos, mas infelizmente nunca houve em nosso município uma política voltada para a cultura.
Falta um espaço físico onde se possa ensaiar peças, repertórios musicais, realizar exposições, apresentações de teatros e servir como campo de estudo das artes.
A minha sugestão é que se crie uma emenda parlamentar para que se inclua na LOA – 2012, a construção desse espaço físico onde a cultura do nosso município possa ser valorizada e que se crie uma política de incentivo voltada para a cultura, para que assim se possa elevar o nome de Guamaré de forma honrosa e nunca da forma desprezível como foi em anos anteriores na mídia nacional.
Luiz Gonzaga de Oliveira Filho
Editor do blog Guamaré Desperta
Nenhum comentário:
Postar um comentário