Os municípios já podem tomar conhecimento das orientações sobre como solicitar recursos da Emenda de Iniciativa Popular introduzida no Orçamento Geral da União(OGU).
Ata, lista de presença e formulários devidamente preenchidos devem ser postadas via sedex pela Prefeitura Municipal e endereçadas à Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional até 10 de dezembro.
Os municípios deverão fazer opção por uma das seguintes ações da saúde:
- implantação, aparelhamento ou adequação de Unidades de Saúde;
- aquisição de unidade móvel ou academia da saúde;
- implantação de melhorias sanitárias;
- abastecimento de água;
- esgotamento sanitário; e
- manejo de resíduos sólidos e serviços de atenção às urgências e emergências na rede hospitalar.
Câmaras de Vereadores e Prefeituras Municipais devem realizar audiência pública em conjunto, com ampla divulgação e participação da sociedade.
“Essa é uma das condições exigidas para a liberação dos recursos. Os 159 municípios do Rio Grande do Norte com menos de 50 mil habitantes receberão, juntos, R$ 66,1 milhões”, diz Fátima Bezerra.
Fátima afirma que seu mandato está à disposição da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e de cada um dos municípios em particular, para acompanhar o estabelecimento dos convênios e a liberação dos recursos pelo Governo Federal.
A deputada lembra que os municípios precisam estar adimplentes e apresentarem projetos técnicos viáveis dentro das exigências do Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário