Diretor do IFRN, Lisnando Fernandes, (centro) com pesquisadores da IFSC e o Professor Leão Neto |
Na terça-feira, 22/11, pesquisadores do IFSC estiveram em Macau para uma visita às comunidades que desenvolvem atividades pesqueiras e de processamento de pescado na região.
A visita foi motivada pela realização do projeto Condições Higiênico-Sanitárias Ideais no Processamento do Pescado em Salgas Artesanais, desenvolvido pela instituição catarinense em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
O objetivo do projeto é a realização de vídeo-aulas que orientem a melhoria das condições higiênicas e de processamento artesanal de pescados. A visita a Macau deve-se ao fato de a cidade ser uma das mais importantes para a produção de pescado no país.
A Professora Soraya Kobarg Oliveira, que esteve no campus Macau do IFRN, conversou com diretores e professores do campus a respeito das pesquisas e atividades desenvolvidas pela instituição.
Ela também visitou portos e áreas de processamento de pescado na região para poder traçar um diagnóstico deste setor pesqueiro. Segundo Soraya, há uma necessidade demonstrada pela comunidade quanto às informações a respeito das condições de higiene sanitária e de como melhorar o processamento do pescado.
Outras regiões do país foram visitadas, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Bahia, por exemplo. No Rio Grande do Norte, o projeto segue até a região do Potengi e áreas de pesca próximas a Natal.
Para a professora, o papel do campus Macau – que oferece o curso de Recursos Pesqueiros e, consequentemente, trabalha diretamente com desenvolvimento da pesca e a comunidade – é fundamental para a conscientização a respeito da pesca e gestão da produção de pescado, bem como para desenvolver os potenciais humanos e amenizar problemas sociais da região.
Fonte – IFRN/Campus Macau
Nenhum comentário:
Postar um comentário