terça-feira, 1 de novembro de 2011

PRESIDENTA DILMA VISITA EX-PRESIDENTE LULA



A presidente Dilma Rousseff chegou ao Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, por volta das 18h30, de ontem, para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela foi até o hospital de helicóptero, acompanhada do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, Lula iniciou hoje o tratamento contra o câncer na laringe e de acordo com os médicos, a doença está em uma fase de desenvolvimento e não atingiu as cordas vocais do paciente.

Lula deve passar por três sessões de quimioterapia até o final deste ano e por uma de radioterapia no início de 2012.

O câncer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem na laringe é do tipo mais comum para a região. O resultado de uma biópsia feita sábado, dia 29, indicou também que a agressividade do tumor é considerada média e seu estágio de desenvolvimento é relativamente inicial.

Essas informações foram repassadas ontem (31), pela equipe médica que acompanha o ex-presidente no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Os médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz e Luiz Paulo Kowalski são os responsáveis pelo tratamento.

Kowalski explicou que o tumor do ex-presidente tem aproximadamente 3 centímetros, está em uma fase de desenvolvimento que os médicos chamam de T2 e ainda não atingiu as suas cordas vocais. Hoff disse, porém, que o tratamento a que o ex-presidente será submetido pode afetar sua voz.  “O tratamento pode deixar alguma alteração de voz”, afirmou ele, acrescentado que seria uma alteração mínima e não teria nenhum impacto para o paciente.

Por causa desse impacto, Lula também deve ter acompanhamento de fonoaudiólogos durante o tratamento do tumor. Hoff afirmou ainda que as sessões de quimioterapia também devem fazer com que o ex-presidente Lula perca temporariamente o cabelo e a barba. 

Kalil Filho, que é médico particular de Lula, disse que o ex-presidente já foi informado dos efeitos colaterais das sessões de quimioterapia e demonstrou tranquilidade. O tabagismo e o álcool são as causas mais comuns desse tipo de tumor, que atinge 16 pessoas a cada 100 mil.

Nenhum comentário: