terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

REPSOL FAZ DESCOBERTA DE PETRÓLEO NA BACIA DE CAMPOS


Descoberta se deu a 195 quilômetros da costa do Rio de Janeiro
e é o terceiro poço encontrado no Bloco

Repsol informou nesta segunda-feira a descoberta de uma grande reserva de petróleo na bacia de Campos. Descoberta se deu a 195 quilômetros do Rio de Janeiro, a 2,8 mil metros de profundidade. De acordo com a petroleira, região "contém um grande potencial de recursos de alta qualidade, com taxas excelentes de fluxo de petróleo".
O poço, denominado Pão de Açúcar, apresenta um reservatório de hidrocarbonetos com espessura de 500 metros, um dos maiores já descobertos no Brasil. O Poço Pão de Açúcar é a terceira descoberta realizada no Bloco BM-C-33, onde também se encontram os poços Seat e Gávea, este último, classificado como um dos dez maiores descobrimentos do mundo em 2011.
"Os testes de produção deram como resultado 5.000 barris de petróleo ao dia de óleo leve e 807.349 metros cúbicos por dia de gás", afirma um comunicado da Repsol YPF.
A petroleira espanhola tem 35%, junto à Sinopec, no consórcio. Petrobras tem 30% e Statoil, 35%.
Segundo a empresa, esses três poços ( Pão de Açúcar, Seat e Gávea) ratificam o elevado potencial da Bacia de Campos, que poderia confirmar a existência de um grande núcleo de hidrocarbonetos similar ao existente na Bacia de Santos (SP).

Nenhum comentário: