O rádio
alcança 90% da população do Brasil, sendo que 70% dos pesquisados utilizam o
meio como forma de entretenimento e 50% para ouvir notícia. Os dados estão no
levantamento realizado pelo Ibope Media.
A pesquisa
também apontou os hábitos dos ouvintes. A música sertaneja é a preferida da
população com 50%, seguida pela Música Popular Brasileira (MPB), com 41%.
De acordo
com os números, o brasileiro ouve rádio cerca de 3 horas e 50 minutos por dia e
a maior audiência é às 10h da manhã.
50% dos
pesquisados escutam rádio em casa, 10% no carro e 5% no trabalho. A pesquisa
mostrou os demais veículos usados simultaneamente ao rádio. A internet é a mais
usada pelos ouvintes, com 18%. Já 16% ouvem o rádio assistindo televisão, 13%
lendo jornal e 12% lendo revistas.
Com o avanço
da tecnologia, o rádio também pode ser ouvido pelo celular.
Como forma
de valorizar o meio rádio, a Abert está promovendo a campanha “Rádio FM no
Celular”, que tem como objetivo mobilizar os ouvintes a optar por aparelhos com
chip de rádio na hora da compra, além de sensibilizar a indústria sobre as
vantagens de fabricação de dispositivos móveis com o rádio FM.
Segundo
levantamento da Abert, 99% dos celulares entre R$ 300 e R$ 700 possuem rádio FM
integrado. Já os celulares com rádio que custam acima de R$ 1 mil são 62%.
(***) FONTE: ABERT
Nenhum comentário:
Postar um comentário