Novembro
Azul
O câncer de
próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um
tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao
urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em
função da descoberta em estágio avançado.
O
público-alvo da campanha, que é realizada durante o ano todo e tem seu ápice no
mês de novembro, são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que
participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.
Para quebrar
esse preconceito, o objetivo é informar a população por meio de ações
interativas, além de conscientizar sobre a importância da realização dos exames
periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente
em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.
O que é o câncer de próstata?
É o
resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há
presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata
não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado.
Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não
seja descoberto em estado avançado. Homens a partir dos 45 anos de idade (ou
40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um
urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
Um desses
exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum
tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros
exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático
Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na
retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o
diagnóstico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário