domingo, 22 de junho de 2014

APÓS O JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA NESTA SEGUNDA NA PRAIA ARATUÁ, TEM FARRA DE PLAYBOY.



Venha curtir conosco o jogão entre as seleções do BRASIL X CAMARÕES, nesta segunda feira 23 de Junho, véspera de São João...

Telão de LED para você ver os melhores lances... Tudo começa a partir das 17 horas e logo em seguida ao jogo, você tem a Banda Farra de Playboy tocando o melhor do forró para animar o seu São João.


Venha você também curtir conosco aqui na Praia Aratuá em Guamaré.

BRASIL X CAMARÕES
23/06/2014 - Às 17:00
Paria Aratuá


O LOUCO


Perguntais-me como me tornei louco.

Aconteceu assim:
Um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas – as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas – e corri sem máscara pelas ruas cheias de gente gritando: “Ladrões, ladrões, malditos ladrões!”

Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim.

E quando cheguei à praça do mercado, um rapaz no cimo do telhado de uma casa gritou: “É um louco!” Olhei para cima, para vê-lo. O sol beijou pela primeira vez a minha face nua.

Pela primeira vez, o sol beijava a minha face nua, e a minha alma inflamou-se de amor pelo sol, e não desejei mais as minhas máscaras.
E, como num transe, gritei: “Benditos, benditos os ladrões que roubaram as minhas máscaras!”. Assim tornei-me louco.

E encontrei tanta liberdade como segurança na minha loucura: a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós.

Khalil Gibran


O FAMOSO BARCO DE PIRATAS DO CARIBE, PÉROLA NEGRA, NAUFRAGA POR MOTIVOS AINDA DESCONHECIDOS


Há histórias de ficção que ficam marcadas tão profundamente no coração do público que seus elementos acabam se transferindo para a realidade. Assim como atores são reconhecidos pelos espectadores, como se fossem os próprios personagens que representam, objetos inanimados, como um navio, também podem sofrer essa reação.

Muitas pessoas, sem dúvida, ficarão emocionadas ao descobrirem sobre o verdadeiro naufrágio em alto mar do Pérola Negra, o “barco-propaganda” da saga Pirata do Caribe, no qual o não menos famoso Jack Sparrow (personagem de Johnny Depp) levava adiante suas aventuras. O naufrágio aconteceu há poucas semanas e o Pérola Negra, que tinha o nome real de "The Brig Unicorn", afundou, com mais de 60 anos de idade, no mar das Antilhas, ao norte da Venezuela. A causa foi um acidente por motivos ainda desconhecidos, próximo à costa de São Vicente e Granadinas, enquanto se deslocava à Santa Lucia, onde seria reparado.

O barco media mais de 45 metros de proa à popa e foi construído na Finlândia, em 1948. Sua primeira tarefa, muito antes de virar personagem de Hollywood, foi o transporte de cargas nas águas do Caribe. Com o passar dos anos, graças à sua aparência pitoresca, tornou-se uma atração turística, e foi utilizado para visitas e cruzeiros, atividades mais tranquilas e agradáveis.

Finalmente, sua carreira o levou ao mundo do entretenimento, do qual foi personagem de destaque na trilogia dos Piratas do Caribe, além de participar da série de TV Raízes. Hollywood e milhões de fãs da saga ao redor do mundo irão para sempre lembrar dele com carinho, pois, como dizia Jack Sparrow, "o Pérola Negra significa... a liberdade".

(***) FONTE: Noticias History


sábado, 21 de junho de 2014

FESTIVAL DE QUADRILHAS DA INTERTV CABUGI EM GUAMARÉ NESTE SÁBADO 21/06


FESTIVAL DE QUADRILHAS DA INTERTV CABUGI EM GUAMARÉ PROPORCIONA O RESGATE ÀS NOSSAS ORIGENS E A CULTURA NORDESTINA.


O primeiro dia do festival de quadrilhas da Inter TV Cabugi, polo Guamaré, proporcionou um show de resgate às nossas origens e a cultura nordestina.

O evento aconteceu na noite de ontem, sexta-feira (20), no espaço de evento do conjunto Vila Maria. As arquibancadas ficaram lotadas pela população que foi prestigiar o tradicional festival de quadrilha junina.

Os municípios representados na noite de ontem, arrancaram aplausos da multidão presente, se apresentando com os estilos de quadrilhas tradicional e estilizada, transformando as apresentações em um verdadeiro espetáculo coreográfico ao som das tradicionais músicas nordestinas.













Prestigiaram o evento o prefeito Hélio Willamy acompanhado da primeira dama Christianny Morais, a vice prefeita Maria Souza, vereadores e secretários.


Guamaré é a segunda cidade a receber as quadrilhas.

Se apresentaram na noite de ontem, as quadrilhas Arraiá do Sertão (Pendências), Arraiá da Alegria - Pai D'Égua (Rio do Fogo), Arraiá Pai D’Égua (Pendências), Arraiá Sertão Matuto (Bom Jesus), Arraiá Cia Cultural Nação Junina (Jucurutu) e Arraiá do Pimenta ( Ipanguaçu).

As apresentações seguem até o próximo dia 26. Os vencedores de cada categoria receberão uma premiação em dinheiro, sendo R$ 3 mil para o primeiro lugar, R$ 2 mil para o segundo colocado e mil reais para o terceiro lugar.

Veja mais imagens das apresentações de ontem.
















(***) FONTE: Ponto Crítico


PROJETO CONCEDE CARTEIRA DE MOTORISTA GRATUITA A PESSOAS DE BAIXA RENDA


Projeto de Lei 5888/13 poderá conceder carteira de habilitação gratuita a pessoas de baixa renda no país. A proposta institui que o Programa Nacional Social de Habilitação Profissional de Condutores de Veículos venha a financiar com recursos do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset).

O Projeto foi encaminhado para análise conclusiva das comissões de Viação e Transportes; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e Cidadania.

Os requisitos serão definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e os beneficiados teriam dispensados as taxas relativas aos exames de aptidão física e mental, avaliação psicológica, licença de aprendizagem de direção veicular, confecção da carteira nacional de habilitação e realização dos cursos teórico-técnico e de prática de direção.

Segundo o autor da iniciativa, o deputado Alexandre Toledo (PSB-AL), enfatiza que a carteira de habilitação é um documento indispensável no currículo dos trabalhadores para diferentes cargos.

Alexandre Toledo diz ainda que os setores empregadores de grandes contingentes de mão de obra não conseguem ocupar seus postos de trabalho por falta de trabalhadores qualificados. De acordo com ele, no setor transportador existem cerca de 40 mil vagas ociosas para motoristas. “A expectativa é de um apagão de mão de obra, caso nada seja feito”, sustenta.

Atualmente, pelo Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), a receita arrecadada com multas de trânsito deve ser aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. O Funset é constituído por 5% do total da arrecadação com multas.

(***) FONTE: Portal NCO


POLÍCIA INVESTIGA IMAGENS DE CADEIRANTES QUE SE LEVANTARAM DURANTE JOGOS DA COPA


De um lado, a escassez de ingressos comuns oferecidos pela FIFA. Do outro lado, o grande número de ingressos especiais sobrava nas bilheterias. Os ingressos especiais contemplam deficientes, cadeirantes, obesos, pessoas com mobilidade reduzida, estudantes e idosos. Além do grande número desses ingressos, os mesmos também eram vendidos a preços menores do que os ingressos comuns.

Esta situação acabou gerando uma série de acontecimentos duvidosos dentro dos estádios, tais como torcedores com aparência de trinta anos portando ingressos para idosos, carteiras de estudante falsas e até mesmo cadeirantes que se levantavam durante comemorações nas partidas.

A 32º DP Itaquera reuniu cerca de vinte e duas imagens de circuitos internos e dez imagens fornecidas por torcedores que presenciaram as cenas inusitadas e vem investigando o caso desde então.

(***) FONTE: Tabloide BR



70 VEZES CHICO BUARQUE DE HOLLANDA

Uma seleção com alguns dos mais belos versos do aniversariante do dia.

Tem o Chico político. O Chico romântico. O Chico cronista. O Chico trovador. E uma multidão de Chicos e Beatrizes e Bárbarbas e Genis e tantos personagens sem nome que não cabem nas caixas de CDs em homenagem a um dos maiores, se não o maior, nomes da música popular em todos os tempos – aquele que, segundo Caetano Veloso, artista do mesmo quilate, nos fez ver “melhor e com mais calma o quanto já tínhamos Noel, Haroldo Barbosa, Caymmi, Wilson Batista, Ary, Sinhô, Herivelto”. Cada um tem o Chico que merece, e o verso favorito para costurar entradas e saídas para a fossa, o riso, o suspiro. (Nas palavras de Maria Bethânia, ele produz emoções só em pensar).

Ao longo do dia, o dia em que Chico Buarque completa 70 anos, passei horas removendo gavetas de memórias afetivas para montar uma lista dos meus dez Chicos favoritos – parei nos primeiros quinze, e desisti. Tantas palavras de domínio tão exato alçaram Chico Buarque a um posto que só nomes como Machado de Assis, Graciliano, Rosa, Clarice, Drummond, Caetano e alguns outros poucos conseguiram alcançar. De tal forma que é inevitável dizer: seríamos mais brutos, mais crus e mais desonestos com tudo o que dá dentro da gente e não devia se estes versos não existissem. A eles:


“Como, se na desordem do armário embutido meu paletó enlaça o teu vestido e o meu sapato ainda pisa no teu”.

Não houve até hoje romancista, pintor, escultor ou cineasta brasileiro que tenha conseguido criar uma imagem lírica tão poderosa quanto a despedida inconformada de “Eu Te Amo”: O verso compete apenas com outro trecho da mesma música: “se na bagunça do teu coração, meu sangue errou de veia e se perdeu."


“Morreu na contramão atrapalhando o tráfego”

O fim trágico do operário de “Construção” é o fim trágico de todos nós, os que saem de casa com um mundo às costas sem sequer imaginar que este mundo pode estar em sua última volta – uma última volta transponível para as outras voltas indiferentes de quem vê o outro, e as outras vidas, como um estorvo, ou um saco flácido a atrapalhar o trânsito, o público e o sábado.


“A gente estancou de repente ou foi o mundo então que cresceu?”

O resumo elegante do estado de espírito de tempos autoritários, quando a desesperança anula, aniquila, encolhe e esmaga quem investe contra a “Roda Viva”. É uma dúvida perene: o que fizemos com o que fizeram de nós? Estancamos?


“Não se afobe, não, que nada é pra já. Amores serão sempre amáveis”

A letra de “Futuros Amantes” corre em dois sentidos. É o ansiolítico aos que, na ânsia de viver, esquecem de respirar, e a marola de quem recolhe as certezas e lança ao mar as esperanças em troca de tempo. Usada diariamente por maiores de 10 e menores de 100 anos.


“E tantas águas rolaram, quantos homens me amaram bem mais e melhor que você”

A melodia calma e serena de “Olhos nos olhos” é o tiro de calibre 22 na presunção masculina: penetra sem alarde, mas estilhaça todos os órgãos internos, inclusive o orgulho, sem lágrimas nem pena.


“E que me aperta o peito e me faz confessar. O que não tem mais jeito de dissimular. E que nem é direito ninguém recusar. E que me faz mendigo, me faz implorar. O que não tem medida, nem nunca terá. O que não tem remédio, nem nunca terá. O que não tem receita”


Trecho de “O que Será (À Flor da Pele)”. Porque nem todo sentimento é puro, nem toda adoração é plena, nem toda reação do corpo tem nome.


 “Toda noite ela diz pra eu não me afastar. Meia-noite ela jura eterno amor. E me aperta pra eu quase sufocar. E me morde com a boca de pavor”.

Nem o “Cotidiano” mais comum é imune ao sublime, ainda que tentemos dirimir todas as dúvidas e ansiedades entre hortelãs e feijões. O beijo final é o único beijo possível: se o beijo não tem pavor não é beijo; é ensaio.


“A saudade dói latejada. É assim como uma fisgada no membro que já perdi”.

Antes de Chico Buarque a saudade, palavra exclusiva da Língua Portuguesa, possuía um significado quase insosso: era a presença de uma ausência. Com “Pedaço de mim” virou uma dor, mas uma dor no lugar certo: um membro que se perdeu. A imagem do revés de um parto não poderia ser mais exata da presença dessa ausência.


“Cada paralelepípedo da velha cidade essa noite vai se arrepiar”.

Já tentou usar a palavra “paralelepípedo” em alguma ocasião? Nem tente: paralelepípedos não são para iniciantes. Trecho inesquecível de “Vai passar”, o hino da pá de cal sobre a página mais infeliz da nossa história.


“Você não gosta de mim, mas sua filha gosta”.

“Jorge Maravilha”, conta a lenda, era endereçada ao general Geisel, cuja filha era fã de suas músicas. Um petardo em forma de sarcasmo e um recado: o novo sempre vence.


“A dor da gente não sai no jornal”

Um hino contra a frieza da “Notícia de Jornal”, incapaz de abarcar a grandeza das pequenas tragédias humanas.



“Hoje eu vou sambar na pista, você vai de galeria. Quero que você me assista na mais fina companhia. Se você sentir saudade, por favor, não dê na vista: bate palma com vontade, faz de conta que é turista”

Hino de qualquer Carnaval, “Quem te viu quem te vê” é um acerto de contas de quem ficou, uma espécie de eu-lírico de “Olhos nos Olhos” às avessas: o conflito entre a essência e a afetação é escancarado por quem brincava de princesa, acostumou na fantasia e já não se reconhece ao ver a sua origem, o morro, desfilar à sua frente.


“Seus dois olhos vão se encontrar no infinito”

Em “Tanto Amar”, um ode ao absurdo: o infinito é algum ponto entre um olho a fitar e outro a boiar. É preciso visão para encontrar beleza entre um olho e outro, algo só possível a quem ama e, de tanto amar, faz com que ela, e ele, acreditem no próprio amor. A moça feia podia se debruçar na janela sem medo de errar: dessa vez a banda tocava pra ela.


“Lá faz primavera pá. Cá estou doente. Manda urgentemente algum cheirinho de alecrim”.

Versão original de “Tanto Mar”. No ano em que a ditadura portuguesa desmoronou, a brasileira vivia seu auge. Levaria mais dez anos para se desfazer, até que se desfez. Do outro lado do Atlântico, a Revolução dos Cravos era uma esperança – doce e efêmera, como o cheiro do alecrim.


“Nós aprendemos palavras duras, como dizer ‘perdi’”

Porque, entre “Tantas Palavras”, final feliz é para os fracos.

(***) FONTE: Carta Capital


LIGAÇÃO ENTRE OPERADORAS FICARÁ 90% MAIS BARATA NO BRASIL


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou uma norma na última quarta-feira, 18, que resultará na redução das tarifas cobradas pelas operadoras móveis por ligações entre seus clientes e os clientes das concorrentes.

De acordo com o órgão, até 2019 os valores de referência de uso de rede móvel da telefonia móvel devem cair em mais de 90%, chegando a um custo médio de R$ 0,02. Hoje esse valor é de R$ 0,23.

A redução atinge as operadoras, que devem repassar o benefício aos clientes, aumentando a competição do setor e diminuindo o “efeito clube” - hoje, como os valores de interconexão são altos, os consumidores evitam ligar para outras operadoras.

“Com a medida deliberada, espera-se que os preços off-net (para telefones fora da operadora de origem) se tornem mais próximos dos preços on-net”, explica a Anatel. “Assim, o consumidor não precisará de vários aparelhos celulares ou vários chips em um mesmo celular para realizar chamadas para outras operadoras a preços mais próximos às chamadas on-net”.

(***) FONTE: Olhar Digital


sexta-feira, 20 de junho de 2014

É HOJE A ABERTURA DO FESTIVAL DE QUADRILHAS DA INTERTV CABUGI EM GUAMARÉ


A abertura do festival de quadrilhas da Inter TV Cabugi acontecerá hoje, dia 20/06 e se estenderá até o dia 27/06, no Espaço de Eventos do Conjunto Vila Maria.

O evento terá um pavilhão de 40 metros, arquibancadas, praça de alimentação, banheiros químicos e ambulância de plantão. O evento é todo organizado pela equipe da Inter TV Cabugi e a Prefeitura Municipal de Guamaré dará o apoio de infraestrutura e logística do evento.

O festival de quadrilhas terá seu horário de início as 19:00h e terminará sempre em torno das 02:00h da manhã. Sendo que por noite teremos apresentações de 14 a 16 quadrilhas.

Estarão concorrendo quadrilhas de todo o estado para seguinte premiação:
 
Quadrilha Vire Mexe - Guamaré
Imagem: Blog Guamaré Destaque / Gerson Almeida
QUADRILHA TRADICIONAL:
1º - 3.500,00
2º - 2.500,00
3º - 1.500,00

QUADRILHA ESTILO COMÉDIA:
1º 1.500,00

QUADRILHA ESTILIZADA:
1º - 6.000,00
2º - 3.000,00
3º - 2.000,00

A Prefeitura Municipal de Guamaré já preparou toda logística para segurança do evento com policia militar e a guarda municipal, assim como espaço para os vendedores ambulantes, artesanato e escolas do município poderem ter seus lucros com a montagem de duas praças de alimentação.

A prefeitura ainda organizou toda segurança e organização para estacionamento dos ônibus das quadrilhas que virão se apresentar em nosso município, e também apoio com água para os dançarinos e locais para troca de figurinos.

Para o prefeito Hélio Willamy o mais importante nesses dias de evento cultural em nosso município é que os visitantes que vem abrilhantar este festival sejam bem acolhidos.

(***) FONTE: Comissão de Eventos/Secretaria Municipal de Turismo.


quinta-feira, 19 de junho de 2014

RÁDIO COMUNITÁRIA FM 87,9 EM GUAMARÉ ESTÁ PRESTES A FECHAR AS PORTAS.


A Associação Comunitária Maranata “FM 87,9” em Guamaré dá sinais que está com seus dias contados para fechar as portas da emissora.

A programação diária da rádio sempre foi fonte de informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folclóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento de uma cidade desde sua criação. É uma rádio legalizada.

A programação da emissora sempre respeitou os valores éticos e sociais da pessoa e da família, já prestou serviços de utilidade pública e contribuiu muito com a população Guamareense através das ondas sonoras do rádio.

Qualquer cidadão da comunidade tinha o direito de emitir opiniões sobre quaisquer assuntos abordados na programação da emissora, bem como manifestar ideias, propostas, sugestões, reclamações ou reivindicações.

Mas o que sempre foi sinônimo de alegria está de fato preste a fechar as portas. Nos últimos meses a rádio comunitária perdeu seus principais locutores, estes sempre foram os pilares da emissora, a saber: Hélio Show que fazia manhã 87, Urakem Silva comandava o jornal das onze, Gonzaga Filho que encantava as noites com o programa de coração pra coração, o esporte em dia acabou, depois da saída de Miguel Boente com o programa Panorama Esportivo, e o peso pesado Alfredo Sergio com o programa Caderno de Noticias foi o ultimo a jogar a toalha. O povo participava ativamente através do telefone, os programas tinha uma grande audiência.

Somente eles sabem dizer os porquês… Há faro e cheiro do problema ser mais sério do que de fato imaginamos.

Hoje a rádio suspira através de aparelhos sustentados por José de Arimateia e Jane Marri, os únicos locutores que ainda fazem a programação, o restante do dia, à rádio fica no piloto automático com musicas e os poucos comerciais, e de vez em quando fica fora do ar, o que vemos é a emissora morrendo aos poucos.

Desejamos que a Rádio Maranata FM 87,9 volte a ser a alegria dos ouvintes que amam ouvir as noticias diárias.

(***) FONTE: Guamaré em Dia.


RENAN CUMPRIMENTA STF POR MANTER DISTRIBUIÇÃO DAS BANCADAS NA CÂMARA


Por: Mariana Jungmann
Em: Agência Brasil

O presidente do Congresso Nacional e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota pública hoje (18) na qual cumprimenta o Supremo Tribunal Federal (STF) pela decisão que considerou nula a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que alterava o número de cadeiras para cada estado na Câmara dos Deputados.

O Congresso vinha travando uma disputa com o TSE por causa das mudanças que alteravam a representatividade dos estados na Câmara. Fato que gerava divergências entre os próprios parlamentares de estados beneficiados e os de unidades prejudicadas com as alterações. Na opinião de Renan Calheiros, a resolução do TSE invadiu as prerrogativas do Poder Legislativo, único com competência para fazer as mudanças por meio de lei complementar.

Com a decisão de hoje, Renan considerou que o STF “reafirmou a supremacia do princípio republicano da divisão de Poderes, reconhecendo a inconstitucionalidade da resolução do Tribunal Superior Eleitoral, editada com invasão da competência do Poder Legislativo, de estabelecer o número de integrantes das bancadas federais por meio de lei complementar”.

Na nota, o presidente do Congresso lembrou ainda que “no ano passado, o Supremo Tribunal Federal concedeu liminar proibindo interferência do Poder Judiciário no processo legislativo, em clara manifestação em prol da legitimidade do Poder Legislativo, de exercer livremente a sua competência”.

Depois da resolução do TSE, que alterava a distribuição das vagas de deputado federal entre os estados, o Congresso chegou a aprovar decreto legislativo para anular o ato do TSE e retomar o formato atual. No entanto, recentemente o TSE julgou inválido o decreto, retomando sua decisão anterior. Com o julgamento do Supremo a favor do Poder Legislativo, a questão deve ser pacificada.


Na decisão de hoje, os ministros também declararam inconstitucional a Lei Complementar 78/1993, que autorizou a Justiça Eleitoral a fazer os cálculos da representação dos estados e que também definiu que a fixação das bancadas é feita de forma proporcional e não ultrapassará 513 deputados. Para decidir essa questão, o plenário voltará a se reunir na semana que vem para decidir o alcance da decisão.

DILMA SANCIONA LEI QUE GARANTE ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PARA MOTOBOYS


Por: Paulo Victor Chagas
Em: Agência Brasil

Ao sancionar a lei que inclui o pagamento de adicional de periculosidade para mototaxistas, motoboys e motofretistas, a presidenta Dilma Rousseff disse que a medida é justa, necessária e um direito desses trabalhadores, que enfrentam diversos perigos e até risco de vida.

A lei altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e determina que os brasileiros que usam a moto para trabalhar com o transporte de passageiros e mercadorias recebam adicional de 30% sobre o salário. O projeto tramitou por mais de dois anos no Congresso.

Dilma lembra que a profissão está presente em todos os grandes centros do país, e citou, por exemplo, o caso de mães que precisam dos serviços da categoria durante a madrugada para receberem remédios para os filhos. A presidenta acredita que a lei não irá gerar desempregos. “Eu duvido que o patrão, que precisa ter um número significativo de motoboys, em uma lei que abrange todo o Brasil, que caso não seja cumprida, criará uma ilegalidade no exercício da atividade para o qual o motoboy é contratado, possa deixar de contratar”, disse a presidenta.

Para o senador Marcelo Crivella, autor do projeto de lei no Senado, a expectativa é que os profissionais invistam o adicional em equipamentos de segurança. “[A lei garante] a possibilidade dele poder comprar uma bota de couro, um casaco de couro, não andar com pneu careca, ter as lanternas da motocicleta sinalizando corretamente, condições de se aperfeiçoar.

Crivella lembrou que os motociclistas estão entre as principais vítimas dos acidentes de trânsito, citando que diariamente em São Paulo dois motoboys morrem e dez terão de usar cadeira de rodas.

A presidenta Dilma defendeu ainda a adoção de faixas exclusivas para a circulação dos mototaxistas, motoboys e motofretistas. “Temos dever, como representantes do Poder Público, e no meu caso como presidenta da República, zelar e tomar todas medidas para proteger vocês. Essa medida do adicional de periculosidade é apenas o começo”, concluiu.

De acordo com o Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas de São Paulo (Sindimoto-SP), a categoria tem cerca de dois milhões de trabalhadores em todo o país.


O COMPOSITOR E CANTOR CHICO BUARQUE COMPLETA 70 ANOS NESTA QUINTA-FEIRA, 19


Imagine um Brasil sem Chico Buarque. E também sem Geni, Beatriz, Pedro Pedreiro, Rita. O talento de Chico foi nos presenteando com esses personagens que até hoje nos explicam de quem é feito o Brasil. Os sambas do autor se tornaram essenciais não apenas no cancioneiro nacional, mas na história do país.

Nesta quinta-feira, o compositor completa 70 anos. A festa de aniversário será em Paris, onde ele finaliza seu próximo romance. Mas, por aqui, os fãs vão poder comemorar com shows, filmes, musicais e outros tributos. Confira o que vem por aí.

Nos palcos de Porto Alegre

Na quarta-feira, o projeto O Maestro, O Malandro & o Poeta – Especial Tom, Chico & Vinicius, que reúne as bandas Roda Viva, Tribo Brasil e Carne de Panela, vai ao Batemacumba honrar estes três ícones da MPB, privilegiando o repertório do aniversariante – reapresentação em 17 de julho, no Ocidente.

No dia 10, o grupo Roda Viva mostra repertório de Chico no Ocidente. O baixista Juliano Luz explica por que o grupo não se cansa de tocar canções do músico após 10 anos de shows:

– A obra dele é rica musicalmente e no conteúdo. Ele fala de muitos assuntos, sempre trabalha com arranjos diferentes, compondo com parcerias importantes, e ao mesmo tempo tem várias músicas em que ele fez a melodia, a harmonia, a letra, tudo. É um grande compositor.

A banda Samba e Amor também tem dedicado todos os seus shows no mês de junho no Batemacumba Bar ao compositor.

No cinema

Estreará em 2015 um documentário que retrata o compositor a partir de músicas, textos e entrevistas – a direção é de Miguel Faria Jr., o mesmo do longa Vinicius (2005). Também no ano que vem, deve estrear a adaptação de Cacá Diegues para o musical O Grande Circo Místico, baseado no poema de Jorge de Lima, que ganhou trilha de Chico e Edu Lobo em 1982. Primo do compositor, o cineasta Lula Buarque de Hollanda comprou os direitos para adaptar o livro Leite Derramado, que Chico lançou em 2009.

Na TV

O Canal Brasil exibe neste domingo, às 17h, e no dia 27, às 15h, Chico Buarque – Na Carreira (2012), show da turnê do último disco do músico, que percorre diferentes fases de sua trajetória. Já no sábado, às 17h, e dia 26, às 15h, Palavra de Mulher (2012) destaca o talento de Chico para escrever do ponto de vista feminino na voz de três cantoras.

Em livro

O próximo romance de Chico Buarque ainda é um segredo, mas a editora Companhia das Letras espera receber o manuscrito em setembro e publicá-lo ainda neste ano.

Nos fones

A Universal Music tem novidades: disponibiliza o catálogo de Chico no iTunes desde terça-feira, vai lançar em julho versões em Blu-ray para os DVDs da série sobre o artista dirigida por Roberto de Oliveira em 2004 e, em outubro, a edição especial do CD e DVD Samba Social Clube, com sambistas interpretando Chico. Também está previsto o relançamento do box De Todas as Maneiras, com os 21 primeiros discos de Chico e um CD triplo de raridades.

No centro do país

Em Rio de Janeiro e São Paulo, começa uma onda de musicais com trilhas de Chico. Com Renato Aragão e Dedé Santana no elenco, a adaptação para o palco do filme Os Saltimbancos Trapalhões (1981) chega em outubro, assinada por Charles Möeller e Claudio Botelho, os mesmos diretores de Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos – espetáculo que, depois de estrear no Rio, vai a São Paulo em agosto, e cuja trilha está sendo lançada pela Biscoito Fino. No Rio, agenda cheia: O Grande Circo Místico segue em cartaz até o fim de julho, Ópera do Malandro (1978) estreia em agosto, e os espetáculos Apesar de Você, de Gustavo Paso, e Calabar, O Elogio da Traição, remontado por Ruy Guerra, chegam até o fim do ano.

VIDA LONGA AO CHICO... VIDA LONGA AO CHICO... VIDA LONGA AO CHICO...



ANATEL APROVA NORMA PARA REDUZIR PREÇOS DE LIGAÇÕES ENTRE OPERADORAS DE CELULAR


Por: Sabrina Craide
Em: Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou ontem (18) uma proposta para reduzir os valores das ligações de celulares entre operadoras diferentes. Até 2019, o Valor de Remuneração de Uso de Rede da telefonia móvel (VU-M) deverá ser reduzido em mais de 90%, passando dos atuais R$ 0,23 para R$ 0,02 . O VU-M é o valor que as operadoras de celular pagam para usar a rede de outras empresas.

“Esta redução de preços de interconexão deverá se refletir nos preços dos serviços de telefonia ofertados pelas empresas ao consumidor, pois haverá aumento da competição no setor”, diz a agência. De acordo com a norma aprovada hoje, os valores dessas tarifas estarão referenciados aos custos e serão reduzidos gradativamente até o nível de custo eficiente de longo prazo

Com a medida, a Anatel espera que os preços das ligações entre operadoras diferentes fiquem mais próximos dos preços cobrados para chamadas entre usuários da mesma empresa. Assim, o consumidor não precisará de vários aparelhos celulares ou vários chips em um mesmo celular para realizar chamadas para outras operadoras.

As reduções nos valores de interconexão também deverão impactar o preço das chamadas fixo-móvel, que deverão ter uma redução substancial, segundo a Agência.


Para aprovar a norma, o conselho diretor da Anatel analisou os impactos das reduções de VU-M já implementadas em 2012 e 2013, que não geraram resultados negativos para o setor nem redução de investimentos ou lucros das empresas.

GUAMARÉ EM BUSCA DO SELO UNICEF: O 2º PRÉ-FÓRUM COMUNITÁRIO FOI MARCADO PELA PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS DA COMUNIDADE


A prefeitura de Guamaré, através Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA e da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF Guamaré, realizou na noite da última segunda-feira (16/06), o 2º Pré-fórum comunitário.


O evento foi realizado no CRAS de Baixa do Meio, com a participação dos jovens dos assentamentos de Santa Paz, Encruzilhada e Umarizeiro, como também da comunidade de Baixa do Meio.


A iniciativa tem como estratégia continuada, mobilizar as crianças e os adolescentes para discutir durante os Pré-fóruns comunitários, as políticas do selo UNICEF Guamaré e a formação NUCA.

Abertura.


Marisa fez abertura do Pré-fórum, agradecendo ao prefeito Hélio por proporcionar as políticas de atenção às crianças e aos adolescentes e para diminuir e desigualdade social no município. Marisa falou também do trabalho que todas as secretarias vêm realizando para que o município tenha êxito na conquista do selo.


O vereador Edinor Melo, que representou a Câmara Municipal, disse que a casa está empenhada o máximo possível na luta para conquista do selo e que vai ajudar no que for preciso para conseguir um titulo tão importante para Guamaré.
  
Apresentação cultural

  



O grupo de teatro da Escola Municipal Maria Madalena deu inicio aos trabalhos culturais do NUCA apresentando uma peça para os participantes do Pré-fórum.

O selo e seus objetivos


A mobilizadora do selo, Marisa Rodrigues explicou quais são os objetivos do selo e da importância para Guamaré. Durante a apresentação Marisa informou que os representantes do ODM- Objetivos Do Milênio, vendo que Guamaré está implantado políticas publicas voltadas para combate da desigualdade social, firmaram o compromisso de visitar o município no tempo mais breve possível.
Dinâmica dos grupos de trabalho


Foram criados 5 grupos de trabalhos para discutir e identificar juntos com as crianças e adolescentes as necessidades da comunidade e para ser apresentada como propostas no NUCA.



  









Logo após as discussões foram apresentadas as propostas levando em consideração os temas discutidos por cada grupo, abrangendo as áreas da saúde, educação capacitação técnica, segurança, emprego e renda e outras áreas.

Proposições, críticas e cobranças.



























Os jovens se mostraram preocupados com a comunidade que moram. Além de participar ativamente dos trabalhos dos grupos fazendo suas propostas, durante as apresentações dos trabalhos, além de apresentar suas propostas, criticaram o trabalho de algumas secretarias e de alguns serviços públicos no município. Também exigiram que os problemas identificados durante as discussões dos fóruns, sejam resolvidos com celeridade e que não fiquem somente no papel.

Bolsa Família



A representante do Bolsa Família, Jocilda Dantas tratou de assuntos relativos ao programa e da escolha dos representantes do beneficiários.


Encerramento.


Marisa encerrou o evento agradecendo a presença de todos e elogiou a participação dos jovens nas discussões do fórum, discutindo, propondo e cobrando da gestão os problemas da comunidade .


" Essa noite vai ficar marcada pela a importância do encontro e de seu objetivo, que é o de ouvir as vozes dos jovens dessa comunidade" Disse Marisa.

A secretaria de Educação Iracema Morais, disse serem legítimas as cobranças dos jovens para que os serviços sejam melhorados, mas que muito já foi feito e muita coisa está sendo trabalhada para oferecer bons serviços em todas as áreas da administração.

Estiveram presentes juntos com a comunidade, o vereador Edinor Melo, a vice-prefeita Maria Souza, o secretário de transportes Jean Eduardo, o secretario de Industria e Comercio, Mário de Lucila, a secretaria de ação social Marisa Rodrigues, a representante do conselho tutelar Mirtes, os representantes do NUCA, Fernando e Tainah, as coordenadores do selo, Rita Anjos e Neide Pereira e representante do Bolsa Família, Jocilda Dantas.

(***) MAIS IMAGENS: 




















(***) TEXTO: Marcos Fonseca
(***) IMAGENS: Gonzaga Filho