quinta-feira, 19 de junho de 2014

GUAMARÉ EM BUSCA DO SELO UNICEF: O 2º PRÉ-FÓRUM COMUNITÁRIO FOI MARCADO PELA PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS DA COMUNIDADE


A prefeitura de Guamaré, através Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA e da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF Guamaré, realizou na noite da última segunda-feira (16/06), o 2º Pré-fórum comunitário.


O evento foi realizado no CRAS de Baixa do Meio, com a participação dos jovens dos assentamentos de Santa Paz, Encruzilhada e Umarizeiro, como também da comunidade de Baixa do Meio.


A iniciativa tem como estratégia continuada, mobilizar as crianças e os adolescentes para discutir durante os Pré-fóruns comunitários, as políticas do selo UNICEF Guamaré e a formação NUCA.

Abertura.


Marisa fez abertura do Pré-fórum, agradecendo ao prefeito Hélio por proporcionar as políticas de atenção às crianças e aos adolescentes e para diminuir e desigualdade social no município. Marisa falou também do trabalho que todas as secretarias vêm realizando para que o município tenha êxito na conquista do selo.


O vereador Edinor Melo, que representou a Câmara Municipal, disse que a casa está empenhada o máximo possível na luta para conquista do selo e que vai ajudar no que for preciso para conseguir um titulo tão importante para Guamaré.
  
Apresentação cultural

  



O grupo de teatro da Escola Municipal Maria Madalena deu inicio aos trabalhos culturais do NUCA apresentando uma peça para os participantes do Pré-fórum.

O selo e seus objetivos


A mobilizadora do selo, Marisa Rodrigues explicou quais são os objetivos do selo e da importância para Guamaré. Durante a apresentação Marisa informou que os representantes do ODM- Objetivos Do Milênio, vendo que Guamaré está implantado políticas publicas voltadas para combate da desigualdade social, firmaram o compromisso de visitar o município no tempo mais breve possível.
Dinâmica dos grupos de trabalho


Foram criados 5 grupos de trabalhos para discutir e identificar juntos com as crianças e adolescentes as necessidades da comunidade e para ser apresentada como propostas no NUCA.



  









Logo após as discussões foram apresentadas as propostas levando em consideração os temas discutidos por cada grupo, abrangendo as áreas da saúde, educação capacitação técnica, segurança, emprego e renda e outras áreas.

Proposições, críticas e cobranças.



























Os jovens se mostraram preocupados com a comunidade que moram. Além de participar ativamente dos trabalhos dos grupos fazendo suas propostas, durante as apresentações dos trabalhos, além de apresentar suas propostas, criticaram o trabalho de algumas secretarias e de alguns serviços públicos no município. Também exigiram que os problemas identificados durante as discussões dos fóruns, sejam resolvidos com celeridade e que não fiquem somente no papel.

Bolsa Família



A representante do Bolsa Família, Jocilda Dantas tratou de assuntos relativos ao programa e da escolha dos representantes do beneficiários.


Encerramento.


Marisa encerrou o evento agradecendo a presença de todos e elogiou a participação dos jovens nas discussões do fórum, discutindo, propondo e cobrando da gestão os problemas da comunidade .


" Essa noite vai ficar marcada pela a importância do encontro e de seu objetivo, que é o de ouvir as vozes dos jovens dessa comunidade" Disse Marisa.

A secretaria de Educação Iracema Morais, disse serem legítimas as cobranças dos jovens para que os serviços sejam melhorados, mas que muito já foi feito e muita coisa está sendo trabalhada para oferecer bons serviços em todas as áreas da administração.

Estiveram presentes juntos com a comunidade, o vereador Edinor Melo, a vice-prefeita Maria Souza, o secretário de transportes Jean Eduardo, o secretario de Industria e Comercio, Mário de Lucila, a secretaria de ação social Marisa Rodrigues, a representante do conselho tutelar Mirtes, os representantes do NUCA, Fernando e Tainah, as coordenadores do selo, Rita Anjos e Neide Pereira e representante do Bolsa Família, Jocilda Dantas.

(***) MAIS IMAGENS: 




















(***) TEXTO: Marcos Fonseca
(***) IMAGENS: Gonzaga Filho



Nenhum comentário: