Site DemocrArt baseia-se no conceito de obras
múltiplas
e espera faturar R$ 3,5 milhões em 2014
Qualquer
sala de estar fica mais bonita com obras de arte na parede. O problema, na
maioria das vezes, é que estas peças são caras e inacessíveis para grande parte
das pessoas. O site brasileiro DemocrArt funciona como uma galeria de arte
on-line de artistas consagrados para vender obras, tanto originais como prints,
por preços mais baixos.
A ideia de
democratizar a arte elitizada foi colocada em prática em 2010, e o site cresceu
100% em todos os anos desde o seu lançamento. Hoje, o número de visitantes
únicos por dia é de 5.000, e o faturamento ao mês é de R$ 292.000. Em 2014,
pretende atingir R$ 3,5 milhões.
O
financiamento é a base do negócio: o usuário pode parcelar a compra em até 15
vezes e, se não puder adquirir uma obra original, pode comprar impressões
limitadas, numeradas e assinadas pelo próprio artista, ou um “múltiplo”. O
múltiplo é uma obra de arte feita em série e, e a vantagem é o preço por ser
parte de uma tiragem, que torna-se mais acessível.
“Democratizar
a arte elitizada nunca tinha acontecido no Brasil”, declara Bruno Rampazzo,
fundador da DemocrArt. E afirma que o conceito de múltiplo não acaba com a aura
da obra de arte única: “a original é uma matriz. Os múltiplos são
complementares, somam valor à obra original. Um exemplo é o Andy Warhol, que é
o rei dos múltiplos e, mesmo assim, nunca perdeu seu valor.”
A plataforma
diferencia-se por trabalhar com uma variedade de linguagens como pinturas,
gravuras, fotografias, e mais. Espera-se que esse mercado no Brasil cresça
ainda mais. “Esse conceito é forte fora do país, mas já demos muitos passos por
aqui.”
DemocrArt
não busca democratizar artistas, mas sim a arte de mais de 150 deles que já são
consagrados, obras que muitas vezes custam em torno de R$ 80.000. A vantagem
para os autores é a exposição e, muitas vezes, são conhecidos por meio do site
por parte do publico. Alguns consumidores, depois de comprarem um múltiplo,
entram em contato com o autor para adquirir uma obra original.
A empresa
retomará o site em inglês para internacionalizá-lo e, ainda em 2014, lançará
uma plataforma direcionada à América Latina que deverá representar mais de 20%
do faturamento da empresa. Nós próximos meses, esperam aumentar o número de
parcelas para 32 vezes e, depois, em até 50 vezes.
(***) FONTE: MSN Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário