quarta-feira, 11 de junho de 2014

1º PRÉ FÓRUM COMUNITÁRIO - GUAMARÉ EM BUSCA DO SELO UNICEF ACONTECEU NO SANTA MARIA III


Os moradores se fizeram presentes no 1º Pré Fórum Comunitário que aconteceu no Assentamento Santa Maria III, Na Escola Municipal Francisco Maciel, ontem, terça feira (10/06). O Pré Fórum acontecerá em todas as localidades do município, para que se possa ouvir as reivindicações e os anseios das crianças e adolescentes daquelas localidades.


Na abertura do 1º Pré Fórum no Assentamento Santa Maria III, o prefeito Hélio Willamy e a secretária municipal de assistência social, Marisa Rodrigues falaram da importância do evento e o que representa o selo UNICEF para o nosso município.


A população do Santa Maria III participou ativamente do evento, tanto em número de participantes, como também falando dos problemas enfrentados na comunidade.




No evento a animação ficou por conta dos jovens músicos da ASPAM – Guamaré que sob a direção do Maestro Arcésio Andrade, apresentou um repertório de músicas maravilhosas e bem executadas.






Logo em seguida, a Secretária Municipal de Assistência Social Marisa Rodrigues, falou para os presentes sobre a desigualdade social e apresentou em vídeo a diferença entre as classes sociais.






Depois da apresentação da secretária, foram criados seis grupos temáticos, onde seriam abordados os assuntos referentes ao objetivo do Pré Fórum: Redução das desigualdades relacionadas ao Gênero, Raça e Etnia, Renda, Condição Pessoal, Território e Idade.















Após os grupos colocarem no papel os seus anseios e as reivindicações que desejavam para a melhoria do Assentamento Santa Maria III - sempre com a companhia do prefeito nos grupos formados – foram apresentados pelos adolescentes locais os tópicos acima relacionados.













Em seguida foram escolhidos dois representantes do Santa Maria III, para que representassem a comunidade no Fórum que acontecerá no mês de Julho. As representantes foram a senhora Andressa Ângela Souza (Bolsa Família) e a adolescente Roberta Rodrigues Cavalcante.




No encerramento do evento a secretária de assistência social do município Marisa Rodrigues, falou o quanto foi proveitoso aquela noite e que ficava muito honrada com a acolhida e o desempenho de todos os moradores daquela comunidade, já o prefeito Hélio Willamy, agradeceu a comunidade presente e aproveitou para dizer ao povo do assentamento Santa Maria III que uma das reivindicações deles, já estava em fase de licitação e que o mais breve possível, a estrada que liga o assentamento a BR 406 será total pavimentada, o que dará segurança e conforto àqueles que trafegam por ela. E completou a sua fala dizendo que, “... farei de tudo para que todas as reivindicações de vocês nessa noite sejam atendidas e que estarei sempre junto ao povo para ouvir o que eles desejam do poder executivo para ter uma vida digna, que é um direito de todos”.


Qual o objetivo do 1º Pré Fórum?


1º Pré Fórum Comunitário - Guamaré em busca do selo UNICEF tem como objetivo: Trabalhar os fatores das desigualdades com relação às crianças e adolescentes da comunidade local em grupos definidos por temas:

Grupo 1 - Reduzir as desigualdades relacionadas ao GÊNERO;
Grupo 2 - Reduzir as desigualdades relacionadas a RAÇA E ETNIA;
Grupo 3 - Reduzir as desigualdades relacionadas a RENDA;
Grupo 4 - Reduzir as desigualdades relacionadas a CONDIÇÃO PESSOAL;
Grupo 5 - Reduzir as desigualdades relacionadas ao TERRITÓRIO;
Grupo 6 - Reduzir as desigualdades relacionadas a IDADE


Nenhum comentário: