quinta-feira, 5 de junho de 2014

OS CAJUS DA SAFRA 40º DE VATENOR DE OLIVEIRA

Vatenor volta a expor obras inéditas após três anos ausente

“Saía a pé de Igapó para pescar na lagoa de Jenipabu entre cajueiros; imagens fortes que nutrem minha fantasia pictórica e são referências desde sempre”, conta o artista plástico Vatenor de Oliveira, que abre exposição alusiva aos seus 40 anos de carreira esta quinta-feira (5), às 19h, na Pinacoteca do Estado. “Vatenor Cajus Para Todos” reúne cerca de 60 obras, entre pinturas e serigrafias, produzidas desde 1974 quando morava no Rio de Janeiro.

Essa é a primeira exposição inédita de Vatenor nos últimos três anos; ele avisa que apenas os trabalhos mais recentes estarão à venda. A visitação permanece aberta ao público até o próximo dia 6 de julho.

Autodidata, com 35 exposições individuais nas costas realizadas no Brasil e exterior, o artista descobriu as cores após pedir baixa da Marinha no Rio – era fuzileiro naval e gosta de dizer que trocou as armas pelo pincel. “Na época comecei a trabalhar em uma loja de vidro e molduras, e passei a ter contato diário com artistas. Foi quando comecei a me interessar pelas artes plásticas”, recordou o potiguar, cujo traço retrata paisagens características do litoral do Rio Grande do Norte. “O cajueiro foi meu brinquedo, o caju meu alimento”, reforça.

Também gestor cultural, com passagens pela direção da própria Pinacoteca, do Forte dos Reis Magos e do Núcleo de Artes Visuais da Fundação Capitania das Artes, Vatenor coordena atualmente o levantamento completo das obras de arte sob a tutela da Fundação José Augusto/Governo do RN. O acervo localizado em Natal já foi todo identificado, e após listar as obras espalhadas em outras cidades do RN, será publicado catálogo com todo o acervo.

SERVIÇO
Exposição “Vatenor cajus para todos”, de Vatenor de Oliveira, na Pinacoteca do Estado – Cidade Alta.
Abertura nesta quinta-feira (5), às 19h, visitação até dia 6 de julho de terça a domingo das 9h às 17h.
Acesso gratuito.


Nenhum comentário: