sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O DIREITO DE TODO AQUELE QUE ESCREVE




Cresce o número de leitores a cada dia assim como tem crescido também o número de escritores, os leitores estão sempre mais exigentes e os escritores cada vez mais aptos a agradar essa nova exigência.

Redes sociais também se ampliaram nos últimos tempos, com isso cresce o número de compartilhamentos de textos, textos que postam em sites, blogs.

Muita gente ainda não tem a consciência ao compartilhar estes textos com outras pessoas, de dizer quem é o autor, com isso perde-se o reconhecimento, perde-se o valor de pessoas que escrevem por vários motivos, algumas por dinheiro outras estão em busca de reconhecimento, algumas por hobby, a verdade é que não importa por qual motivo se escreve, pois o respeito e o reconhecimento é o mínimo que cada autor merece.

É sempre importante antes de compartilhar um texto saber quem escreveu isso, é direito de todo escritor e dever de cada leitor respeitar quem escreve e gosta de escrever, é constrangedor para todo aquele que escreve ver sua ideia, sua crítica sendo exposta a muita gente em nome daqueles que estão compartilhando, é frustrante ver uma ideia sendo roubada, isso também é plágio é crime.

Quero ressaltar que meu objetivo ao escrever este texto não é pedir para que o leitor faça propagandas sobre o escritor, pois a propaganda quem faz é a qualidade do conteúdo do texto, sendo bom não há a necessidade de divulgação além do “boca a boca”,  meu foco principal é a conscientização do leitor na importância de identificar o escritor de cada texto ou artigo.

Direitos autorais, ser reconhecido por seu trabalho é o direito de todos aqueles que escrevem e mais do que correto é incentivar estas mesmas pessoas a escreverem mais, é mudar o futuro daqueles que leram algo interessante, é transformar mentes débeis em mentes capazes de refletir sobre algo, enfim é a contribuição para uma sociedade melhor!


Antes de escrever, sou acima de tudo um leitor exigente, gosto de livros, de textos que tenham algo a me ensinar, gosto de ler aquilo que desperta minha mente adormecida, gosto daquilo que me distrai, que me ensina, gosto também de escrever e compartilhar ideias, respeito à igualdade entre os indivíduos, assim como sei respeitar as diferentes opiniões, como leitor sei a importância que é reconhecer um grande escritor, não preciso escrever cartazes, postar no twitter sobre meus escritores prediletos, basta compartilhar da forma correta. Identificando-os.

Nenhum comentário: