segunda-feira, 31 de outubro de 2011

31 DE OUTUBRO – DIA NACIONAL DO SACI






Mês de outubro, festas de “Ralouín” (ou halloween) espalhadas por aí. Uma festa que chegou pelas escolas de inglês, se espalhou pelos filmes enlatados da Seção da Tarde e chegou às escolas privadas e públicas, às Universidades privadas e públicas e, na verdade, só está faltando mesmo ouvirmos a campainha tocar, abrir a porta e uma criança fantasiada de algo de terror nos perguntar “Doce ou travessuras?”

Para esta data as instituições de ensino, as associações culturais e quem quer que seja, no Brasil, poderiam realizar algum tipo de festa em final de outubro resgatando figuras da nossa cultura, pois é oficial o último dia de outubro, o Dia Nacional do Saci. Claro, a menos que esta instituição, ou associação, tenha relação com o contexto anglo fônico, nada mais correto valorizar aspectos desta cultura.

Mas, sinceramente, não vejo nenhum motivo para aceitar, sem nenhuma reflexão, esta interferência cultural, esta manifestação que não sai de nossas raízes, que nunca fez parte de nossa  história e que, pode sim, ter o seu devido lugar manifestações e festas culturais contextualizadas.

Vale a pena, a família brincar de fazer a festa do Saci em casa para os filhos pequenos, os amigos de colégio se reunirem na casa de um deles para realizar esta alegre festa fantasia à brasileira, as instituições, agremiações, associações, abraçarem a ideia, valorizarem a iniciativa e assumirem as cores de nossa brasilidade trazendo “a reboque” nossa música e nossa gastronomia.

Para isso digamos um VIVA ao Saci, à Iara, ao Curupira, ao Boto, à Cobra Norato, ao Bumba meu boi, às lendas da Amazônia (que conhecemos tão pouco), aos personagens de Monteiro Lobato e a todas as figuras que eu possa ter esquecido, ou por falta de prática, não tê-los conhecido a tempo de citá-los nesta humilde homenagem a nossa cultura brasileira.

Nenhum comentário: