terça-feira, 18 de outubro de 2011

FELIZ DIA DOS PROFESSORES?






Fui questionado através de e-mail, por que eu não tinha postado uma homenagem aos professores no dia 15 de Outubro, dia consagrado aos profissionais da educação.

Bem. Primeiro eu quero pedir desculpas aqueles que se sentiram ofendidos pela ausência desta homenagem no blog Guamaré Desperta.

Mas, é que eu gostaria de dizer que o meu maior desejo é que todos os professores pudessem ser realmente felizes, porém sei que não é isso o que acontece no Brasil onde estes profissionais trabalham no limite, apenas por amor a profissão de educar.

Em um país em que o professor é desvalorizado com salários defasados, trabalha sem as mínimas condições de educar em salas de aula lotadas, com carteiras e lousas quebradas, com falta de materiais didáticos, com prédios caindo aos pedaços, tendo que trabalhar três turnos para poder aumentar a sua renda e ficando sem tempo para viver os próprios filhos e nem mesmo tendo direito ao lazer, sem falar nas violências sofridas em sala de aula aonde até mesmo chegam a levar tiro, pode-se dizer que estes professores são felizes?

Penso e tenho certeza que os professores teriam que ser bem remunerados, teriam que ser tratados como merecem, pois são eles o alicerce de uma nação, são eles que abrem mão de suas próprias vidas pra educar filhos de outros e no entanto, o que vemos são estes heróis serem desvalorizados pelo poder público de um país que deixa escorrer pelos esgotos da roubalheira e da corrupção, milhões e milhões de reais que poderiam ser empregados na educação e que no futuro dariam frutos melhores, cidadãos de bem e não esta quadrilha que está infestando o planalto central.

Não é apenas dizer FELIZ DIA DO PROFESSOR, e que em um passe de mágica esta pessoas se tornarão felizes e todos os problemas relacionados a educação estarão resolvidos.

Vamos lutar por educação melhor, pois quando o homem é bem educado ele respeita a sociedade em que vive, e quando existe esse respeito, não existe espaço para a roubalheira e a violência que impera de forma vergonhosa nesse país. 

Somente assim eu terei a certeza que os professores se sentirão felizes, não somente no dia 15 de Outubro, mas todos os dias do ano.

Nenhum comentário: