terça-feira, 10 de janeiro de 2012

ELEIÇÕES 2012: PESQUISA SINDUSCON / CONSULT E SUAS CONTRADIÇÕES


Wilma de Faria foi, de fato, afetada pela operação Sinal Fechado, o que ajudou ainda mais Carlos Eduardo. De acordo com a pesquisa Sinduscon/Consult, divulgada hoje, o ex-prefeito lidera com folga a corrida para a prefeitura do Natal (ver números abaixo).
O levantamento, que entrevistou 1.000 pessoas e está registrado no TRE com o número 001/2012, trouxe outras questões interessantes.
ALGUMAS TENDÊNCIAS
Primeiro, Micarla de Sousa, dificilmente, terá alguma condição de conseguir reverter o processo. Pelo menos, praticamente ninguém, em sã consciência, acredita em sua vitória. Isto porque, conforme Carlos Alberto Almeida, autor do livro “Cabeça de eleitor”, um candidato, para ter alguma chance de reeleição, precisa gozar de, no mínimo, 50% de aprovação. Ainda que existam exceções, entre elas não há casos de um candidato que tenha conseguido reverter 90% de reprovação administrativa em pleno ano eleitoral e sem um palanque minimamente organizado.
Segundo, Rosalba vem perdendo rapidamente espaço na capital, o que pode atrapalhar o seu candidato na cidade. Se a tendência continuar, ela terá de ser “escondida”.
CONTRADIÇÕES
Terceiro, a pesquisa traz uma contradição flagrante. Quem prestar atenção nos números verá que não faz sentido Rogério Marinho, que figurou em várias sondagens veiculadas no final de 2011 beirando os 10 pontos, aparecer agora com 5,3% das intenções de votos. Como, em menos de duas semanas, ele perdeu mais de 5 pontos percentuais? Não há fato novo para tanto…
O número se torna ainda mais absurdo porque, ao analisar a transferência dos votos de Wilma para outros candidatos, Rogério aparece como aquele que pode receber uma parte das intenções de voto da PSBista.
Então, como Wilma pode ter caído (ela aparecia em pesquisas anteriores com cerca de 25%) e nada ter sido transferido para Rogério Marinho, identificado até pouco tempo atrás como um wilmista histórico?
Vale enfatizar também que, quando comparada com pesquisas anteriores, Felipe Maia e Hermano Morais também apresentam queda (cerca de dois pontos cada um [dentro da margem de erro]). Mais uma vez, no entanto, Rogério, que é apontado como um candidato que pode receber esses votos, nada aumentou.
Portanto, contrariando a lógica histórico/política e da própria pesquisa, além de não ser beneficiado pela queda wilmista, de Felipe Maia e de Hermano Morais, ainda perdeu parte do espaço que tinha sido demonstrado por inúmeros institutos de pesquisa. Estranho.
Outra questão diz respeito a queda de Fernando Mineiro, que perdeu o teto histórico do Partido dos Trabalhadores em Natal. Algo que precisa ser melhor analisado também (se bem que a queda de, mais ou menos, 2% está também dentro da margem de erro).
Novos levantamentos serão necessários para confirmar (ou não) a tendência delineada pela sondagem produzida pelo Sinduscon/Consult.
 PESQUISA ESTIMULADA
Carlos Eduardo 42,8%
Wilma de Faria 19,1%
Rogério Marinho 5,2%
Hermano Morais 3,3%
Fernando Mineiro 2,6%
Felipe Maia 2,2%
Micarla 2,1%
Fábio Faria 1,6%
Nenhum 12%
Não sabe 9,1%
NÃO ESTIMULADA
Carlos Eduardo 16,6%
Wilma de Faria 4,6%
Micarla 0,6%
Fátima Bezerra 0,9%
Rogério Marinho 0,5%
Hermano Morais: 0,4%
José Agripino 0,3%
Fernando Mineiro 0,2%
Garibaldi Filho 0,2%
Fábio Faria 0,2%
Luiz Almir 0,1%
Dario Barbosa 0,1%
Felipe Maia 0,1%
George Camara 0,1%
64,9% Indeciso
10,1% Não apontou candidato
 REJEIÇÃO
 Micarla de Sousa 63,5%
Wilma de Faria: 4,9%
Fábio Faria 3,6%
Carlos Eduardo 3,3%
Fernando Mineiro 1,8%
Hermano Morais 1,4%
Rogério Marinho 1,3%
Felipe Maia 0,9%
Todos 10,5%
Não sabem 13,5%
AVALIAÇÃO ROSALBA CIARLINI
 25,1% aprova Governo
59,6% desprova
15,3% não tem opinião formada
 AVALIAÇÃO MICARLA DE SOUSA
 5,6% aprova Governo
90,2% desprova
4,2% não tem opinião formada

Um comentário:

Anonymous disse...

Gonzaga porque então não falam dos candidatos de Guamaré?