sábado, 28 de janeiro de 2012

ELEIÇÕES NO IFRN – PASSADO E PRESENTE



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará eleições no próximo dia 1º de fevereiro de 2012 (quarta-feira), para eleger o reitor e os diretores gerais dos Campi.  Em toda a Instituição, percebemos uma grande mobilização no sentido de firmar um posicionamento para definição daqueles que terão a responsabilidade de conduzir os processos de gestão institucional no período 2012-2016.
Navegando pelas naus das mídias sociais, vemos o entusiasmo de estudantes e servidores assumindo suas escolhas, formulando votos, apoiando e tomando partido, não de um candidato pelo candidato, mas da Instituição. Trata-se, antes de tudo, de uma demonstração de amor a esta Casa de Educação, que está indelevelmente marcada nos corações de muitos servidores, alunos e ex-alunos como a Escola, nossa Escola, numa clara alusão à então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte – ETFRN.
De fato, não só a paisagem, mas a Instituição tem passado por transformações significativas nos últimos anos. Sua grande expansão, passando de dois para dezesseis Campi, representa uma expressiva alteração no cenário da educação de vários municípios do Estado do Rio Grande do Norte, bem como de seus aspectos econômicos devido à expertise tecnológica trazida pelos Campi do Instituto Federal.
A exemplo das demais Instituições públicas federais de ensino, os processos para a escolha dos dirigentes da Instituição por meio do voto direto são recentes, tendo-se iniciado em 1985, a partir de quando foram eleitos os dirigentes abaixo relacionados, para os respectivos períodos de gestão.
Como podemos observar no quadro acima, em um quarto de século a Instituição assumiu diferentes denominações que procuraram indicar as alterações em seu fazer, naturalmente para responder ao desenvolvimento da sociedade brasileira. Cada um dos dirigentes à sua maneira, mas contando com o apoio indispensável da comunidade que o elegeu, assumiu os desafios de sua época, com a responsabilidade de manter a Instituição nos níveis e patamares de excelência!
Com a abertura democrática, a Instituição também foi se abrindo a inúmeras possibilidades e mostrando todo seu potencial, com destaque para sua posição de vanguarda em relação às demais instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Não poderíamos deixar de mencionar a ousadia de eleger pelo voto direto como sua primeira dirigente uma mulher; a implementação, no ano de 1995, de um arrojado projeto político-pedagógico, cujo currículo foi organizado por áreas de conhecimento prevendo a verticalização do ensino técnico e tecnológico; a formação da primeira técnica a atuar em mina subterrânea; o lançamento do primeiro periódico científico em versão eletrônica; a conclusão da construção dos primeiros Campi do Plano de Expansão, entre tantas outras boas ações que ajudaram a formar este novo conceito de Escola – aquela que se coaduna com as demandas da sociedade.
Agora, estamos a poucos dias da eleição para os dirigentes da Instituição no período 2012-2016. Uma eleição especial e histórica, pois o IFRN estará de fato elegendo os seus primeiros dirigentes. Trata-se de um período do embate político de ideias, sempre elas para redefinir o percurso do timoneiro!
Para reitor, é uma eleição de candidatura única e, assim, prof Belchior,  atual reitor se apresenta para a comunidade visando consolidar esta Frondosa árvore chamada IFRN. Com espírito de empreendedores da causa da educação, da ciência e da tecnologia, o IFRN se move na direção do desenvolvimento da sociedade, expressando-se legitimamente na definição dos seus dirigentes.  Em nosso caso, desejamos uma votação expressiva para fortalecer nossa representação nos mais diversos fóruns!
Como um sempre aprendiz do tempo, observo o brilho dos olhos dos mais experientes no chamamento para a definição de frutuosos caminhos, e os jovens a compartilhar o nascimento de uma nova realidade!  Um grande país se constrói com grandes desafios e a construção de uma sociedade educada e plural me parece ser nosso rumo!
Ao timoneiro nos posicionaremos em 1º de fevereiro com a confiança da condução do timão da grande nau catalizadora de novos talentos!
Às urnas, IFRN!
J Yvan P Leite

Nenhum comentário: