sábado, 28 de janeiro de 2012

HEPATITE B: FAIXA ETÁRIA É AMPLIADA EM VACINAÇÃO



Este ano, o Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais da secretária de Estado da Saúde Pública (Sesap) alterou a faixa etária para vacinação contra a hepatite B. Até o ano passado, a meta era vacinar pessoas com até 24 anos.

Agora, a cobertura contra a doença pretende atingir pessoas com até 29 anos. Apesar disso qualquer pessoa pode procurar um posto de saúde para tomar as três doses da vacina.  Cabe ao Estado distribuir as doses da vacina e ao Município fazer a imunização da população.

A Hepatite B é uma infecção do fígado que nem sempre apresenta sintomas e pode tornar-se crônica. Cerca de 70% dos adultos expostos ao vírus da hepatite B não apresentam sintomas. Somente 30% apresentam os sintomas da forma aguda. Dos adultos infectados cerca de 5% a 10% terão hepatite B crônica.

A transmissão pode ocorrer pela relação sexual desprotegida, pelo compartilhamento de objetos contaminados como: lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, alicates de unha, materiais para colocação de piercing e tatuagens, instrumentos para uso de drogas, acidentes com exposição a material biológico e procedimentos cirúrgicos, odontológicos e de hemodiálise.

Nenhum comentário: