domingo, 8 de setembro de 2013

LUÍZA CAVALCANTE DE MIRANDA


A professora Luíza Cavalcante de Miranda, filha de Antônio Julião da Cunha Cavalcante e de Cândida Fonseca Cavalcante, nasceu no Sítio Baviera, cidade do Assú, no dia 18 de fevereiro de 1914. Seu nome de solteira era Luíza da Cunha Cavalcante. Casada com o Sr. Manoel Lucas de Miranda, veio morar em Lagoa de Baixo e posteriormente em Guamaré.

Luíza ensinava desde seus dezesseis anos de idade, porém foi aos vinte anos, no dia 01 de janeiro de 1934, que foi nomeada professora, pela Secretaria Estadual de Educação, para professora da 4ª série, no Canto do Mangue, que pertencia ao Assú.

Luíza transferiu-se para Guamaré, passou a ensinar no Mangue Seco. Casou-se e morou em Lagoa de Baixo, onde seu esposo era grande proprietário de sítios e salinas. Anos depois, transferiram-se para Guamaré e Luíza passou a ensinar na Escola Isolada de Guamaré, nomeada como professora primário padrão “A”, em 01 de outubro de 1947.

Foram seus alunos: Francisco José de Santana (Chico de Isabel), Josefa Siqueira Lima (Zefinha Gabi), Stanislaw Negreiros (Lau), Japheth Miranda, Alzira Lúcio, Izaura Marques, Antônio Teixeira, Terreco, Zefinha de Benícia, Izabel Nunes Teixeira, Francisco Nunes Teixeira (França), entre outros.

Ao ser construída a Escola Monsenhor José Tibúrcio (1960/1961), por motivos políticos, uma vez que não havia concurso naquela época, Luíza foi nomeada como Agente de Portaria e assim aposentou-se em 1980, pelo o Estado uma dívida cidadã com a Professora Luíza Cavalcante de Miranda.

Luíza também foi professora municipal, quando Guamaré era município de Macau e ensinava em sua casa, dois expedientes. Vinham crianças do Amaro, de Ponta de Salina, de Salina da Cruz e da Miassaba. Muitos vinham a pé, de barco ou montados em jumento, mas vinham aprender a ler e escrever. Ensinava da carta de ABC ao 5° ano e sempre primando pela literatura, poesia e representações teatrais.

Luíza é uma poetiza. Ama as letras e a arte. Luíza foi vítima de um câncer de mama, porém Deus a recuperou e hoje, continua linda, sorridente, distribuindo alegria e muitos ensinamentos aos jovens e aos familiares, aos 99 anos de idade.


Luíza sempre amou os livros. Valorizando cada pedaço de papel, pois para ela, tudo tem valor. Escrevia até no verso das caixinhas de maisena, mas não deixava de registrar seus pensamentos, são uma grande filosofia e lição de vida. Amante de Guamaré, ela sempre diz: “Adoro Guamaré e o povo lá é muito distinto”

Escreveu o livro de poesias "Minhas Recordações", no ano de 1997.

Nenhum comentário: