segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ESCREVER BLOG É UMA ARTE E PRECISA DE DEDICAÇÃO, RESPONSABILIDADE E ÉTICA ACIMA DE TUDO.

GONZAGA FILHO
Editor do Blog Web Rádio Poesia

Falo isso com propriedade de quem já vive no mundo da comunicação há bastante tempo. Comecei a trabalhar com comunicação em 1982, como locutor na FM 101 - Rádio Macaé, na cidade Macaé – RJ e em 2003, ao retornar para a minha cidade natal, Guamaré, voltei a trabalhar no rádio ocupando um lugar na seleta lista de radiocomunicadores que existia na 98,1 FM Rádio Jangadeiro.

No mesmo ano, 2003, vasculhando a internet conheci o Blogspot e comecei a trabalhar o meu primeiro blog “GUAMARÉ NEWS” e o outro blog que existia em Guamaré, era o “SOL DE GUAMARÉ” de Marcos Fonseca. Como pioneiro na blogosfera guamareense, junto ao companheiro Marcos Fonseca, noticiamos o que acontecia na cidade e nos distritos, na área social e política.

Hoje vejo a quantidade de blogs aumentando em nossa cidade e acho isso bacana, que todos tenham as suas opiniões e que possam expressá-las, pois afinal temos direito ao chamado direito de expressão em um país democrático igual o Brasil. Mas, é necessário dizer que mesmo em um país democrático, todos têm os seus direitos e deveres, e um dos maiores deveres de um ser é respeitar o seu semelhante.

Estou escrevendo blog há exatos 10 anos e, nunca arranjei um inimigo, nunca rolou processo contra a minha pessoa e todas as críticas que me foram feitas, respondi de uma forma civilizada sem ferir a imagem de ninguém.

Primeira coisa que eu observo: Não sou jornalista com formação em universidade. Sou Blogueiro e mesmo que eu tivesse um diploma de jornalista, teria que honrá-lo, fazendo cumprir aquilo que manda o manual do bom jornalista, que é a publicação da verdade.

Toda notícia que é veiculada ela tem que ser analisada antes de ir para a rede, pois depois de lançada, ela poderá se tornar uma arma e aí o estrago está feito. Não acho justo que em busca de “Ibope” em busca de “acessos”, valha todo tipo de postagens, é necessário ser crítico do próprio trabalho. A verdadeira função do blogueiro é noticiar o que aconteceu na cidade, no estado, no país e nunca, nunca mesmo criar BOATOS, fazer conjecturas dos fatos que ele pensa que vai acontecer. Isso é criar o terror em outras pessoas que estão envolvidas dentro daquele projeto.

Muitas vezes, vemos exageros nas matérias publicadas. Ou a matéria se trata de um puxa-saquismo que provoca asco ou é alguém fazendo matérias oposicionistas sem base, sem conhecimentos dos fatos, somente escrevendo de forma tendenciosa para levar o público contra os gestores e só Deus poderá dizer com que interesse. Devido este esgoto que se transformou a blogosfera guamareense, optei fechar os blogs que eu tinha antes e criar o BLOG WEB RÁDIO POESIA, que escrevo sobre a cultura de Guamaré e toda região. Me manterei neutro quando o assunto for política, pois já tem quem arremesse as pedras e tem quem as defenda. Mas quando o assunto for cultural, aqui vai ter sempre um defensor, o meu desafio, a minha luta é pelo resgate cultural e a valorização dos talentos locais.

Gostaria aqui de deixar o meu repúdio a um blog que anunciou o fechamento do PROJETO CRIANÇA PETROBRAS e gostaria de saber aqui de onde partiu esse boato. Se da mente do editor do blog ou foi o prefeito que lhe deu essa informação. Se o prefeito não passou essa informação, o caso é sério: A postagem foi um verdadeiro tiro no pé da administração pública, porque este blog aterrorizou centenas de crianças e adolescentes que dependem desse projeto para o seu crescimento moral, educacional e profissional. Quantos pais ficaram revoltados com o prefeito Hélio? Eu, na minha santa ignorância, acredito que se o convênio é feito entre a Prefeitura Municipal de Guamaré, ASPAM e Petrobras, esse assunto se verdadeiro, teria que ser discutido entre as partes envolvidas e de portas fechadas, com respeito e ética.

Votei, trabalhei e continuo a acreditar no trabalho do Prefeito Hélio Willamy, sei da sua índole, pois o conheço desde quando o mesmo era criança e sei que o mesmo jamais fecharia um projeto de tamanha importância para os jovens guamareenses.

O meu conselho, é que volte ao banco de uma escola técnica ou universidade para fazer um trabalho de qualidade, valorizando assim as suas postagens e lhe dando mais credibilidade como blogueiro ou jornalista.

Escrever blog merece profissionalismo, se não tens conhecimento dos fatos não tente criar boatos.

Alguém me falou que foi dito em uma roda de amigos, que eu queria ser diferente e que não me juntava a ninguém, me achava melhor que os outros e no entanto eu não era nada... Tem razão, não me junto a ninguém porque não tenho tempo para está falando de colegas meus, procuro manter o respeito, não sou melhor que ninguém, mas o que eu vivi em 55 anos de vida, poucos viverão de verdade vivendo 100 anos.

Filho natural desse município procurei estudar e trabalhar fora da minha cidade, pois não existia uma educação de qualidade, mas consegui passar em concurso da Petrobras, onde naveguei por 23 anos, tive o prazer de conhecer o Brasil do Oiapoque ao Chuí pelo litoral, conhecer 18 países em vários continentes. Domino 3 idiomas, portanto posso ser considerado poliglota, Faixa preta em Jiu Jitsu com reconhecimento pela Confederação Brasileira, Artista Plástico com exposições em várias cidades do país, escritor com 10 livros escritos, mas somente 5 livros Publicados, o que já é um recorde, escrevendo em colunas e sites dos mais variados desse país, radialista com passagem pelas rádios guamareenses, criador e editor da WEB RÁDIO POESIA... Um cidadão respeitado por todos, por que se fez respeitar... O que você quer saber mesmo sobre o meu respeito?

Hoje fui designado a trabalhar no CENTRO CULTURAL FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA, onde cumpro o meu horário e estou a serviço do prefeito e ele dirá até quando ficarei resgatando a cultura de Guamaré.


No mais, desejo felicidades e uma melhor sorte em suas postagens futuras.

Um comentário:

Arcesio Andrade disse...

Caro, Gonzaga. Eu sou um admirador da sua forma de escrever e noticiar. Sempre agiu com ética e respeitou a norma culta da escrita. Considero-o um fiel porta-voz da nossa cultura guamareense e potiguar. Você possui Know-how para ser blogueiro porque é sensível à cultura, à arte e à verdade e vive isso há muitos anos. O que me irritou naquele senhor (que sabemos quem é) é que ele não sabe ser blogueiro, não sabe escrever e ainda por cima, pra completar, é insensível à arte, à cultura e à verdade. Acho que ele tem pretensões escusas e há politicagem por trás, mal de todo jornalismo e comunicação da atualidade.

Continue sempre assim, que nós artistas e cidadãos guamareenses estaremos aplaudindo e do seu lado. Parabéns pelo seu Blog!!!